Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi o primeiro brasileiro a ganhar uma estátua na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Mas você sabe por que ele mereceu essa honraria?

Paulo Freire nasceu no Recife no dia 19 de setembro de 1921 e morreu em São Paulo, em 2 de maio de 1997, aos 75 anos.

O educador e filósofo é patrono da educação brasileira desde 2012 e um dos principais nomes da pedagogia mundial.

Ele criou um método de alfabetização considerado muito eficaz. Quando foi posto em prática, na época em que ele era professor no Rio Grande do Norte, em 63, ele alfabetizou 300 trabalhadores rurais em 45 dias.

Esse método deu tão certo que Freire foi convidado por João Goulart para coordenar o Plano Nacional de Alfabetização. Na época, metade dos brasileiros não sabia ler nem escrever.

Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi perseguido e conseguiu refúgio na Embaixada da Bolívia. De lá foi para o exílio no Chile, onde viveu 5 anos. Ele ficou fora do Brasil até a década de 80.

Durante o exílio no Chile, Paulo Freire intensificou os estudos sobre educação popular e desenvolveu uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade, a Pedagogia do Oprimido.

De acordo com o Google Acadêmico, o livro Pedagogia do Oprimido é a terceira obra mais citada em pesquisas das ciências sociais no mundo.

Saiba mais:

Seta pontilhada branca