Arquivos Redação MyNews - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/redacao-mynews/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Fri, 17 Jan 2025 17:52:41 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas https://canalmynews.com.br/brasil/seguranca-publica-no-rio-de-janeiro-dominio-de-faccoes-afeta-populacao-e-turistas/ Fri, 17 Jan 2025 15:48:06 +0000 https://localhost:8000/?p=50197 MyNews recebe Pedro Marcondes, formado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar, para conversa exclusiva

O post Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A segurança pública no Rio de Janeiro continua como pauta principal no estado, independentemente de mudanças de governo. Os problemas permanecem os mesmos: guerra por territórios, roubo de cargas e, agora, um novo fator amplia a insegurança para moradores e turistas — pessoas que entram, por engano, em comunidades dominadas pelo tráfico.

O MyNews conversou com exclusividade com Pedro Marcondes Thut Medeiros, Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e formado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Ele respondeu a algumas perguntas sobre a insegurança carioca.

LEIA MAIS: Haddad x Nikolas: Governo recua medidas do Pix após vídeo de deputado

R: Pedro Marcondes:
“Não existem soluções simples para problemas complexos. A situação no Rio de Janeiro representa um desafio para o poder público e exige esforço coordenado a longo prazo, com políticas sociais e de segurança pública. No curto prazo, pode-se considerar o reforço em ações de inteligência e operações direcionadas, além de maior foco em políticas de prevenção. É fundamental orientar turistas para evitar áreas controladas pelo crime organizado, planejar suas rotas com antecedência, evitar atalhos desconhecidos e buscar informações confiáveis sobre caminhos e áreas seguras.”

Pedro Marcondes / Foto: divulgação

Maior facção chega em áreas antes consideradas impossíveis

Nos últimos anos, o Comando Vermelho, maior facção do estado, avançou e tomou territórios antes dominados pela milícia. Pedro analisou formas de combater esse avanço e o crescimento do grupo.

R: Pedro:
“Esse crescimento se deve a uma combinação de fatores estratégicos, principalmente às fragilidades do Estado no enfrentamento ao crime organizado. Nos últimos anos, percebemos uma expansão nas atividades dessas organizações, que passaram a dominar não apenas o comércio de entorpecentes, mas também o comércio local de diversos produtos, como gás de cozinha e conexões irregulares de energia elétrica. Isso aumenta a influência do grupo sobre parte da população, garantindo a expansão territorial.”

Apesar de perder territórios, a milícia avança em outras áreas e nem sempre depende de um território fixo para ampliar suas atividades. Ela também tenta atuar no Carnaval e em outras esferas da sociedade. Como alterar esse cenário?

R: Pedro:
“Diferentemente do que muitos pensam, o crime organizado ocupa cada vez mais espaço no poder público. O Carnaval, por exemplo, já sofre influência do crime organizado em diversos estados, inclusive no Rio de Janeiro. Não ter um local fixo pode limitar algumas atividades, como o tráfico de drogas, mas, hoje em dia, as facções não se restringem mais ao tráfico. Para combater esses grupos, incluindo as milícias e outras facções criminosas infiltradas no poder público, é necessária uma abordagem focada em inteligência e depuração interna. Esse trabalho terá impacto direto nas demais atividades de segurança pública.”

Guarda municipal é a nova, velha pauta no Rio de Janeiro

Por fim, discute-se novamente a possibilidade de armar a Guarda Municipal do Rio de Janeiro. O município já conta com forças especializadas, como CORE e BOPE. Pedro opinou sobre a viabilidade de mais um grupo armado.

R: Pedro:
“A decisão de armar ou não a Guarda Municipal no Rio de Janeiro deve ser analisada com cuidado, considerando a missão constitucional, a área de atuação do efetivo e os índices criminais dessas localidades. É amplamente conhecido que, no Rio, quase toda a criminalidade tem acesso a armamento, inclusive de calibres restritos, que deveriam ser exclusivos das forças de segurança. Por isso, embora a GM tenha uma área de atuação distinta de outros grupos, é importante considerar que os criminosos não respeitam ‘áreas de atuação’. Talvez uma maior capilaridade no efetivo armado da segurança pública possa ampliar o poder de dissuasão e desestimular a atividade criminosa nessas localidades.”, finaliza Pedro.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Black Friday: saiba o que são e como funcionam os golpes de entrega https://canalmynews.com.br/noticias/black-friday-o-que-sao-e-como-funcionam-os-golpes-de-entrega/ Mon, 28 Oct 2024 18:26:50 +0000 https://localhost:8000/?p=48007 Fraude consiste em enganar compradores ao se passar por empresas de entrega ou explorar vulnerabilidades no processo de envio; veja como se proteger

O post Black Friday: saiba o que são e como funcionam os golpes de entrega apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Só um grupo gosta mais da Black Friday que os consumidores: os golpistas. Com o aumento das compras online, esses criminosos ganham inúmeras oportunidades de praticar suas fraudes e roubar dados e dinheiro das vítimas. Entre as tendências atuais mais preocupantes no Brasil estão os golpes de entrega, em que os fraudadores enganam os compradores ao se passar por empresas de entrega ou explorar vulnerabilidades no processo de envio.

Para ajudar os usuários a se protegerem contra esses esquemas, explicamos a seguir como os golpes funcionam e por que adotar medidas de segurança como mudar o IP, pode ser uma estratégia eficaz.

Leia mais: Brasil avançou apenas 20% em produtividade

Como funcionam os golpes de entrega

Aproveitando-se do frenesi da Black Friday e da ansiedade dos consumidores em receber suas compras, os cibercriminosos enviam notificações falsas que parecem vir de entregadores legítimos. Essas notificações podem chegar por e-mail, SMS ou até mesmo por aplicativos de mensagens, normalmente alegando que há um problema com a entrega de um pacote. Em geral, eles afirmam que houve uma tentativa de entrega malsucedida ou então que há taxas de envio adicionais a serem pagas.

Essas mensagens muitas vezes contêm um link para um site fraudulento projetado para se parecer com uma página oficial. Uma vez no site falso, as vítimas são solicitadas a fornecer informações pessoais ou detalhes de pagamento para “resolver” o suposto problema. Isso pode levar ao roubo da sua identidade ou transações financeiras não autorizadas. Em alguns casos, clicar nesses links também pode resultar na instalação de malware no dispositivo da vítima, potencialmente dando ao golpista acesso remoto a informações confidenciais.

Outra tática comum envolve o envio de números de rastreamento falsos que parecem ser de empresas de logística bem conhecidas. Quando os usuários clicam no link de rastreamento, eles são redirecionados para um site de phishing onde são levados a “verificar” suas informações. O problema é que, durante a suposta verificação, os usuários acabam revelando dados sensíveis, como credenciais de plataformas de comércio eletrônico, detalhes de cartão de crédito ou até mesmo acesso a contas de redes sociais. Todos esses dados podem ser explorados para outros golpes ou vendidos na dark web.

Endereço IP: elemento central nos golpes

Embora possa parecer uma informação de menor importância, o endereço IP é central para estratégias criminosas como o golpe de entrega. Isso porque o IP revela sua localização geográfica, que os cibercriminosos podem usar para fazer seus golpes parecerem mais personalizados e confiáveis. Por exemplo, se um endereço IP indica que um usuário está localizado em São Paulo, o golpista pode incluir detalhes específicos do local na mensagem para fazê-la parecer mais genuína.

Além disso, os endereços IP também podem ser usados ​​para rastrear o comportamento online de um usuário, como quais sites ele visita e quando. Esses dados podem ser aproveitados para tentativas de phishing melhor direcionadas ou até mesmo para orquestrar ataques do tipo man-in-the-middle, onde os criminosos cibernéticos interceptam as comunicações entre o usuário e uma loja online.

Como se proteger ao fazer compras online

Para minimizar o risco de ser vítima de golpes de entrega nesta Black Friday, os consumidores devem:

  • Desconfiar de mensagens inesperadas. Não se deve clicar em nenhum link nem fornecer informações pessoais em comunicações do tipo. Em vez disso, é recomendável visitar o site ou aplicativo oficial da empresa de entrega e usar o número de rastreamento fornecido pelo varejista virtual para verificar o status das compras.
  • Verificar a fonte. E-mails fraudulentos geralmente têm erros ortográficos sutis ou endereços de remetentes estranhos que diferem ligeiramente do domínio da empresa real. Desconfie se notar algo incomum.
  • Proteger o IP. Ao usar uma ferramenta, como uma rede privada virtual (VPN), o usuário pode ocultar seu endereço IP e, assim, proteger suas informações pessoais contra cibercriminosos. Isso porque uma VPN criptografa sua conexão de internet e atribui um endereço IP diferente a ela, dificultando que os criminosos cibernéticos rastreiem suas atividades online ou determinem sua localização.
  • Manter programas atualizados. As atualizações são essenciais para proteger contra vulnerabilidades conhecidas. Ao combiná-las com um bom antimalware, é possível se prevenir contra grande parte das infecções e ameaças cibernéticas que os golpistas podem usar.
  • Monitorar demonstrações financeiras. É recomendável que se revisem regularmente extratos bancários e de cartão de crédito para conferir a presença de quaisquer transações não autorizadas. Ao detectar qualquer atividade suspeita, o melhor a fazer é denunciá-la imediatamente à instituição financeira.

Como observado, basta tomar precauções simples, como verificar fontes de mensagens suspeitas, usar uma VPN para alterar seu IP e manter os programas atualizados para poder reduzir a probabilidade de ser vítima de um golpe de entrega.

Então, ao procurar pechinchas nesta Black Friday, é bom ter em mente que um pouco de cautela pode significar mais segurança – e muito menos dores de cabeça.

O post Black Friday: saiba o que são e como funcionam os golpes de entrega apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Câmara dos EUA aciona OEA por “censura” no Brasil e Alexandre de Moraes é alvo https://canalmynews.com.br/politica/camara-dos-eua-aciona-oea-por-censura-no-brasil-e-alexandre-de-moraes-e-alvo/ Thu, 09 May 2024 01:23:36 +0000 https://localhost:8000/?p=43015 Chris Smith alega ter recebido, na subcomissão do Congresso americano, “graves alegações” de violação dos direitos humanos no Brasil

O post Câmara dos EUA aciona OEA por “censura” no Brasil e Alexandre de Moraes é alvo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Câmara dos Estados Unidos enviou à Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido de informações sobre denúncias de “censura”, “abusos de autoridade” e “violações em massa da liberdade de expressão” no Brasil.

Uma comitiva de parlamentares da extrema-direita e bolsonaristas foram ao Congresso americano acompanhar audiência, em forma de missão internacional com objetivo de denunciar a “censura do STF”, promovida principalmente, segundo o grupo, pelo ministro Alexandre de Moraes.

Integram a comitiva nomes como Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Filipe Barros, Bia Kicis, Eduardo Girão e Gustavo Gayer. No “balaio de gatos”, também estavam Deltan Dallagnol, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira desde 2021.


Confira o debate do assunto no Segunda Chamada:

O post Câmara dos EUA aciona OEA por “censura” no Brasil e Alexandre de Moraes é alvo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fórum NO e NE da Indústria da Construção reúne autoridades, empresários e técnicos em Recife https://canalmynews.com.br/economia/forum-no-e-ne-da-industria-da-construcao-reune-autoridades-empresarios-e-tecnicos-em-recife/ Tue, 26 Sep 2023 18:19:17 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=40042 Evento ocorrerá em 28 e 29 de setembro, no auditório do Cais do Sertão, e debaterá soluções para os principais desafios do setor de construção e habitação nas regiões Norte e Nordeste

O post Fórum NO e NE da Indústria da Construção reúne autoridades, empresários e técnicos em Recife apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nas próximas quinta e sexta-feiras (28 e 29/09), os olhos do setor da construção e habitação estarão voltados para os temas que estarão em debate na reunião do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), no Recife. O evento vai congregar autoridades nacionais, estaduais e municipais, parlamentares, empresários e técnicos com o objetivo de discutir soluções e alternativas para enfrentar os principais desafios da construção civil nas duas regiões.

O encontro será no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, das 8h às 19h. Para ver a programação e se inscrever, o interessado pode acessar o site do FNNIC (Link). O evento também será transmitido pelo canal do Fórum no Youtube (Link).

Estarão em debate temas como projetos estruturantes para o desenvolvimento do Norte e Nordeste e ações para impulsioná-los; programas habitacionais do governo federal e de governos estaduais e municipais; obras públicas; fontes de energia renovável; alterações tributárias no setor da construção; cooperativas de crédito; revitalização de centros históricos; seguro habitacional para empresas; ações governamentais para o desenvolvimento econômico nas regiões; e a operacionalização do programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Entre as presenças, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora Priscila Krause; o prefeito do Recife João Campos; o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; e o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger.

Estarão ainda presentes o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), presidente da Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária; o presidente Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger; a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Nunes; o diretor de Infraestrutura Ferroviária DNIT, José Eduardo Guidi; o professor Raul da Mota Silveira representante do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da UFPE; a arquiteta do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados Ariadne Daher; a representante do GAP no Conselho Curador do FGTS, Henriqueta Alves; e o presidente da Cohab do Município de São Paulo, João Cury.

“O grande objetivo do Fórum é fortalecer a representatividade do Norte e Nordeste na indústria da construção. Promovemos a integração da cadeia produtiva da construção por meio da interação das entidades locais com os representantes do Executivo e do Legislativo; participamos de ações em parceria com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; e resgatamos a valorização das lideranças regionais”, afirma Marcos Holanda, presidente do FNNIC.

“Temos as melhores expectativas para este encontro no Recife, que congregará palestrantes e participantes de alto nível e deixará um legado de contribuições e inovações para empresas, instituições, prefeituras e governos estaduais, sobretudo no que diz respeito à habitação de interesse popular”, destaca Thiago Chianca, vice-presidente do FNNIC.

O evento é realizado pelo FNNIC em conjunto com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), com apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fiepe, Sebrae-PE, Crea-PE, FPDUS, Viana & Moura Construções e Coopercon Brasil.

O post Fórum NO e NE da Indústria da Construção reúne autoridades, empresários e técnicos em Recife apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Exclusivo: Varejo pode ter outras fraudes como a das Americanas https://canalmynews.com.br/economia/exclusivo-varejo-pode-ter-outras-fraudes-como-a-das-americanas/ Thu, 14 Sep 2023 20:07:41 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=39670 Afirmação é do relator da CPI das Americanas, Carlos Chiodini, ao MyNews; comissão vai propor três projetos de lei para coibir novos casos e criar a figura do informante premiado

O post Exclusivo: Varejo pode ter outras fraudes como a das Americanas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O relator da CPI das Americanas, deputado Carlos Chiodini (MDB/SC), não descarta a possibilidade de haver fraudes semelhantes em outras empresas do varejo e diz que apresentará três Projetos de Lei para coibir novas fraudes no mercado de capitais.

Em entrevista exclusiva ao MyNews, Chiodini disse que apresentará um Projeto de Lei com a criação do “informante premiado”.

“A fraude da Americanas foi produzida por uma parte da diretoria. Com certeza tinha um gerente, um ajudante que sabia que isto estava errado e gostaria de ter denunciado. Mas se ele fizesse isso não conseguiria mais emprego em lugar nenhum. Então o informante premiado terá a garantia de anonimato e ganhará um prêmio de até 10% do valor recuperado pela sua denúncia”, diz o deputado.

Práticas não Republicanas
O varejo vive uma crise conjuntural, com endividamento é alto. “Chega a três, quatro vezes o ebitda”, diz Chiodini. “Faz que se acenda um sinal de alerta”. Ele adverte que o governo tem que dar um olhar especial ao setor.

“Além das americanas pode haver práticas danosas nesse setor sim, especialmente em dois fatores:

1- primeiro a história que foi clássica nas Americanas, o risco sacado, que é a antecipação de crédito por meio dos bancos que deram um limite muito maior do que a capacidade de pagamento das Americanas. “Creio que esses limites que eles deram era devido à credibilidade dos sócios referência”.
2- A questão de contabilizar, registrar no seu balanço o famoso VPC que são as verbas de bonificação e propaganda que o varejo utiliza. “A fraude nas Americanas consiste na fraude contábil. Era uma empresa deficitária que mostrava para o mercado, auditores e investidores que era uma empresa sadia e não era. Com isso, acumulou ao longo de anos uma dívida bilionária e hoje já seria uma empresa insolvente e teria paralisado suas atividades se não fosse a força da marca e uma injeção de dinheiro dos próprios sócios”.

Corrupção privada
A CPI não vai avançar nas investigações das operações de outras empresas de varejo. Mas, segundo o deputado, pela primeira vez o Congresso começou a atentar para a necessidade de instrumentos legislativos de controle de corrupção privada.

Outro projeto que será apresentado vai prever que o auditor cadastrado na CVM possa acessar diretamente o sistema do Banco Central para saber o real endividamento das empresas. “Porque o auditor da Americanas recebia uma série de materiais onde o endividamento não aparecia porque não era lançado”. Por fim, Chiodini diz que apresentará um terceiro Projeto de Lei para tipificar o crime de gestão fraudulenta. “Nosso Código Penal é muito antigo e essa fraude acaba incorrendo a prejuízo a milhares de pessoas e esse crime fica meio no ar, ele ainda está solto”, diz ele. A ideia é estabelecer pena de três a 12 anos de prisão e devolução de prejuízo causado .

Mais dinheiro para a CVM
Outra situação que ficou muito visível no caso das Americanas, segundo ele, é que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) precisa ser reforçada. “O mercado de capitais se multiplicou e a CVM continuou com uma estrutura pequena, tem poucos servidores, está sediada no Rio, ou seja, está longe do mercado de capitais em São Paulo, está longe do poder que é Brasília”, diz o deputado.

Segundo ele, é necessário ter mais servidores, mais tecnologia e mais presença. “Inclusive a sugestão de que a CVM tenha autonomia para fazer a gestão dos seus recursos de arrecadação com aparelhamento melhor da sua estrutura”.

Veja a entrevista do deputado Carlos Chiodini ao MyNews:

O post Exclusivo: Varejo pode ter outras fraudes como a das Americanas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pesquisa global diz que público jovem acredita menos na democracia https://canalmynews.com.br/internacional/pesquisa-global-diz-que-publico-jovem-acredita-menos-na-democracia/ Wed, 13 Sep 2023 20:54:20 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=39622 Estudo ouviu, entre maio e julho deste ano em 30 países, um total de 36.344 pessoas a partir de 18 anos

O post Pesquisa global diz que público jovem acredita menos na democracia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nova pesquisa global conduzida pela Open Society Foundations cujas conclusões estão no relatório “Barômetro Open Society: A Democracia Cumprirá suas Promessas? aponta, entre outras máximas, que o público jovem acredita menos na democracia. O estudo ouviu, entre maio e julho deste ano em 30 países, um total de 36.344 pessoas a partir de 18 anos.

O formulário de entrevista soma 43 perguntas. Na Arábia Saudita, no Egito e na Ucrânia, contudo, algumas questões foram removidas ou reformuladas em razão do perfil político das três nações, explica a organização. A íntegra do levantamento pode ser acessada clicando aqui.

Um dos resultados a que a pesquisa chegou é o de que o “apoio à democracia é forte no Brasil. A preferência dos cidadãos brasileiros pela democracia como forma de governo é consideravelmente alta, com 74% dos brasileiros entrevistados apoiando essa visão, acima da média global de 62% da pesquisa. Surpreendentemente, mais brasileiros preferem a democracia como forma de governança do que as pessoas nos EUA (56%), no Reino Unido (58%), na França (60%) e na Itália (69%)”, diz trecho do relatório.

Fundada por George Soros, a Open Society Foundations é a maior financiadora privada do mundo de grupos independentes que trabalham pela justiça, pela governança democrática e pelos direitos humanos. Abordamos essa missão por meio dos princípios esclarecedores de justiça, igualdade e expressão, que são características inerentes de qualquer sociedade verdadeiramente aberta.

O post Pesquisa global diz que público jovem acredita menos na democracia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após receberem R$ 6 bi, partidos políticos não querem ser punidos pela Justiça Eleitoral por irregularidades https://canalmynews.com.br/politica/movimentos-pedem-queda-da-pec-que-livra-partidos-de-punicao-por-irregularidades-confira-a-lista-dos-deputados-que-assinaram-a-favor-da-pec/ Mon, 24 Apr 2023 15:06:55 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=37243 A PEC livra os partidos de punição e impede que a Justiça aplique qualquer penalidade por irregularidades identificadas nas prestações de contas referentes ao uso dos fundos partidário e eleitoral

O post Após receberem R$ 6 bi, partidos políticos não querem ser punidos pela Justiça Eleitoral por irregularidades apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Movimentos sociais e entidades que lutam pela transparência eleitoral encaminharam uma carta aberta aos 184 deputados que assinaram a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece anistia aos partidos políticos brasileiros, mesmo diante de  irregularidades identificadas nas prestações de contas referentes ao uso dos fundos partidário e eleitoral. No ano passado, os partidos receberam cerca de R$ 6 bilhões que deveriam ser destinados às campanhas eleitorais e à distribuição da cota mínima para as candidaturas de mulheres e pessoas negras.

A PEC livra os partidos de punição e impede que a Justiça Eleitoral aplique qualquer penalidade por irregularidades identificadas nas prestações de contas referentes ao uso dos fundos partidário e eleitoral até a promulgação do texto. Nisso, inclui-se o descumprimento da distribuição da cota mínima de recursos para candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022 e nas anteriores.

O grupo que assina a carta aberta apela para que os parlamentares que aderiram à proposta retirem a assinatura da PEC. Ao que parece, o apelo vem surtindo certo efeito. Apesar de o objetivo do grupo ainda estar distante, ao menos 12 parlamentares pediram a retirada da assinatura até o momento.

No entanto, para que o texto seja arquivado, é necessário que ao menos 93 dos seus apoiadores – metade mais um – desistam do apoio à proposta e retirem suas assinaturas.

Confira a lista dos 184 deputados que assinaram em apoio à PEC:

1 Dep. Paulo Magalhães (PSD/BA)

2 Dep. Hugo Motta (Republicanos/PB)

3 Dep. Euclydes Pettersen (Republicanos/MG)

4 Dep. Vinicius Carvalho (Republicanos/SP)

5 Dep. Amaro Neto (Republicanos/ES)

6 Dep. Prof. Paulo Fernando (Republicanos/DF)

7 Dep. Milton Vieira (Republicanos/SP)

8 Dep. Márcio Marinho (Republicanos/BA)

9 Dep. Clodoaldo Magalhães (PV/PE)

10 Dep. Jorge Braz (Republicanos/RJ)

11 Dep. Marcelo Crivella (Republicanos/RJ)

12 Dep. Gilberto Abramo (Republicanos/MG)

13 Dep. Fábio Macedo (Podemos/MA)

14 Dep. Baleia Rossi (MDB/SP)

15 Dep. Augusto Pupio (MDB/AP)

16 Dep. Lucio Mosquini (MDB/RO)

17 Dep. Nely Aquino (Podemos/MG)

18 Dep. Carlos Chiodini (MDB/SC)

19 Dep. Alberto Mourão (MDB/SP)

20 Dep. Rodrigo Gambale (Podemos/SP)

21 Dep. Alceu Moreira (MDB/RS)

22 Dep. Rafael Brito (MDB/AL)

23 Dep. Luis Carlos Gomes (Republicanos/RJ)

24 Dep. Thiago Flores (MDB/RO)

25 Dep. Rafael Prudente (MDB/DF)

26 Dep. Pezenti (MDB/SC)

27 Dep. Roseana Sarney (MDB/MA)

28 Dep. Mauricio Marcon (Podemos/RS)

29 Dep. Gilson Daniel (Podemos/ES)

30 Dep. Dra. Alessandra Haber (MDB/PA)

31 Dep. Newton Cardoso Jr (MDB/MG)

32 Dep. Andreia Siqueira (MDB/PA)

33 Dep. Luiz Gastão (PSD/CE)

34 Dep. Olival Marques (MDB/PA)

35 Dep. José Priante (MDB/PA)

36 Dep. Henderson Pinto (MDB/PA)

37 Dep. Renilce Nicodemos (MDB/PA)

38 Dep. Rogéria Santos (Republicanos/BA)

39 Dep. Defensor Stélio Dener (Republicanos/RR)

40 Dep. Aluisio Mendes (Republicanos/MA)

41 Dep. Diego Garcia (Republicanos/PR)

42 Dep. Simone Marquetto (MDB/SP)

43 Dep. Chico Alencar (PSOL/RJ) – Fdr PSOL-REDE

44 Dep. Cobalchini (MDB/SC)

45 Dep. Marussa Boldrin (MDB/GO)

46 Dep. Zé Haroldo Cathedral (PSD/RR)

47 Dep. Sargento Portugal (Podemos/RJ)

48 Dep. Renata Abreu (Podemos/SP)

49 Dep. Raimundo Costa (Podemos/BA)

50 Dep. Ricardo Silva (PSD/SP)

51 Dep. Ana Paula Leão (PP/MG)

52 Dep. Átila Lira (PP/PI)

53 Dep. Vicentinho Júnior (PP/TO)

54 Dep. Coronel Telhada (PP/SP)

55 Dep. Julio Lopes (PP/RJ)

56 Dep. Neto Carletto (PP/BA)

57 Dep. Julio Arcoverde (PP/PI)

58 Dep. Marco Brasil (PP/PR)

59 Dep. Pedro Lupion (PP/PR)

60 Dep. Claudio Cajado (PP/BA)

61 Dep. Pinheirinho (PP/MG)

62 Dep. Amanda Gentil (PP/MA)

63 Dep. Lula da Fonte (PP/PE)

64 Dep. Marcelo Queiroz (PP/RJ)

65 Dep. Pedro Westphalen (PP/RS)

66 Dep. Otto Alencar Filho (PSD/BA)

67 Dep. Misael Varella (PSD/MG)

68 Dep. Dilceu Sperafico (PP/PR)

69 Dep. Sidney Leite (PSD/AM)

70 Dep. Diego Andrade (PSD/MG)

71 Dep. Marco Bertaiolli (PSD/SP)

72 Dep. Cezinha de Madureira (PSD/SP)

73 Dep. Marcos Aurélio Sampaio (PSD/PI)

74 Dep. Ismael (PSD/SC)

75 Dep. Ismael Alexandrino (PSD/GO)

76 Dep. Acácio Favacho (MDB/AP)

77 Dep. Diego Coronel (PSD/BA)

78 Dep. Pedro Paulo (PSD/RJ)

79 Dep. Célio Silveira (MDB/GO)

80 Dep. Átila Lins (PSD/AM)

81 Dep. Fernando Monteiro (PP/PE)

82 Dep. Felipe Carreras (PSB/PE)

83 Dep. Toninho Wandscheer (PP/PR)

84 Dep. Rodrigo Estacho (PSD/PR)

85 Dep. Júlio Cesar (PSD/PI)

86 Dep. Raimundo Santos (PSD/PA)

87 Dep. Luiz Fernando Faria (PSD/MG)

88 Dep. Daniel Soranz (PSD/RJ)

89 Dep. Carlos Jordy (PL/RJ)

90 Dep. Daniela Reinehr (PL/SC)

91 Dep. Capitão Alberto Neto (PL/AM)

92 Dep. Giovani Cherini (PL/RS)

93 Dep. João Carlos Bacelar (PL/BA)

94 Dep. Luciano Azevedo (PSD/RS)

95 Dep. Luis Tibé (AVANTE/MG)

96 Dep. Altineu Côrtes (PL/RJ)

97 Dep. Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP)

98 Dep. Domingos Neto (PSD/CE)

99 Dep. Caroline de Toni (PL/SC)

100 Dep. João Maia (PL/RN)

101 Dep. Abilio Brunini (PL/MT)

102 Dep. Adolfo Viana (PSDB/BA) – Fdr PSDB-CIDADANIA

103 Dep. Pr. Marco Feliciano (PL/SP)

104 Dep. Silvia Waiãpi (PL/AP)

105 Dep. Castro Neto (PSD/PI)

106 Dep. Sargento Fahur (PSD/PR)

107 Dep. Delegada Ione (AVANTE/MG)

108 Dep. Jefferson Campos (PL/SP)

109 Dep. Hugo Leal (PSD/RJ)

110 Dep. Antonio Brito (PSD/BA)

111 Dep. Gabriel Nunes (PSD/BA)

112 Dep. Waldemar Oliveira (AVANTE/PE)

113 Dep. Icaro de Valmir (PL/SE)

114 Dep. Juarez Costa (MDB/MT)

115 Dep. Mauricio do Vôlei (PL/MG)

116 Dep. Beto Preto (PSD/PR)

117 Dep. Charles Fernandes (PSD/BA)

118 Dep. Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP)

119 Dep. Zé Vitor (PL/MG)

120 Dep. Sóstenes Cavalcante (PL/RJ)

121 Dep. Wellington Roberto (PL/PB)

122 Dep. André Fernandes (PL/CE)

123 Dep. Filipe Martins (PL/TO)

124 Dep. Rosângela Reis (PL/MG)

125 Dep. Luiz Carlos Motta (PL/SP)

126 Dep. Cabo Gilberto Silva (PL/PB)

127 Dep. Marcelo Álvaro Antônio (PL/MG)

128 Dep. Miguel Lombardi (PL/SP)

129 Dep. Filipe Barros (PL/PR)

130 Dep. Roberta Roma (PL/BA)

131 Dep. Magda Mofatto (PL/GO)

132 Dep. Luiz Lima (PL/RJ)

133 Dep. Antônio Doido (MDB/PA)

134 Dep. Coronel Fernanda (PL/MT)

135 Dep. Delegado Éder Mauro (PL/PA)

136 Dep. Marcelo Moraes (PL/RS)

137 Dep. Delegado Ramagem (PL/RJ)

138 Dep. Lincoln Portela (PL/MG)

139 Dep. Jorge Goetten (PL/SC)

140 Dep. Júnior Ferrari (PSD/PA)

141 Dep. Juliana Cardoso (PT/SP)

142 Dep. Flávio Nogueira (PT/PI) –

143 Dep. José Airton Félix Cirilo (PT/CE)

144 Dep. Ana Paula Lima (PT/SC)

145 Dep. Rubens Otoni (PT/GO)

146 Dep. Carlos Zarattini (PT/SP)

147 Dep. Padre João (PT/MG)

148 Dep. Nilto Tatto (PT/SP)

149 Dep. Natália Bonavides (PT/RN)

150 Dep. João Daniel (PT/SE)

151 Dep. Airton Faleiro (PT/PA)

152 Dep. Reginete Bispo (PT/RS)

153 Dep. Florentino Neto (PT/PI)

154 Dep. Matheus Noronha (PL/CE)

155 Dep. Paulão (PT/AL) –

156 Dep. Zé Trovão (PL/SC)

157 Dep. Pastor Eurico (PL/PE)

158 Dep. Ivoneide Caetano (PT/BA)

159 Dep. Gustavo Gayer (PL/GO)

160 Dep. José Guimarães (PT/CE)

161 Dep. Vicentinho (PT/SP)

162 Dep. Odair Cunha (PT/MG)

163 Dep. Alfredinho (PT/SP)

164 Dep. Arlindo Chinaglia (PT/SP)

165 Dep. Dr. Francisco (PT/PI)

166 Dep. Paulo Litro (PSD/PR)

167 Dep. Dilvanda Faro (PT/PA)

168 Dep. Benedita da Silva (PT/RJ)

169 Dep. Moses Rodrigues (UNIÃO/CE)

170 Dep. Merlong Solano (PT/PI)

171 Dep. Márcio Biolchi (MDB/RS)

172 Dep. Reimont (PT/RJ)

173 Dep. Sergio Souza (MDB/PR)

174 Dep. Miguel Ângelo (PT/MG)

175 Dep. André Figueiredo (PDT/CE)

176 Dep. Alencar Santana (PT/SP)

177 Dep. Bohn Gass (PT/RS)

178 Dep. Luiz Couto (PT/PB)

179 Dep. Delegada Adriana Accorsi (PT/GO)

180 Dep. Camila Jara (PT/MS)

181 Dep. Gutemberg Reis (MDB/RJ)

182 Dep. Stefano Aguiar (PSD/MG)

183 Dep. Otoni de Paula (MDB/RJ)

184 Dep. Welter (PT/PR).

Confira a lista dos 12 deputados que pediram a retirada da assinatura após a divulgação da carta aberta contra a PEC:

Chico Alencar (Psol-RJ)

Benedita da Silva (PT-RJ)

Reginete Bispo (PT-RS)

Natália Bonavides (PT-RN)

Delegada Adriana Accorsi (PT-GO)

Juliana Cardoso (PT-SP)

Delegada Ione (Avante-MG)

Daniela Reinehr (PL-SC)

Ana Paula Leão (PP-MG)

Rosângela Reis (PL-MG)

Camila Jara (PT-MS)

Ivoneide Caetano (PT-BA).

 

 

O post Após receberem R$ 6 bi, partidos políticos não querem ser punidos pela Justiça Eleitoral por irregularidades apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>