Após Donald Trump assinar ordem para taxar produtos canadenses em 25%, Justin Trudeau prometeu impor impostos em retaliação
por Camilla Lucena* em 04/02/25 15:29
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esquerda), e primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (à direita) | Foto: Reprodução/Instagram
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, anunciou, nesta segunda-feira (3), que voltou atrás na decisão de taxar os produtos norte-americanos em retaliação às tarifas de 25% ordenadas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no final de semana.
Segundo Trudeau, assim como o México, o Canadá entrou em acordo com os EUA para suspender as tarifas comerciais entre os países por um mês.
Leia mais: México e Estados Unidos firmam acordo para suspender tarifas por um mês
O primeiro-ministro afirmou ter tido “uma boa conversa” com Trump, destacando que o país está comprometido com a implantação de seu plano de fronteira com o país vizinho para “interromper o fluxo de fentanil” — opioide sintético responsável pela maior parte das overdoses nos EUA.
“Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um ‘Czar do Fentanil’, nós vamos listar os cartéis como terroristas e
lançar uma Força-tarefa conjunta com os Estados Unidos para combater o crime organizado, o fentanil é a lavagem de dinheiro”, destacou Trudeau por meio de seu perfil oficial no X (antigo Twitter). “A proposta de imposição de tarifas comerciais ficará suspensa por 30 dias enquanto trabalhamos juntos.”
Leia mais: Guerra de torcidas em Recife: Como identificar criminosos, punições e quais medidas do Governo?
Em seu perfil na rede Truth Social, Trump também, se manifestou sobre o acordo, dizendo que o Canadá concordou em garantir que ambos os países tenham, “uma fronteira norte segura”, e reforçou os esforços de seu governo para combater a droga que tem “inundado” seu país, “matando centenas de milhares de americanos “.
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR