A invasão russa à Ucrânia teve início no dia 24 de fevereiro. Desde então, diversos locais do país já foram destruídos e uma das preocupações do governo, além da vida dos cidadãos, é com os pontos turísticos do país. Esses locais tem um grande valor histórico e cultural ao povo ucraniano. Confira a seguir locais que podem ou já foram destruídos durante o conflito.
O primeiro monumento ucraniano a ser inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO fica localizado na capital do país, Kiev. A catedral integra o Complexo Nacional de Conservação da Santa Sofia, do qual fazem parte outros museus e construções que apresentam exposições. Na terça-feira (1) a Embaixada da Ucrânia no Vaticano pediu à Rússia para que não destruísse o local.
O local também é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO e fica em Kiev. Um dos pontos turísticos ucranianos mais reconhecidos, ele é o antigo portão de entrada da cidade e abriga um museu. É uma réplica da construção original.
Outro ponto localizado na capital ucraniana, a Praça da Independência é considerada o coração de Kiev e abriga um monumento homônimo.
Babi Yar é um bairro de Kiev onde os nazistas mataram mais de 34.000 judeus em 29 e 30 de setembro de 1941. O local foi atingido na terça-feira (1).
Localizado na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, o museu tem um grande acervo sobre a história e cultura ucraniana. O local foi inaugurado em 1920 e perdeu parte das obras que abrigava no período da Segunda Guerra Mundial. Atualmente abriga cerca de 300 peças, de acordo com a direção do museu.
Localizada em Kiev, a catedral é a mais importante da igreja ortodoxa ucraniana. Construída no século XIX para comemorar os 900 anos a conversão dos Rus de Kiev, é decorada com afrescos e detalhes dourados.
Confira também nosso canal do Youtube e se inscreva no ícone abaixo: