Estudo da SmartBrain mostra fundos com maiores retornos em 2019

Mesmo com mercado instável, grupo de fundos de ações teve ganhos superiores a 13% do CDI nos primeiros 100 dias de governo Bolsonaro

O estresse no mercado financeiro não fez apenas perdedores nos primeiros 100 dias de governo Bolsonaro. Um estudo da SmartBrain feito com exclusividade para o MyNews mostra que os fundos de ações tiveram ganhos expressivos durante o período.

Levantamento analisou o desempenho de fundos com mais de R$ 250 milhões de patrimônio e mais de 250 cotistas. Apesar da grande maioria ter obtido saldo positivo acima do CDI, apenas 20% destes registraram retornos acima do Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores brasileira.

As discussões combativas em Brasília relacionadas à proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo promoveu grande instabilidade no mercado a partir do mês de março. No entanto, o movimento positivo mostrado no mercado acionário mostrado pela pesquisa exemplifica que este tipo de aplicação segue como uma opção altamente rentável, apesar da volatilidade.

Mas quais foram os fundos com maior rentabilidade no período? Há um padrão no perfil dos que tiveram melhor desempenho? Responsável pelo levantamento, Cassio Bariani, da SmartBrain, explicou em um papo com Mara Luquet as conclusões que podem ser tiradas das amostras analisadas.

Veja a tabela do estudo na íntegra clicando aqui.

Confira a entrevista de Mara Luquet com Cassio Bariani: