MODERNISMO

CENTENÁRIO DA SEMANA DE 22

Legados e discussões que até hoje resistem sobre a Semana de Arte Moderna de 22

GENUINAMENTE BRASILEIRO OU NADA MAIS

Em 1922 o Brasil comemorava o centenário da independência de Portugal, mas nas artes e na alta sociedade ainda imperava uma 'cara de Europa', que incomodava aqueles que queriam pensar em uma nova forma de encarar a brasilidade. A proposta dos modernistas era abrasileirar as artes plásticas, a literatura e a música.

DISRUPção

“Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”  - Di Cavalcanti

O evento aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no  Teatro Municipal de São Paulo e incluiu a exposição diária de cerca de 100 obras, além de três sessões literárias e musicais noturnas.

ARTISTas

Importantes nomes como Mário de Andrade (1893-1945); Oswald de Andrade (1890-1954); Victor Brecheret (1894-1955); Anita Malfatti (1889-1964); Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Di Cavalcanti (1897- 1976) estiveram presentes no evento.

Anita Mafaltti, 1917

Vicente do Rego Monteiro, 1920

O HOMEM AMARELO

CABEÇAS DE NEGRAS

Victor Brecheret, 1920

SOROR DOLOROSA

Na linguagem da internet, flopar significa ser um fiasco. Em relação à Semana de Arte Moderna de 22, o que pode-se afirmar é que apesar da sua importância vista ainda hoje depois de 100 anos, na época o evento foi tido como "loucura" pelos críticos e "desnecessário" pelo públicp

FLOPOU?

O QUE FICOU?

“Todo mundo pergunta qual é o legado dos modernistas para nós hoje. [...] O que existe são apropriações que fazemos, à nossa época, das obras, do pensamento e do que foi produzido por essa turma. E dentro dessas apropriações que têm sido feitas desde os anos 60, existe também uma revisão crítica dessas posições - o que é absolutamente normal, salutar, bem-vindo, acho que faz parte do que chamamos de recepção histórica. Eles viveram a história deles. Nós vivemos nossa história" - professor da USP Luiz Armando Bagolin

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