Arquivos Redação com informações da Agência Brasil - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/redacao-com-informacoes-da-agencia-brasil/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Tue, 07 Jun 2022 11:13:34 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo https://canalmynews.com.br/brasil/ministerio-da-saude-prorroga-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-gripe-e-sarampo/ Fri, 03 Jun 2022 15:00:58 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29049 Aplicação para grupos prioritários vai até o dia 24 de junho. A partir do dia 25, municípios podem ampliar campanha de vacinação.

O post Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.

De acordo com a pasta, a partir do dia 25 de junho os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo país.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público.

Sarampo

O Ministério da Saúde ressalta que a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses ficam disponíveis durante todo o ano. É utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola.

Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.

A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril e podem se vacinar os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal. Segundo dados do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (Nippis), em três anos foram registrados 26 óbitos de crianças abaixo de 5 anos de idade e mais de 1,6 mil internações por sarampo no país, número que não era alcançado desde o início dos anos 2000.

O post Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Chuvas no Grande Recife: número de mortes confirmadas sobe para 106 https://canalmynews.com.br/cidades/chuvas-no-grande-recife-numero-de-mortes-confirmadas-sobe-para-106/ Wed, 01 Jun 2022 00:19:32 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28946 Chuvas no Grande Recife causaram estragos e provocaram morte de ao menos 106 pessoas confirmadas até esta terça-feira (31).

O post Chuvas no Grande Recife: número de mortes confirmadas sobe para 106 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O número de mortos após as chuvas na Região Metropolitana do Recife chegou a 106 confirmados nesta terça-feira (31), de acordo com a Secretaria de Defesa Social do estado. De acordo com as autoridades, ainda há ao menos dez desaparecidos.

Ao longo da última semana, as chuvas no Grande Recife causaram deslizamentos e enchentes em vários pontos da capital pernambucana, em cidades vizinhas e em municípios da Zona da Mata. Segundo a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), há, até o momento, 6.198 pessoas desabrigadas, número que foi alcançado após as chuvas moderadas registradas nas primeiras horas desta madrugada.

Os locais que apresentaram maiores volumes de chuva foram Goiana, na Zona da Mata Norte (65 mm) e Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm), todas na Região Metropolitana.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão para as próximas horas é de “chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na região metropolitana do Recife como na Mata Norte”.

Em comunicado, a Defesa Civil afirmou que, por conta das condições do solo, podem acontecer novos deslizamentos.

Já são 24 os municípios com situação de emergência decretada: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.

O post Chuvas no Grande Recife: número de mortes confirmadas sobe para 106 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Defesa Civil alerta para risco de chuva intensa no litoral do Nordeste https://canalmynews.com.br/cidades/defesa-civil-alerta-para-risco-de-chuva-intensa-no-litoral-do-nordeste/ Thu, 26 May 2022 15:28:11 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28667 Estados de Pernambuco e Alagoas devem ser os mais atingidos no sábado (28) e domingo (29).

O post Defesa Civil alerta para risco de chuva intensa no litoral do Nordeste apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

A Defesa Civil emitiu alerta para o risco de chuvas intensas no litoral do Nordeste até o domingo (29). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados. Desde a terça-feira (24), as chuvas já vem causando estragos em diversas regiões.

LEIA TAMBÉM:

“Diante da previsão de grande acumulado de chuvas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) já entrou em contato com as defesas civis estaduais e municipais e segue monitorando o cenário e o registro de possíveis ocorrências”, informou a Defesa Civil.

A previsão, feita na quarta-feira (25) pelo órgão, é de que os estados de Pernambuco e Alagoas podem ser os mais atingidos. Em razão da situação, o Inmet emitiu alerta de perigo específico para estes estados, devido à possibilidade de forte volume de chuvas.

O alerta de perigo vale para o leste alagoano, os agrestes alagoano e pernambucano, a Zona da Mata de Pernambuco, e a região metropolitana do Recife. São esperadas chuvas que podem acumular de 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios,

Em Pernambuco, foram registradas, nos últimos dias, ocorrências de deslizamentos de terra em sete municípios. Até o momento, duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Olinda. Outras duas pessoas ficaram levemente feridas na cidade de Camaragibe.

Ontem, a Defesa Civil do Recife informou que, de terça (24) a quarta-feira (25), foram registradas chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade, quase 80% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Famílias desabrigadas

Até o momento, cerca de 65 famílias estão desabrigadas e 12 famílias desalojadas. As desabrigadas foram acolhidas em equipamentos comunitários, nos bairros da Linha do Tiro, Coqueiral, Várzea e Campina do Barreto, enquanto que as famílias desalojadas estão em casas de amigos e parentes.

Para o atendimento à população de rua, a prefeitura decidiu que o atendimento oferecido no Abrigo Noturno Irmã Dulce passará a funcionar 24h, e não apenas no período da noite.

Em Alagoas, o governador Paulo Dantas, disse que vai editar um decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a noite de terça-feira (24). De acordo com o governo do estado, é grande o número de desabrigados nos municípios.

Em Maceió, capital do estado, na noite desta quinta-feira, foram registradas 28 ocorrências, a maioria por deslizamentos de terra, mas sem vítimas. Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 família desalojados, das quais, 5 estão em abrigo municipal.

A previsão é de continuidade das chuvas. Os pluviômetros registraram 145 mm nas últimas 24h e 289 mm em 72h.

A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.

“A Defesa Civil Nacional solicita que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS”, informou o órgão.

O post Defesa Civil alerta para risco de chuva intensa no litoral do Nordeste apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>