Arquivos Camilla Lucena e Sofia Pilagallo - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/camilla-lucena-e-sofia-pilagallo/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Fri, 03 Jan 2025 20:52:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Ex-vereadora volta atrás e decide doar privada e pias de seu gabinete https://canalmynews.com.br/noticias/ex-vereadora-volta-atras-e-decide-doar-privada-e-pias-retiradas-por-ela-de-seu-gabinete/ Fri, 03 Jan 2025 18:22:21 +0000 https://localhost:8000/?p=49786 Colegas criticaram Janaína Lima por querer levar embora os itens, adquiridos por ela com o próprio dinheiro, após não ser reeleita para um novo mandato em 2024

O post Ex-vereadora volta atrás e decide doar privada e pias de seu gabinete apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após ser criticada por colegas, a ex-vereadora Janaína Lima (PP) anunciou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que vai doar à Câmara Municipal de São Paulo a privada e as duas pias que ela mesma comprou, e depois levou embora, do antigo gabinete que ocupava. Eleita pelo Partido Novo em 2020, ela permaneceu na sala por quatro anos e não conseguiu se reeleger em 2024.

Leia mais: Mara Luquet comenta o filme ‘Argentina, 1985’: ‘Importante mostrar para que não se repita’

Segundo Janaína, não havia banheiro no gabinete quando ela assumiu o cargo. Por isso, ela mesma teria comprado os itens, com o próprio dinheiro. Ainda de acordo com ela, a decisão de remover os equipamentos foi uma orientação de sua equipe jurídica.

“Por orientação do jurídico, equipamentos instalados com recursos próprios foram retirados. No entanto, por uma decisão pessoal, esses equipamentos estão sendo doados agora para a Câmara Municipal decidir o seu melhor destino”, afirmou.

Leia mais: Policial derruba homem de moto com chutes em Itapevi (SP); Secretaria repudia ação

A atitude de Janaína foi alvo de críticas e piadas durante a cerimônia de posse do prefeito Ricardo Nunes (MDB), do vice, Mello Araújo (PL), e dos 55 vereadores eleitos, na quarta-feira (1º). O vereador Adrilles Jorge (União Brasil), que herdou a sala, afirmou que o espaço conta com um banheiro com chuveiro, mas que está sem privada.    

A passagem de Janaína pela Câmara foi marcada por uma briga com a então colega de partido, Cris Monteiro (Novo), que levou à expulsão da ex-vereadora da sigla. O desentendimento ocorreu em novembro de 2021, durante uma sessão no plenário da Câmara dos Deputados.

Leia mais: Palácio do Itamaraty divulga nota de repúdio ao ataque em Nova Orleans

Na ocasião, as duas tinham de repartir o tempo de fala do Novo durante as discussões sobre a reforma da Previdência municipal, quando se desentenderam, e Cris foi atrás de Janaína no banheiro. Lá, ambas trocaram agressões. Segundo o relato de Cris, que conseguiu uma medida protetiva contra Janaína, ela foi enforcada e teve a peruca arrancada pela então colega.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Argentina, 1985 e o valor da democracia — lições que não podemos esquecer:

O post Ex-vereadora volta atrás e decide doar privada e pias de seu gabinete apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Democracia em risco: veja a retrospectiva das tentativas de golpes de Estado pelo mundo em 2024 https://canalmynews.com.br/brasil/veja-retrospectiva-das-tentativas-de-golpe-de-estado-mundo/ Tue, 10 Dec 2024 18:49:54 +0000 https://localhost:8000/?p=49236 Mais recentemente, a Coreia do Sul enfrentou uma ameaça antidemocrática e teve o parlamento invadido por forças militares

O post Democracia em risco: veja a retrospectiva das tentativas de golpes de Estado pelo mundo em 2024 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após quase quatro décadas de redemocratização, o Brasil esteve sob ameaça de um golpe de Estado. A revelação do plano, elaborado em 2022, mas trazido à tona só este ano, evidenciou o status da democracia brasileira: frágil. No resto do mundo, a situação não é muito diferente.

Leia mais: Hemorragia não afeta função cerebral de Lula, diz médico

Na última semana, a Coreia do Sul passou por uma tentativa de golpe de Estado e teve o parlamento invadido por forças militares. A polícia da Coreia do Sul iniciou uma investigação contra o presidente Yoon Suk-yeol, após ele declarar brevemente a chamada “lei marcial”, que foi revogada em poucas horas.

No primeiro semestre de 2024, a República Democrática do Congo (RDC) e a Bolívia também viram seus governos passarem por momentos de instabilidade. Veja os detalhes abaixo:

República Democrática do Congo

Em maio deste ano, homens armados atacaram a sede da presidência da RDC, na capital Kinshasa. O líder da tentativa de golpe foi morto com 50 tiros. Cerca de 50 pessoas, incluindo três cidadãos americanos, foram presas.

Leia mais: Lula passa por cirurgia de emergência em São Paulo para drenagem de hematoma

O líder da tentativa de golpe foi posteriormente identificado como Christian Malanga, um político congolês radicado nos Estados Unidos. Segundo Sylvain Ekenge, um porta-voz da presidência, ele tentou e aborto um golpe pela primeira vez em 2017. Ekenge acrescentou que um dos americanos presos era filho de Malanga.

Nas últimas décadas, a democracia na África esteve sob constante ameaça. A África Subsaariana teve 80 golpes bem-sucedidos e 108 tentativas de golpe fracassadas entre 1956 e 2001, uma média de quatro por ano.

Leia mais: Racionalidade dos agentes econômicos vs. populismo

De 2021 a 2023, o continente africano passou por 7 golpes de Estado. Foram em: Chade, Mali, Guiné, Sudão, Burkina Faso, Níger e Gabão.

Bolívia

Em junho deste ano, a Bolívia sofreu uma tentativa de golpe arquitetada pelo general José Zúñiga e apoiada pelos militares. Taques do Exército e militares armados assumiram o controle sobre a emblemática praça Plaza Murillo e invadiram o Palácio Quemado, em La Paz, antiga sede do governo.

Leia mais: Secretário de administração de Teresina (PI) revela quanto custa um voto

Após a invasão, o presidente Luis Arce confrontou Zuñiga pessoalmente. As tropas aliadas ao ex-general do exército permaneceram no edifício por cerca de quatro horas até o movimento ser desmobilizado por ordem do governo.

Zuñiga foi preso e, enquanto era levado por policiais, acusou Arce de ser o verdadeiro responsável pelo ato. Segundo o militar, a intenção do presidente seria aumentar a própria popularidade.

Leia mais: Barroso determina uso obrigatório de câmeras corporais pela PM de São Paulo

Assim que a situação foi estabilizada, Arce destituiu também os comandantes da Marinha e da Aeronáutica e nomeou imediatamente novos chefes para as três forças. A Procuradoria-geral da Bolívia abriu um inquérito para investigar Zuñiga e os militares envolvidos na tentativa de golpe.

Brasil

Em novembro deste ano, com autorização do ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou a Operação Contragolpe. A ação revelou um plano, envolvendo militares das Forças Especiais e aliados de Bolsonaro, para, supostamente, impedir a posse do novo governo em janeiro de 2023, dar um golpe de Estado e restringir a atuação do Poder Judiciário.

Leias mais: Bolsonaro atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe, diz PF

A tentativa de golpe envolvia uma série de etapas, desde a divulgação de informações falsas para descredibilizar o sistema eleitoral até o assassinato de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Moraes. Segundo relatório da PF, o general da reserva Mário Fernandes, que ocupou cargo da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo Bolsonaro, em conjunto com outros envolvidos, produziu uma série de documentos voltados para o planejamento das ações, organização de possíveis gastos e, até mesmo, articulação de cargos para o momento posterior ao golpe.

Com a conclusão do inquérito no dia 21 de novembro, 37 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, foram indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Coreia do Sul

Em dezembro, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, decretou a chamada “lei marcial” de emergência para paralisar o parlamento, sob justificativa de que a oposição estaria simpatizando com a Coreia do Norte e paralisando o governo com atividades “antiestatais”. Com anúncio de Suk-yeol, militares ocuparam a sede do Congresso para tentar barrar a entrada de parlamentares e conter a população, que foi às ruas se manifestar contra a decisão.

Leia mais: OMS registra mais de 1,2 mil ataques contra serviços de saúde em 2024

A lei decretada pelo presidente é adotada em situações de emergência. A medida concede poder às autoridades militares quando a autoridade civil é considerada incapaz de continuar liderando o governo. Geralmente, a lei marcial é adotada apenas em períodos de guerra.

Após encontrarem resistência por parte dos militares, horas depois, parlamentares e jornalistas conseguiram furar o bloqueio. Com 190 deputados reunidos, de um total de 300, o fim da medida foi determinado por votação unânime, levando os militares a deixarem o prédio.

Leia mais: Veja o que sabe sobre a queda do governo de Bashar al-Assad na Síria

No dia seguinte ao ocorrido, considerado tentativa de golpe de Estado, seis partidos da oposição apresentaram o pedido de impeachment de Yeol. O projeto foi rejeitado no Parlamento após a maioria dos deputados do partido do governo boicotar a votação. A oposição afirmou que se prepara para apresentar um novo pedido.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (9):

O post Democracia em risco: veja a retrospectiva das tentativas de golpes de Estado pelo mundo em 2024 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos https://canalmynews.com.br/noticias/com-5038-evandro-leitao-e-eleito-prefeito-de-fortaleza/ Sun, 27 Oct 2024 21:42:25 +0000 https://localhost:8000/?p=47982 Deputado federal André Fernandes (PL) obteve 49,62% dos votos válidos; diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos

O post Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O deputado estadual Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos na eleição deste domingo (27), a mais acirrada do segundo turno em todo o país. Seu adversário, o deputado federal André Fernandes (PL), obteve 49,62% dos votos válidos. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos.

Após a vitória, Leitão, o único prefeito do PT eleito em uma capital em 2024, afirmou que “o bem venceu o ódio” e que a população da capital cearense deu uma resposta na urna “às pessoas arrogantes e prepotentes”. Ele chegou ao comitê central de sua campanha carregado por apoiadores.

Leia mais: Ricardo Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Guilherme Boulos

Assim que as urnas foram abertas, pouco depois das 17h, Fernandes saiu na frente. Às 17h09, no entanto, Leitão virou pela primeira vez e assumiu a liderança, com 50,26% dos votos. Ao longo da apuração, a eleição em Fortaleza teve ao menos três viradas, tendo sido apertada até o fim.

A campanha em Fortaleza ficou marcada por escândalos. Entre os mais marcantes, estão um vídeo que mostrava Fernandes menosprezando feminicídios, a ameaça de um vereador bolsonarista a Leitão e a acusação de uso de inteligência artificial para produção de conteúdos falsos. Levada a âmbito nacional, ficou marcada também a ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Sem provas, Tarcísio diz que PCC orientou voto em Boulos; psolista afirma que irá à Justiça

Ao longo da campanha, Lula foi duas vezes a Fortaleza para apoiar Leitão. O prefeito eleito contou também com o apoio do ex-governador do Ceará Camilo Santana (2014 a 2022), considerado o nome mais forte da política local; o atual governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB).

Bolsonaro não foi a Fortaleza no segundo turno, mas chegou a visitar a cidade no primeiro turno, onde participou de uma carreata. Durante a eleição, Fernandes buscou se descolar da imagem do ex-presidente, cujo nome não apareceu na propaganda eleitoral e na maioria das participações do candidato do PL em debates.

Saiba por que a acusação de Tarcísio contra Boulos foi grave e como ficou imagem do governador:

O post Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>