OS ASSUNTOS QUE DOMINARAM 2019 NA POLÍTICA INTERNACIONAL

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste Dinheiro na Conta especial, Juliana Causin conversa com o apresentador do podcast Xadrez Verbal, Filipe Figueiredo, sobre os principais acontecimentos de 2019 na política internacional e os seus desdobramentos para 2020. Em debate, os protestos que tomaram diversos países da América Latina durante o ano. Será que Bolívia, Peru, Equador, Chile e Argentina têm algo em comum? Felipe também analisou a relação entre China e Estados Unidos e a perspectiva de Donald Trump para as eleições de 2020. O presidente americano pode se reeleger com folga?

Na Europa, o destaque foi o impasse do Brexit durante o ano e o resultado das eleições gerais em dezembro, que trouxeram uma perspectiva de avanço do processo de divórcio entre Reino Unido e União Europeia. Indo para o continente africano, Filipe destacou dois processos políticos que levaram a derrubada de líderes no Sudão e da Argélia. Ele analisou as diferenças e semelhanças entre as duas mudanças de poder e o movimento de protestos nos dois países durante o ano.

No Oriente Médio, o assunto foi o impasse em relação a formação de governo em Israel, com três tentativas frustradas do premiê, Benjamin Netanyahu. Enquanto na Ásia, mais protestos: as manifestações que tomaram Hong Kong e os protestos que ocuparam diversas cidades da Índia.

LEIATAMBÉM