O que já se sabe sobre a nova variante do covid-19: a ômicron?

A nova variante do novo coronavírus foi descoberta na Botsuana, no início de novembro de 2021, e se espalhou para a África do Sul. A ômicron está sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “variante de preocupação”.

Anéis
Telefone

A variante ômicron já foi identificada em países da África, Europa, na China e em Israel

A Ômicron apresenta pelo menos 50 mutações – quase o dobro da variante Delta, sendo mais de 30 destas mutações na proteína spike – usada pelo vírus para invadir as células humanas

Anéis

Para evitar que se espalhe de forma descontrolada, a Europa, a Ásia e o Oriente Médio suspenderam voos com origem da África do Sul. O Brasil, atendendo a uma solicitação da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), suspenderá, por enquanto, voos de seis países da África: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue

Empresas desenvolvedoras de vacinas, como Pfizer/BionNTech e Oxford/AstraZeneca já anunciaram que estão realizando testes para avaliar se os imunizantes são eficiente para combater essa nova variação do covid-19.

Apesar das poucas informações sobre a nova variante ômicron, é importante lembrar que ainda estamos vivendo uma pandemia e por isso devemos manter as medidas sanitárias e de prevenção, como o uso de máscaras e a higienização das mãos e dos objetos.

É importante também tomar a vacina contra o covid-19, de acordo com a frequência determinada pelas autoridades de saúde. As duas doses, para os grupos já liberados, e a dose de reforço, quando chegar a sua vez.

Vacine-se! Vacinas salvam vidas!