28 de fevereiro de 2022
Da parte dos russos, o grupo inclui representantes dos ministérios da Defesa e de Relações Internacionais, além de membros do gabinete de Vladimir Putin, o presidente do país.
Por meio de suas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que não acredita que o encontro possa ser positivo. “Eu não acredito realmente no resultado desse encontro [...] Deixe eles tentarem para que, mais tarde, nenhum cidadão da Ucrânia possa ter nenhuma dúvida de que eu, como presidente, tentei parar a guerra", afirmou o presidente.
O encontro acontece na cidade de Belarus. O local foi um dos primeiros alvos da Rússia durante a invasão. Inicialmente, o presidente ucraniano se negou a enviar uma comitiva para encontrar os russos no local, já que não considerou como um espaço neutro, justamente pelo início da invasão ter acontecido ali.
O negociador russo Vladimir Medinsky afirmou nesta segunda-feira (28) que o país tem interesse em chegar a um "acordo que seja interessante para as duas partes"