Arquivos por Carlos Deguchi* - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/por-carlos-deguchi/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Sun, 11 Sep 2022 14:45:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Você consegue ler os relatórios financeiros da sua empresa? https://canalmynews.com.br/voce-colunista/voce-consegue-ler-os-relatorios-financeiros-da-sua-empresa/ Sun, 11 Sep 2022 14:46:32 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=33622 O contador te manda os relatórios e você só confere o faturamento? Se você não souber como ler os relatórios financeiros, os erros vão passar debaixo do seu nariz e você só vai perceber quando for tarde

O post Você consegue ler os relatórios financeiros da sua empresa? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja a cena: fecha o mês, o contador te manda os relatórios, você confere o faturamento, no máximo, confere como está o caixa e pronto. Se estiver tudo bem, tudo no azul, você nem vai se preocupar com nada. Mas e se não estiver tudo bem, você vai saber identificar que não está tudo bem?

A grande maioria dos donos de negócios não sabe ler os tão famosos relatórios financeiros: o Balanço Patrimonial, o Fluxo de Caixa e a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Em geral, os donos de negócios deixam as Finanças para os contadores. Acontece que os contadores não são responsáveis pelas finanças da sua empresa. Contador é responsável por manter os livros contábeis e fiscais em dia, Finanças é outra coisa.

 

Então, quem deve cuidar das Finanças do seu negócio?

Se você não tem experiência com Finanças, você não precisa se preocupar em virar um expert do dia para a noite. Mas você precisa saber o mínimo para entender como está a saúde financeira da sua empresa.

Em geral, as empresas que nascem de empreendedores como nós, que começamos do absoluto zero, sem herança nem nada, crescem de forma desordenada.

Chegou mais cliente, vamos aumentar o estoque e contratar mais funcionários. Tem uma nova oportunidade de mercado, vamos investir em equipamento e treinamento. E a empresa vai expandindo assim, aos poucos e do jeito que dá. Se sua empresa cresceu assim, bem vindo ao clube.

O que não pode é a estrutura financeira da empresa ficar sem controle. E quem melhor do que o dono para controlar as Finanças? Então, você precisa saber ler os relatórios financeiros que o contador te manda para saber o que pode ser melhorado na sua empresa.

Os relatórios te contam sobre faturamento mas também te contam sobre produtos que estão rendendo pouco, produtos que estão rendendo muito, quanto seus funcionários estão trazendo de faturamento para a empresa, quais parcerias estão sendo positivas e quais estão sendo negativas, qual o nível de retorno dos seus investimentos, etc…

 

Afinal, o que é preciso saber ler nos relatórios financeiros?

Não caberia aqui tudo o que você pode ler em um relatório financeiro. Mas as informações essenciais para um bom funcionamento do seu negócio, vamos deixar abaixo.

Vamos começar pelo Fluxo de Caixa que o contador pode te enviar. O Fluxo de Caixa serve para você saber como sua empresa consome dinheiro.

O que isso significa? No Fluxo de Caixa você entende:

  • quanto dinheiro sua empresa gera na operação;
  • quanto desse dinheiro gerado na operação sua empresa utiliza para reinvestimentos no próprio negócio e;
  • do dinheiro que sobra, como sua empresa utiliza para pagar os sócios e os bancos.

Agora, na DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), você consegue identificar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Simples e objetivo.

E no BP (Balanço Patrimonial), você enxerga como sua empresa financia o negócio. Ou seja, como ela levanta os recursos para financiar a operação: se é recurso próprio ou de banco.

Portanto, não adianta querer saber se sua empresa tem lucro ou prejuízo olhando o Fluxo de Caixa porque esta informação não está lá. Procurar saber se a precificação está certa no BP também não vai ser possível, porque esta informação está na DRE.

 

Saber para idenficar problemas

Quando digo que ter conhecimento técnico em Finanças Corporativas não é questão de ser sofisticado, é por isso.

É importante ter uma boa base técnica para saber identificar os problemas que podem estar acontecendo debaixo do seu nariz e, por não saber ler os relatórios financeiros, você deixa passar.

Não é preciso saber para montar planilhas complexas e gráficos extasiantes, mas Finanças Corporativas tem uma base técnica que vai te auxiliar por toda a sua vida como dono de uma empresa.

O conhecimento em Finanças Corporativas te ajuda a identificar, analisar e resolver problemas de forma eficiente. Contabilidade e Finanças Corporativas são conhecimentos diferentes que servem para suprir necessidades diferentes do seu negócio.

 

Quer saber como ter um negócio cada vez melhor?

Além de acompanhar sempre as finanças do seu negócio, você também precisa cuidar do branding para tudo caminhar alinhado.

Comenta aqui embaixo qual sua maior dúvida para fazer seu negócio melhorar que voltamos com novos artigos aqui para te ajudar.

O post Você consegue ler os relatórios financeiros da sua empresa? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Separar pessoa física de pessoa jurídica é possível? https://canalmynews.com.br/economia/separar-pessoa-fisica-de-juridica/ Sat, 10 Sep 2022 23:16:27 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=33615 No país que é o 7º do mundo em empreendedorismo e 49,6% empreende por necessidade (pesquisa GEM), como não misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro da família?

O post Separar pessoa física de pessoa jurídica é possível? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Pesquisa GEM de 2022 realizada pelo SEBRAE, mostrou que no ano passado (2021), 14 milhões de adultos no Brasil estão empreendendo. Se você já esteve na cidade de São Paulo, imagine que a cidade toda é composta por adultos e todos são empreendedores. Era mais ou menos este o número de empreendedores no Brasil em 2021.

Mas será que todos estes empreendedores faturam milhões e estão vivendo bem? Ou será que eles passam por dificuldades que são tão comuns que ninguém nem comenta?

Grande parte dos empreendedores começa um negócio por necessidade: 48,9% começam um negócio porque não encontrou mais emprego CLT, porque precisa complementar a renda da família ou algo assim.

 

Por que é tão difícil separar o dinheiro da empresa?

Quando se começa um negócio porque é a única forma de ganhar dinheiro para sobreviver, na maioria das vezes, a pessoa não tem experiência com gestão, finanças ou contabilidade.

A pessoa abre um MEI (micro empreendedor individual) e começa a vender algum produto ou prestar algum serviço. Precifica na média da concorrência e vai colocando o pouco dinheiro que tem para manter o negócio funcionando. O dinheiro que entra das vendas vai para sustentar a família, a casa e repor o estoque ou pagar as contas da empresa.

Esta é a realidade de grande parte dos empreendedores: 57% ganha até três salários mínimos. Apesar de parecer ser um salário maior do que boa parte da população recebe, o dinheiro vai para a manutenção da casa e da família.

É aí que as contas começam a se embolar: o que entra na empresa deveria ficar na empresa para operacionalizar ou reinvestir e o salário deveria ser planejado e certo todo mês.

Na realidade, o que acontece é que o dinheiro entra e já sai para pagar alguma conta da casa, fazer alguma compra e a empresa fica sem nada, apesar de ter recebido.

 

E dá para resolver isso?

Sim, dá para resolver isso. Mas vai levar um tempo.

É normal você abrir uma empresa por necessidade, o dinheiro começa a entrar e você vai fazer o quê? Vai resolver suas necessidades. Vai pagar o que está atrasado, vai comprar o que precisa pra sua família. Isso é normal.

Agora, o mais importante é você saber que você precisa controlar as finanças do seu negócio. Mesmo que seja pequeno, assim que você pagar suas contas, separe e planeje o desenvolvimento do seu negócio.

A primeira conta que você vai fazer é: quanto dinheiro minha empresa precisa para continuar funcionando? Some tudo: aluguel, água, luz, internet, matéria-prima, funcionário, embalagem (ou uniforme), impostos, seu pró-labore (salário), some tudinho. Este número é a sua despesa operacional. Ou seja, é isso que sua empresa precisa para funcionar todo mês.

Você já sabe que precisa chegar pelo menos nesse número que você calculou. Chegando acima desse número você tem lucro.

O lucro pode ficar todo na empresa para você investir em novos materiais, novos insumos, uma localização melhor, etc… ou você pode pegar uma parte para você também (dividendos).

Sua empresa está tendo lucro?

Se você quer realmente que sua empresa dê certo, você vai precisar se dedicar a ela e estar sempre ajustando as coisas para ter resultados melhores. Depois de saber qual a despesa operacional, você vai conferir os preços todos que você pratica.

Muita empresa erra na precificação e só percebe quando olha pro caixa e vê que não tem dinheiro. Se suas vendas estão boas e os preços estão certos, o caixa tem que ter dinheiro. Se suas vendas estão boas e não tem dinheiro no caixa, tem alguma coisa errada.

Uma das coisas erradas pode ser o preço. Esquece a história de que é só multiplicar por 3 o seu custo e esse será o preço. Isso é puro chute e pode  causar muito prejuízo para você.

Analise suas despesas operacionais que já falamos lá em cima, analise sua capacidade de produção, estude a concorrência e aí você vai pensar no seu preço.

Corrigir o preço é um dos passos na construção do lucro e do crescimento da sua empresa. O que não pode faltar nunca é você ter controle das finanças. Mesmo se você ainda estiver na fase de pegar o dinheiro da empresa para pagar as contas da casa, saiba quanto está saindo da empresa e indo para as contas pessoais.

Quanto mais você souber sobre as finanças do seu negócio, mais ele vai se desenvolver. Não é fácil mas é possível. Exige dedicação e foco, mas é possível. Conte com a gente para te ajudar nessa caminhada.

Quer saber como ter um negócio cada vez melhor?

Além de acompanhar sempre as finanças do seu negócio, você também precisa cuidar do branding para tudo caminhar alinhado.

Comenta aqui embaixo qual sua maior dúvida para fazer seu negócio melhorar que voltamos com novos artigos aqui para te ajudar.

*Fundador da Simbios Negócios

O post Separar pessoa física de pessoa jurídica é possível? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>