A dor de cabeça é a doença mais comum do mundo, afeta 324 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Só perde para a cárie. É três vezes mais comum em mulheres e pode durar de algumas horas a até 4 dias.
Existem diferentes tratamentos para a dor de cabeça, mas antes de encontrar o mais adequado, é preciso descobrir o que desencadeia a dor, ou a enxaqueca, em cada pessoa.
A enxaqueca pode causar dor em um ou nos dois lados da cabeça, além de sensibilidade à luz e ao barulho, náuseas e vômito. Existe uma série de possíveis desencadeantes da dor. Veja a seguir os mais comuns.
O chocolate pode desencadear enxaqueca. E pode acontecer o contrário: antes do início da crise, a pessoa pode sentir vontade de comer chocolate. Nesse caso, o doce é um aviso de que a crise está começando.
O café e outras bebidas com cafeína ou outros tipos de estimulantes também podem causar dor de cabeça, tanto quando tomadas em excesso, quanto na falta delas.
O jejum está na moda, mas pode diminuir a taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor.
Tensões na coluna, causadas pela má postura, podem causar dor de cabeça principalmente quando o problema está na coluna cervical. Nesse caso, a dor pode começar na nuca e afetar a região frontal da cabeça, logo acima dos olhos.