Arquivos Aquiles - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/aquiles/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Thu, 23 Jan 2025 22:05:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Uma ode à música e aos músicos https://canalmynews.com.br/brasil/uma-ode-a-musica-e-aos-musicos/ Fri, 24 Jan 2025 12:00:20 +0000 https://localhost:8000/?p=50346 Em sua coluna nesta sexta-feira (24), Aquiles enaltece a arte e também as brilhantes canções brasileiras

O post Uma ode à música e aos músicos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Hoje trataremos de Lembrando Garoto (Biscoito Fino), álbum de Cristovão Bastos, Romero Lubambo e Mauro Senise. Independente de virtuosidades ou estilos, piano, violão, flauta e saxes não soam só pelos dedos, mas também pela emoção dos três instrumentistas.

            Perdoe-me, mas hoje parece que o chão fugiu sob meus pés. Música é o que resta para disfarçar a dor que sinto; ou, talvez, para entender o medo da dor que vivo.
            Contudo, quando tudo parecia fugir ao controle, ouvir o repertório de um dos nossos grandes violonistas, entremeado por improvisos e fraseados, solos, duos e trios, numa autêntica conciliação libertária dos mestres… restaurou-me a esperança.

Uma ode à música

O samba-canção “Duas Contas” abre a tampa com a flauta (Mauro Senise) e o piano (Cristóvão Bastos). Logo a melodia vem pelas cordas do violão de Lubambo. O arranjo de Cristovão chamou e o sax alto de Senise veio. Improvisos se multiplicam. A jovialidade que brota das seis mãos incrementa certezas e, soando sobre os desvãos da descrença, encobre a desesperança e atina para a alegria perdida em meio ao passar do tempo. Afinal, são elas, as mãos, que desamarram o destino e o apresentam à realidade. São três mosqueteiros a desbravar mistérios e a clarear dúvidas e incertezas. A eles devo gratidão por sentir a beleza que chega aos meus ouvidos. Assim, viajo ao som do choro antigo “Infernal”, que vem com o sax soprano de Senise, cujo affretando final dá ainda mais contemporaneidade ao arranjo.

LEIA TAMBÉM: Haddad x Zema: Ministro não perdoa ataques e expõe governador de Minas Gerais

Expatriado em uma terra que não me pertence, hoje encontro abrigo e me consolo da tristeza que atormenta, mas que me aponta o caminho das artes de harmonia, melodia e ritmo, resumidos em um só termo: música! Ela salva como os deuses salvam, só que diferente: nos socorre com a beleza que emana de suas entranhas, como no samba “Lamentos do Morro” , com arranjo de Lubambo, que nos oferta uma levada absolutamente inesperada. Legítimo show de bola!

Confira trechos das músicas

            “Tristezas de Um Violão – Choro Triste Nº 1” apresenta a magia do timbre alcançado por Cristovão Bastos, Romero Lubambo e Mauro Senise, num efeito criado com tal talento e sensibilidade que costuma ser ouvido apenas pelos instrumentos dos grandes músicos. Sonoridade que tem o bendito direito de ser consagrada com sublime sabor de obra prima eternizada.

          Fechando a tampa, “Lembrando Garoto”, tema de Cristovão, tem o mesmo título do álbum e traz o trio em atuação digna da expectativa criada desde que se reuniram para gravar o tributo. (Junto com “Theme I”, de Lubambo, são as duas únicas músicas que não são de Garoto.)

            Antes de finalizar, patenteio a impressão que tomou conta de mim ao ouvir este trabalho: música é como a pessoa amada, aquela que nos completa e ampara, dando-nos o poder de encarar a dor, superá-la e substituí-la por autoconhecimento e força inimagináveis.

Confira o álbum nas redes sociais

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Uma ode à música e aos músicos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma experiência sensorial https://canalmynews.com.br/coluna-do-aquiles/uma-experiencia-sensorial/ Sat, 18 Jan 2025 12:43:51 +0000 https://localhost:8000/?p=50243 Em sua coluna neste sábado (18), Aquiles destrava uma análise sobre as prosas brasileiras

O post Uma experiência sensorial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Hoje trataremos de Prosas (independente), o primeiro álbum do Duo Conversa Brasileira, formado pela clarinetista, claronista e arranjadora Vaisy Alencar e o sanfoneiro, pianista e compositor Marcos de Sá. Ouvi-los tocar é submergir num repertório que passeia desde a música de câmera de Osvaldo Lacerda e Villani Côrtes até a música popular de Léa Freire, Carol Panesi, Fábio Leal, Luísa Mitre e Sivuca. São peças e temas brasileiros com arranjos criados a partir da instrumentação plural do duo.

Aliás, por falar em arranjo, a formação nada convencional do Conversa Brasileira, portanto, propicia ao ouvinte o deleite de timbres tão variados quanto singulares, tornando a audição das dez faixas um aprazível experimento sensorial.

Experiência Sensorial

VEJA TAMBÉM: Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas

“Toada” (Villani Côrtes): o clarinete inicia. O piano vem com ele e juntos interpretam um arranjo clássico do repertório de câmara, gerando já na abertura da tampa a perspectiva de momentos exclusivos.

“Passa Ponte” (Marcos de Sá): o piano abre e o choro come solto. O clarinete sola, tendo o piano a fazer-lhe a cama. Um momento ad libtum precede um improviso do piano. Logo o tema reativa o ritmo e finaliza.

“Salvia IV” (Fábio Leal): a sanfona soa bonito. Com ela o clarinete dá seus toques. Logo a peça vem pontuada por acordes ritmados. Sanfona e clarinete criam um instante de rara musicalidade timbrística.

“Cadenciando a Dois” (Carol Panesi): o som robusto do clarone inicia o arranjo. O acordeom brilha em acordes. Logo a melodia ganha cadência e o duo revela instantes em que os ouvidos se deliciam e têm vontade de aplaudi-los – eles têm tal segurança que se dão a um acorde perfeito ao final.

“Valsa Choro” (Osvaldo Lacerda): o piano abre e traz o clarinete. Juntos, ricos em virtuosismo técnico e em emoção, nos dão o som que criam.

“Turbulenta” (Léa Freire): clarone e acordeom vêm em duo. Espantosos são os resultados da junção dos timbres dos instrumentos. O tema de Léa Freire os conduz a caminhos harmônicos inusuais, trazendo um imprevisto a cada acorde. Um rallentando conduz ao final, mas não sem antes incendiar o ritmo. Meu Deus!

“Sorriso de Criança” (Luísa Mitre): clarinete e sanfona abrem. A peça, brejeira que só, se deixa descobrir alegremente. A sanfona resfolega. O clarinete tem a melodia.

“Vila” (Marcos de Sá): dando-se o prazer de tocar o que lhes vem à alma, o piano oferece a melodia ao clarinete. A segunda parte vem sapeca, o suingue rola, logo uma valsinha se impõe e dá vida ao tema.

“Manhã de Café” (Marcos de Sá): novamente, clarone e acordeom causam sensações de pulsante magnitude sonora. E a brasilidade revela o seu poder de ser linda em sua diversidade.

“Cabaceira Mon Amour” (Sivuca e Glória Gadelha) finaliza o CD com o quinteto Brazú Quintê, que se ajuntou ao duo para tocarem o arranjo de Fábio Leal, diretor musical de Prosas – álbum de estética musical lapidar.

 

Aquiles Rique Reis

Nossos protetores nunca desistem de nós.

 

Ouça o álbum

https://open.spotify.com/intl-pt/album/5d9ple5jlB1uO7bun0e8Sy?si=vNnpbj1_SG2psNrE8llmWQ

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Uma experiência sensorial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>