Candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB afirma que adversário teria envolvimento com o PCC, e que esta seria a origem da fortuna dele
por Sofia Pilagallo em 27/08/24 11:22
Em vídeo nas redes sociais, Tabata Amaral (PSB) faz denúncias contra o adversário Pablo Marçal (PRTB) | Foto: Reprodução/X/@tabataamaralsp
A candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) fez denúncias contra o adversário Pablo Marçal (PRTB) e o intimou a comparecer ao debate MyNews/TV Gazeta, a ser realizado neste domingo (1º), a partir das 18h, no prédio da TV Gazeta, na Avenida Paulista. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela afirma que Marçal teria envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), e que a maior organização criminosa do Brasil estaria por trás da fortuna do influenciador digital.
“A história que ele conta é a de um empresário bem-sucedido, de origem humilde, que fez fortuna do nada”, começa Tabata. “A história que ele não conta é que ele foi preso em 2005 por fazer parte da maior quadrilha de fraudes bancárias do Brasil”, citando denúncia investigada pela Polícia Federal ao qual o jornal Folha de S.Paulo teve acesso.
Leia mais: Análise: ‘Políticos como Marçal e Nikolas não se importam em perder adesão. Querem causar’
Em reportagem publicada na última terça-feira (20), a Folha mostrou que Marçal foi condenado por furto por participação em uma quadrilha de fraude bancária. Ele foi preso em 2005 durante a Pegasus, noticiada na época como uma operação contra a maior quadrilha especializada em invadir contas bancárias pela internet, com mais de cem mandados de prisão expedidos em vários estados. Na segunda-feira (26), em nova reportagem, o jornal divulgou que o influenciador foi solto depois de delatar comparsas do esquema.
Em 2010, Marçal foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto pela Justiça Federal em Goiás, mas recorreu da sentença por oito anos, até que o caso prescreveu, em 2018. “Recorrer custa caro. Da onde veio esse dinheiro?”, questiona Tabata no vídeo, ressaltando que Marçal ainda não era empresário na época em que o caso aconteceu.
Leia mais: ‘Tabata desestabilizou Pablo Marçal’, diz Mara Luquet ao comentar debate
Tabata lembra que, em 2022, Marçal decidiu entrar para a política e concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo, mas teve a candidatura anulada por irregularidades no registro eleitoral. No ano seguinte, a Polícia Federal de São Paulo foi até a casa dele para fazer uma busca e apreensão, a fim de investigar crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro ocorridas durante as eleições de 2022.
Em 2024, a criação de centenas de perfis que disseminam ataques a adversários começou a levantar suspeita, e então o próprio Marçal foi gravado revelando o esquema: a criação de uma comunidade online em que ele paga pessoas para produzirem vídeos desta natureza. No último sábado (24), a Justiça mandou suspender os perfis do influenciador no Instagram, YouTube, TikTok e o X (antigo Twitter), atendendo a um pedido do PSB. A Justiça o autorizou a criar novos perfis, desde que sem financiamento ilegal, mas, segundo Tabata, ele já teria descumprido essa regra.
Leia mais: Análise: Marçal ganhou espaço com discurso antissistema, assim como Doria e Bolsonaro
Após levantar todas essas denúncias, Tabata volta a questionar: “De onde veio esse dinheiro? Quem está por trás do Pablo Marcal? Quem é que banca essa candidatura?”. E então sugere que ele tem ligação com o crime organizado, ressaltando que uma pesquisa pelos aliados do influenciador esbarra sempre nas mesmas letras: P-C-C. Uma reportagem do jornal Estado de S.Paulo mostrou que dois antigos aliados do PRTB são investigados pela Polícia Civil por suspeita de trocar carros de luxo por cocaína para a facção criminosa.
Ao final do vídeo, Tabata intima Marçal a comparecer ao debate do MyNews: “Eu sei que você está com medo de ser preso. Eu sei que você já está pensando em desistir. Mas calma: domingo que vem tem debate. Os outros candidatos já disseram que não vão. Vamos ser só eu e você”, disse.
“Eu vou apresentar minhas propostas para a cidade, mas também vou desmascarar você, mais uma vez. A gente se vê no próximo domingo, dia 1º de setembro, às 18h. Não foge que vai ser pior”, acrescentou.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR