Segundo a mídia iraniana, Ismail Haniyeh estava hospedado em um prédio para veteranos de guerra, em Teerã, capital do Irã, quando o ataque ocorreu
por Sofia Pilagallo em 31/07/24 10:46
O líder geral do Hamas, Ismail Haniyeh, em foto datada de 2020 | Foto: Wikipédia
O grupo palestino Hamas anunciou que as forças israelenses mataram o líder geral do grupo, Ismail Haniyeh, de 62 anos, em ataque em Teerã, capital do Irã. Segundo a mídia iraniana, ele estava hospedado em um prédio para veteranos de guerra quando o ataque ocorreu, na madrugada desta quarta-feira (31).
Segundo o Hamas, Hanyieh estava em Teerã para participar da cerimônia de posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que tomou posse na terça-feira (30). O líder do Hamas viveu exilado no Catar, incluindo os meses que se seguiram ao ataque de 7 de outubro, que desencadeou uma guerra na Faixa de Gaza. Até a manhã desta quarta-feira, a Al Jazeera, principal canal de comunicação do mundo árabe, registrava 39.445 mortos no enclave palestino, incluindo mais de 15.000 crianças.
Leia mais: Brasil condena Israel por ‘sistemática violação aos direitos humanos’
A morte de Haniyeh ocorreu poucas horas depois de Israel afirmar ter matado o principal comandante militar do grupo libanês Hezbollah, também apoiado pelo Irã. Israel disse ter matado Fuad Shukr em um ataque aéreo, em retaliação a um ataque com foguetes nas Colinas do Golã ocupadas por Israel no fim de semana.
Desde outubro até o momento, Haniyeh já perdeu vários parentes, entre eles cinco de seus filhos, que foram mortos pelas forças israelenses. Em 11 de abril, três dos filhos do líder do Hamas e dois de seus netos foram executados.
Na época, o líder do Hamas afirmou à Al Jazeera que recebeu a notícia enquanto visitava palestinos feridos que haviam sido transferidos para a capital do Catar para tratamento. Ele garantiu que isso não afetaria o posicionamento do Hamas nas negociações do grupo com Israel sobre um cessar-fogo em Gaza. “O sangue dos meus filhos não é mais valioso do que o sangue do nosso povo”, acrescentou.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR