De ator e comediante a figura central da maior crise militar desde a segunda guerra mundial
Até o fim de 2021, pouco se ouviu falar no ocidente sobre o homem de 44 anos que governa a Ucrânia.
Político, ator, roteirista, comediante e produtor e diretor cinematográfico Zelensky foi empossado em maio de 2019.
Ele fundou a Kvartal 95 Studio em 2003, uma empresa de audiovisual que produz programas populares para a televisão ucraniana, como Servo do Povo, uma série de comédia estrelada por ele. Na ficção, Zelesky interpretava um professor ucraniano que virava uma figura famosa após criticar a corrupção do governo do país em um vídeo. Depois, o personagem se torna presidente da Ucrânia inesperadamente.
Assim como na ficção, Zelesky se apoiou em um discurso anticorrupção e de renovaçao na política. O partido fundado por ele leva o mesmo nome da série televisiva e sua principal plataforma política foram as redes sociais.
No primeiro turno das eleições, em 2019, Zelensky foi o candidato mais votado, com 30% dos votos, contra 16% de Petro Poroshenko, que era o presidente do país na época. No segundo turno, ele venceu com 73% dos votos.
Zelensky não tinha experiência anterior na política e se cercou de alguns conselheiros retirados da Kvartal, a produtora.
Após a invasão russa, Zelesky tem utilizado suas redes sociais para tentar tranquilizar os cidadãos e mantê-los informados.
No sábado (26), o presidente ucraniano publicou vídeo dizendo: "não vamos baixar as armas, vamos defender nosso estado". Ele pediu para que as pessoas não acreditem em mentiras. O vídeo foi uma resposta a falsos rumores que circulavam pelas redes sociais, dizendo que ele teria fugido.
PARA ASSISTIR CLIQUE NA FOTO ACIMA