Presidente mexicana concordou em reforçar a segurança na fronteira, enquanto os EUA se comprometeram a impedir o tráfico de armas
por Camilla Lucena* em 03/02/25 18:41
Presidente do México, Claudia Sheinbaum (à esquerda), e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram
Os Estados Unidos (EUA) e o México anunciaram nesta segunda-feira (3) um acordo para “pausar imediatamente”, por um mês, as tarifas impostas sobre os produtos mexicanos. No sábado (1º), o presidente Donald Trump assinou uma ordem para taxar em 25% os produtos mexicanos a partir de terça-feira (4).
Leia mais: Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial
A negociação entre o empresário e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, foi definida pelo republicano como “uma conversa muito amigável”. Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), Sheinbaum afirmou que o acordo foi realizado “com muito respeito” pela relação entre os dois países.
“Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10 mil soldados mexicanos na fronteira que separa o México e os Estados Unidos. Esses soldados serão especificamente designados para impedir o fluxo de fentanil e imigrantes ilegais para o nosso país”, afirmou Trump em seu perfil oficial na rede social Truth Social.
“Nós tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com muito respeito ao nosso relacionamento [com os EUA] e à nossa soberania; chegamos a uma série de acordos”, escreveu Sheinbaum.
Leia mais: Talíria Petrone é escolhida para comandar bancada do PSOL em Brasília
De acordo com ela, o México reforçará a segurança na fronteira – enviando 10 mil homens da Guarda Nacional -, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, principalmente de fentanil (opioide sintético causador da maior parte das overdoses nos EUA nos últimos anos). Em contrapartida, o governo americano trabalhará para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
Por fim, as tarifas comerciais entre os dois países ficarão suspensas por um mês e os governos dedicarão esforços conjuntos em duas frentes: saúde e comércio.
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR