BNDES, Odebrecht e baixo crescimento global preocupam o mercado

No Morning Call desta terça-feira (18), Vanessa Gonçalves conversa com Dan Kawa, sócio e CIO da TAG sobre a troca de comando na presidência do BNDES: sai Joaquim Levy, entra Gustavo Montezano. O gestor acredita que o mercado absorveu bem a mudança no BNDES. Além disso, o escolhido para suceder Levy já fazia parte do governo e é alinhado com a agenda liberal.

A recuperação judicial da Odebrecht deve pautar o cenário interno. Não deve mexer muito no mercado, visto que há tempos esperavam por esta recuperação – a maior da história no Brasil. Mas o mercado exterior preocupa mais.

Novos dados mostram baixo crescimento das economias norte-americana e alemã, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) começou o dia declarando que já pensa em novas medidas de afrouxamento monetário caso o cenário não mostre recuperação.

Para Kawa, está cada vez mais evidente que o mundo entra num cenário de recessão e, independentemente da ações dos bancos centrais mundo afora, daqui uns meses o mercado deve sentir o golpe do baixo crescimento da economia global.