Por Júlia Melo 22 de fev. 22
Foto: Mika Baumeister/Unsplash
Desde que estreou, em fevereiro de 2022, o documentário 'O Golpista do Tinder' não para de repercutir.
O doc mostra que o israelense Shimon Hayut, usando o nome de Simon Leviev, deu golpes em mulheres de vários países do mundo. Ele as conheceu através do aplicativo de relacionamentos Tinder.
Apesar de ter sido exposto pelo doc, Simon tem aproveitado a repercussão, mesmo dizendo que o filme mente sobre o que aconteceu. No Instagram, adicionou as tags #Netflix e #Actor na sua descrição. No dia 15 de fevereiro fez uma conta na plataforma 'Cameo', onde pessoas podem pagar por vídeos personalizados de famosos. O portal TMZ estima que ele faturou nos primeiros dias o equivalente a R$ 153 mil.
Foto: reprodução Instagram
Foto: charlesdeluvio/Unsplash
Foto: prananta haroun/Unsplash
Desde 2019 tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para incluir o termo "estelionato sentimental" na lei. Ainda não há previsão de votação no plenário da Câmara. Mas a quantidade de casos preocupa, principalmente, na pandemia, quando as pessoas recorreram mais à internet para encontrar um relacionamento. Em 2021, só em São Paulo, mais de 100 criminosos foram presos por esse tipo de crime.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
- a pessoa que você conheceu recentemente pergunta muito sobre a sua vida financeira; - esse alguém te pede para você pagar contas ou solicita dinheiro, bens emprestados. Isso geralmente envolve um risco de vida ou à saúde da própria pessoa ou de um terceiro próximo a ela;
- mesmo com um tempo considerável de relacionamento, há uma dificuldade em você conhecer amigos e familiares dele/dela, ou de o relacionamento ser assumido nas redes sociais.
Enquanto não há uma lei específica, você pode procurar uma delegacia e prestar queixa pelo crime de estelionato.