Arquivos Canal MyNews - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/canal-mynews/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Tue, 11 Feb 2025 13:31:21 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 PF diz que Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle https://canalmynews.com.br/politica/pf-diz-que-abin-foi-usada-para-monitorar-promotora-do-caso-marielle/ Mon, 29 Jan 2024 21:22:28 +0000 https://localhost:8000/?p=42216 Segundo os investigadores, foram monitorados a promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro Simone Sibilio, que atuou na investigação inicial do caso Marielle, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e Camilo Santana, o atual ministro da Educação.

O post PF diz que Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As investigações da Polícia Federal (PF) envolvendo o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) revelam que a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi usada para monitorar a promotora responsável pela investigação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, além de outras autoridades. Os crimes teriam ocorrido no durante o governo de Jair Bolsonaro, quando Ramagem foi diretor da Abin. Marielle foi morta em março de 2018.

A PF realizou buscas e apreensões contra Ramagem e outros investigados na quinta-feira (25). Agentes estiveram no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados e nas residências dele em Brasília e no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações na Corte.

De acordo com a decisão de Moraes que embasou as buscas, Ramagem, policiais e delegados da PF que estavam cedidos para a Abin, além de servidores do órgão, teriam participado de uma organização criminosa para monitorar ilegalmente autoridades públicas. O caso é conhecido como “Abin paralela”.

O monitoramento ilegal ocorria, segundo as investigações, por meio do uso do programa espião First Mile. Produzido por uma empresa israelense de defesa cibernética, o equipamento permite monitorar os passos dos alvos escolhidos por meio da localização do celular. O software foi comprado no governo Michel Temer.

Segundo os investigadores,  foram monitorados a promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro Simone Sibilio, que atuou na investigação inicial do caso Marielle, o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e Camilo Santana, que era governador do Ceará e é o atual ministro da Educação.

Em outra oportunidade, novamente, ficou patente a instrumentalização da Abin, para monitoramento da promotora de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora da força-tarefa sobre os homicídios qualificados perpetrados em desfavor da vereadora Marielle Franco e do motorista que a acompanhava, Anderson Gomes“, diz o relatório de investigação.

Interferência

As investigações também indicam que a Abin teria sido usada para interferir em investigações envolvendo os filhos de Bolsonaro, Jair Renan e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).  Ramagem e os outros acusados também teriam atuado para abafar as investigações internas sobre o uso ilegal do órgão.

“A alta gestão interferiu nas apurações disciplinares para que não fosse divulgada a instrumentalização da Abin”, completou o relatório.

Pelas redes sociais, Bolsonaro não fez comentários relacionados à operação, mas publicou um vídeo antigo no qual Ramagem informa que o programa espião foi comprado na gestão do presidente Michel Temer. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, classificou a operação de “perseguição” a Bolsonaro.

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro negou ter sido favorecido de alguma forma pela Abin.

“Isso é um completo absurdo e mais uma tentativa de criar falsas narrativas para atacar o sobrenome Bolsonaro”, afirmou.

No Segunda Chamada de 26 de janeiro de 2024, Afonso Marangoni e o comentarista político recebem a ex-deputada Joice Hasselmann para entrevistar e debater a revelação, juntamente com os jornalistas Vinícius Nunes e Vanda Célia. Confira:

O post PF diz que Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ricardo Cappelli deixa Ministério da Justiça com sentimento de “dever cumprido” https://canalmynews.com.br/politica/ricardo-cappelli-deixa-ministerio-da-justica-com-sentimento-de-dever-cumprido/ Mon, 29 Jan 2024 20:53:33 +0000 https://localhost:8000/?p=42210 Novo titular da pasta, Lewandowski trocará todo o primeiro escalão

O post Ricardo Cappelli deixa Ministério da Justiça com sentimento de “dever cumprido” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Prestes a deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, afirmou, nesta segunda-feira (29), que se desliga do cargo com o “sentimento de dever cumprido”.

“Fiz o melhor que pude pela democracia e pelo Brasil”, afirmou Cappelli em um texto que publicou hoje, em sua conta pessoal no X (antigo Twitter).

Quando o presidente Lula nomeou Dino para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no início de 2023, Cappelli assumiu a secretaria-executiva da pasta. Em seu oitavo dia oficialmente no cargo, foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal depois que vândalos e golpistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na condição de interventor, Cappelli passou 23 dias respondendo especificamente pela Segurança Pública no Distrito Federal. Exonerou e afastou oficiais da Polícia Militar (PM) e da própria Secretaria Distrital de Segurança Pública, além de acompanhar as investigações contra acusados de terem sido coniventes com os ataques aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A saída de Cappelli do ministério era dada como certa desde que, no fim de dezembro, o Senado aprovou a indicação do ministro Flávio Dino para o STF, feita pelo presidente Lula. Dino será substituído, no ministério, pelo ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, cuja posse está agendada para ocorrer nesta quinta-feira (1), com a troca de todo o primeiro escalão da pasta.

O destino de Cappelli ainda é incerto, mas, nas redes sociais, muitos internautas defendem seu nome para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), alvo das manchetes dos últimos dias devido às investigações da Polícia Federal (PF), que apura as suspeitas de que, entre 2019 e 2022, ex-dirigentes e servidores do órgão monitoraram ilegalmente autoridades públicas, jornalistas e políticos que se opunham ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Na última sexta-feira (26), a PF revelou ter indícios de que a estrutura da agência foi usada para monitorar, entre outras autoridades públicas, a promotora responsável pela investigação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em março de 2018.

No Segunda Chamada de 26 de janeiro de 2024, Afonso Marangoni debate com os jornalistas João Bosco Rabello e Vinícius Nunes os próximos movimentos de Cappelli:

O post Ricardo Cappelli deixa Ministério da Justiça com sentimento de “dever cumprido” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Livro “Como ter dinheiro para a vida toda” | Mara Luquet https://canalmynews.com.br/lojinha-dos-membros/livro-como-ter-dinheiro-para-a-vida-toda-mara-luquet/ Sun, 21 Jan 2024 21:39:12 +0000 https://localhost:8000/?p=42095 O que está acontecendo? Como se preparar? Onde investir? Uma segunda carreira é possível?

O post Livro “Como ter dinheiro para a vida toda” | Mara Luquet apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As mudanças na previdência no Brasil e no mundo. O que está ocorrendo na França que levou a sucessivos protestos contra o presidente Macron? As incertezas das caixas de Previdência em Portugal e outros países, inclusive o Brasil, que enfrentam os desafios do aumento da expectativa de vida e a queda de natalidade. A nova pirâmide etária coloca em xeque o modelo previdenciário que vigorou por décadas e traz novos desafios. O que está acontecendo? Como se preparar? Onde investir? Uma segunda carreira é possível?

Ainda não é membro e não tem Infopoints? A partir de R$ 53,00 na Amazon: clique aqui

Vire membro e comece a acumular Infopoints: QUERO!

 

O post Livro “Como ter dinheiro para a vida toda” | Mara Luquet apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moleskine de Bolso https://canalmynews.com.br/lojinha-dos-membros/moleskine-de-bolso/ Sun, 21 Jan 2024 21:31:20 +0000 https://localhost:8000/?p=42091 Garanta o Moleskine MyNews queridinho dos assessores, jornalistas e parlamentares

O post Moleskine de Bolso apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com capa dura, canto arredondado, elástico na cor azul MyNews, um Moleskine para te acompanhar onde você quiser e guardar suas ideias, listas, pensamentos e sem pauta para os que preferem desenhar. Um clássico que cabe no bolso e querido por todos que o tem – nunca sai de moda!

O post Moleskine de Bolso apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Livro “O Diabo” | Edin Sued Abumanssur https://canalmynews.com.br/lojinha-dos-membros/livro-o-diabo-edin-sued-abumanssur/ Sun, 21 Jan 2024 02:42:38 +0000 https://localhost:8000/?p=42086 Você precisa ler este livro para exorcizar seus próprios demônios

O post Livro “O Diabo” | Edin Sued Abumanssur apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Por que você deve ler este livro? Em primeiro lugar, para entender as suas próprias raízes culturais e espirituais. E não se iluda: mesmo que ateu, você tem dívidas a pagar com o cristianismo. O legado cristão, que conformou o ocidente, é marcado em extensão e profundidade pela presença do Tinhoso. Ele está presente nas raízes daquilo que entendemos por Justiça e por Direitos Humanos. Nossas lutas por equidade de raça, de gênero e por um desenvolvimento sustentável têm as digitais do diabo; aquilo que entendemos por liberdade e democracia, querendo ou não, gostando ou não, foi construído nos embates entre uma ordem cada vez mais secular e uma igreja que ameaçava a tudo e a todos com os tormentos do inferno. Em segundo lugar, ler para entender como o diabo continua presente em nosso cotidiano, às vezes de forma explícita como no catolicismo popular e nas falas de crentes e pastores das igrejas pentecostais. Às vezes de forma velada e sutil na banalidade do comportamento que destrói vidas e o meio ambiente. Tudo isso, fruto de pactos e acordos estabelecidos com o Capiroto. Finalmente, você precisa ler este livro para exorcizar seus próprios demônios.

Ainda não é membro e não tem Infopoints? A partir de R$ 34,00 na Amazon: clique aqui

Vire membro e comece a acumular Infopoints: QUERO!


Saiba mais sobre o livro em conversa com o autor, o cientista social e professor da PUC de São Paulo, Edin Sued Abumanssur:

O post Livro “O Diabo” | Edin Sued Abumanssur apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
CPI da Braskem é instalada e já tem presidente https://canalmynews.com.br/brasil/cpi-da-braskem-e-instalada-e-ja-tem-presidente/ Wed, 10 Jan 2024 21:03:12 +0000 https://localhost:8000/?p=41905 O Senado instalou nesta quarta-feira (13) a CPI para investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela empresa petroquímica Braskem e terá como presidente o senador Omar Aziz

O post CPI da Braskem é instalada e já tem presidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Senado instalou nesta quarta-feira (13) a comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela empresa petroquímica Braskem. Diversos bairros da cidade sofrem hoje com danos estruturais em ruas e edifícios. Por aclamação, os integrantes do colegiado aprovaram o senador Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que conduziu a reunião, afirmou que a CPI só iniciará seus trabalhos depois de fevereiro de 2024. Segundo ele, os nomes de Omar e Kajuru foram escolhidos em reunião prévia com os líderes.

A CPI atende a requerimento (RQS 952/2023) apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), assinado por 46 senadores e lido em Plenário no dia 24 de outubro. Com 11 titulares, o colegiado terá 120 dias para concluir seus trabalhos e disporá de um orçamento de R$ 120 mil reais.

Danos em Maceió

A extração do mineral sal-gema ocorre desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, na capital alagoana. Desde 2018, os bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto, entre outros que ficam próximos às operações, vêm registrando danos estruturais em ruas e edifícios, com afundamento do solo e crateras. Mais de 14 mil imóveis foram afetados e condenados, e os casos já forçaram a remoção de cerca de 55 mil pessoas da região. As atividades de extração foram encerradas em 2019, mas os danos podem levar anos para se estabilizarem.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) concluíram que a empresa petroquímica Braskem foi a responsável pelos danos ocorridos desde 2018. O MPF atua em quatro processos judiciais relacionados ao caso, além de expedir dezenas de procedimentos extrajudiciais a fim de garantir que fossem adotadas as medidas necessárias à proteção dos cidadãos afetados.

A Realidade dos afetados

No Segunda Chamada desta terça-feira, 9 de janeiro, Alice Rabello, Afonso Marangoni e João Bosco Rabello informam através de histórias de vítimas e análises de especialistas, a realidade da população de Maceió e os impactos em Alagoas após o afundamento do solo. Assista:


A redação do Canal MyNews procurou a Braskem para comentar o caso e a assessoria enviou a nota que você pode ler na íntegra abaixo:

Nota da Braskem

Desde 2019, a Braskem desenvolve ações em Maceió-AL com foco na segurança das pessoas e na implementação de medidas amplas para mitigar, compensar ou reparar impactos decorrentes da desocupação de imóveis nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol. Todas as ações são fiscalizadas pelos órgãos competentes.

Cinco termos de acordo foram firmados com autoridades federais, estaduais e municipal e estão sendo cumpridos integralmente. Todos os acordos são fruto de ampla discussão, baseados em dados técnicos e foram homologados na Justiça. Abrangem diversas medidas, como a realocação preventiva e compensação financeira das famílias; ações sociourbanísticas e ambientais; apoio a animais; zeladoria nos bairros; monitoramento do solo e fechamento definitivo dos poços de sal.

Até o momento, R$ 14,4 bilhões foram provisionados e R$ 9,2 bilhões já foram desembolsados com as ações adotadas em Maceió, incluindo indenizações e medidas socioambientais e econômicas. Em indenizações, R$ 4,4 bilhões foram pagos até o momento. Esses dados constam dos resultados da companhia divulgados ao mercado. Mais de 1.000 profissionais, de diversas especialidades, atuam em dedicação integral para o desenvolvimento das ações detalhadas a seguir.

Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) chegou ao fim de novembro com 19.096 propostas apresentadas aos moradores das áreas de desocupação e monitoramento. O número equivale a 99,8% de todas as propostas previstas, e o índice geral de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do programa. Do total de propostas apresentadas, 18.564 já foram aceitas. A diferença entre o número de propostas apresentadas e aceitas se deve ao tempo que as famílias têm para avaliar ou pedir reanálise dos valores.

Também até novembro, 17.908 indenizações foram pagas, ou 93,6% do total esperado.
Todos os moradores e comerciantes atendidos no PCF são acompanhados por advogado de sua escolha ou defensor público. O programa é de adesão voluntária, representa uma alternativa de solução consensuada e segue o Devido Processo Legal. Todos os acordos são homologados judicialmente.

Propostas de Compensação Financeira

Para o cálculo da compensação financeira, o PCF utiliza como referência o valor de imóveis semelhantes, com as mesmas dimensões e que estejam situados em bairros que possuem as mesmas características. São também consideradas as benfeitorias relevantes para determinação do padrão construtivo e, assim, somadas ao valor do imóvel. Além disso, a depreciação dos imóveis não é levada em consideração.

As propostas têm como referência as normas técnicas brasileiras que fixam diretrizes e procedimentos para avaliação de imóveis. No caso de comércios e empresas, a indenização abrange lucros cessantes, perda de faturamento e verbas rescisórias. O ponto comercial é considerado para acréscimo no valor da proposta.

Realocação preventiva na área 00 chega a 100%

A área de risco (criticidade 00) do mapa da Defesa Civil de 2020 está 100% desocupada. No início de dezembro, a Defesa Civil Municipal concluiu a realocação dos moradores de 23 imóveis que resistiam à desocupação preventiva.

Moradores de 14.454 dos 14.544 imóveis identificados pela Defesa Civil no mapa de 2020 concluíram a realocação até o fim de novembro.

A fim de assegurar a desocupação preventiva, além de uma equipe altamente especializada no atendimento às famílias, a Braskem disponibilizou auxílios financeiros e uma série de serviços aos moradores da região. Cada família recebe auxílio no valor de R$ 5 mil para despesas adicionais da mudança, que é paga pela Braskem, e auxílio aluguel no valor de R$ 1 mil mensais por pelo menos seis meses e até dois meses após a homologação do acordo.

Caso a família comprove a necessidade de valores adicionais para alugar um imóvel no padrão compatível com o que foi desocupado, a Braskem faz um adiantamento da indenização, no valor de R$ 6 mil. Além disso, eventuais gastos com moradia que sejam comprovados e que superem os auxílios pagos são reembolsados na compensação.

O programa também oferece: parceria imobiliária para busca de imóveis; programa de atendimento e acolhimento dos animais que não possam ser realocados com seus tutores; apoio na abertura de contas bancárias; parceria com cartórios para emissão de documentos e certidões, entre outros serviços, como o apoio psicológico.

Cuidado com os bairros

Nos trechos desocupados dos bairros, a Braskem mantém um trabalho de apoio à segurança patrimonial, com uma equipe de 240 profissionais que se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, e sistema de câmeras e alarmes que conta com cerca de 550 equipamentos. Vale ressaltar que as medidas são adicionais, e todas as ocorrências relacionadas à segurança pública devem ser comunicadas às autoridades competentes.

Além disso, a empresa segue realizando controle de pragas e limpeza urbana nas áreas de desocupação e monitoramento dos bairros. De segunda a sábado, profissionais de empresas especializadas, contratadas pela Braskem, atuam na dedetização em ruas, praças, terrenos e imóveis. O trabalho é reforçado com o uso de drone para aplicar inseticida biológico em locais de difícil acesso.

Ao todo foram feitas mais de 105 mil dedetizações e termonebulizações desde março de 2020. E o trabalho de limpeza urbana já recolheu mais de 84 mil toneladas de lixo e entulhos na região.

Futuro das áreas

A partir da desocupação dos imóveis das áreas de desocupação e monitoramento, a Braskem assume sua posse, passando a adotar medidas para limpeza, conservação, controle de pragas e segurança patrimonial, entre outras, sempre em cooperação com o poder público. Prevista no Termo de Acordo para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, essa transferência da propriedade dos imóveis indenizados é necessária para que a Braskem possa atuar na solução do problema.

A companhia esclarece que, no acordo Socioambiental, se comprometeu a não edificar nas áreas desocupadas, para fins comerciais ou habitacionais. Discussões futuras sobre a área e sua utilização poderão ser feitas a partir do Plano Diretor do Município, instrumento amplamente debatido pelas autoridades e a sociedade, ou seja, em nenhum momento a decisão sobre o futuro da área caberá exclusivamente à Braskem.

Medidas para Maceió

As medidas para mitigar, compensar ou reparar impactos causados pela desocupação dos bairros se dividem em três frentes de atuação – sociourbanística, ambiental e de estabilização e monitoramento.

Na frente ambiental, um plano de ação já foi entregue às autoridades, após cumprir as fases de diagnóstico e escuta pública, e está em execução. Já o diagnóstico da frente sociourbanística, que aborda questões relacionadas ao planejamento e infraestrutura urbana, patrimônio cultural, políticas sociais, economia e trabalho, entre outras, foi apresentado em escutas públicas formais, a fim de receber contribuições para o Plano de Ações Sociourbanísticas, e está sendo entregue às autoridades.

No eixo de mobilidade urbana, as obras estão em execução, com investimento previsto de R$ 360 milhões – valor atualizado anualmente. O pacote reúne ações consideradas prioritárias pelo Município e complementadas por estudos técnicos realizados por empresa especializada e custeados pela Braskem. As medidas incluem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; 11,5 quilômetros de ciclovias; sistema de semaforização inteligente, videomonitoramento e readequação de passeios públicos.

Já as ações da frente de estabilização e monitoramento do solo incluem a instalação de um conjunto de equipamentos dos mais modernos em atuação no Brasil, com parte deles doada para a Defesa Civil de Maceió. A extração de sal-gema foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O status do plano de fechamento está detalhado abaixo.

Outras ações

Dentro do acordo socioambiental, a Braskem assumiu o compromisso de disponibilizar recursos, no valor mínimo de R$ 150 milhões, para indenização por danos sociais e danos morais coletivos, decorrentes da subsidência. O montante foi dividido em cinco parcelas anuais de R$ 30 milhões e três já foram depositadas. Os recursos serão geridos por um comitê formado por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos.

Além disso, em fevereiro de 2020, um acordo para reparar prejuízos socioeconômicos para moradores e trabalhadores afetados foi assinado entre Ministério Público do Trabalho, Braskem, Município, Sebrae, Senai e Senac. Por meio deste acordo, a Braskem destinou R$ 40 milhões para diversas ações nos bairros, incluindo verba para construção de escolas e a realização de programas de qualificação, requalificação e capacitação para moradores, microempreendedores e profissionais da indústria e do comércio, dos bairros do Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.

Flexais

A Braskem está implementando as 23 medidas socioeconômicas definidas no Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que tem como objetivo restabelecer a dinâmica socioeconômica da região situada fora do mapa de desocupação e monitoramento definido pela Defesa Civil, mas onde estudos apontaram uma situação de ilhamento socioeconômico após a desocupação de parte dos imóveis localizados nos bairros vizinhos (Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol). O detalhamento dessas ações vem sendo feito em permanente diálogo com moradores.

Entre os serviços já implementados, estão a limpeza urbana e o combate a pragas, vigilância e instalação de câmeras de segurança, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar, serviço de apoio psicológico, cursos de capacitação profissional e um espaço que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade. O projeto prevê ainda a requalificação viária, da iluminação pública e da Praça Nossa Senhora da Conceição, além da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), creche e escola infantil, centro de apoio aos pescadores, centro comercial e espaço para feira livre.

Um programa de apoio financeiro foi colocado à disposição da população do Flexal, de forma opcional. O pagamento é feito às famílias que moram na região, que possuem comércio ou empresa e também para proprietários de imóveis desocupados nos Flexais. O valor da indenização foi estabelecido após discussões com as autoridades signatárias do acordo e abrange uma parcela única no valor de R$ 25 mil reais, que pode ser acrescida de uma parcela de R$ 5 mil por atividade econômica comprovada, além da possibilidade de apuração de lucros cessantes para comércios formais.

O programa prevê um total de 1.776 propostas financeiras e registra a adesão de 99,7% dos moradores da área. Até o momento, 1.749 propostas foram apresentadas, das quais, 1.705 pagas.

Plano de Fechamento de Mina

A extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025.

Das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, 5 tiveram o preenchimento concluído, em outras 2 os trabalhos estão em andamento, e 1 já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento. As atividades preparatórias para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas devido à movimentação atípica no solo. Estudos complementares vão reavaliar a condição e a necessidade de preenchimento desta cavidade.

Em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento. As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 9 delas o trabalho já foi concluído.
Todo o trabalho segue prazos pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é público e regularmente reavaliado com a ANM.

Acordos assinados com as autoridades:

JAN 2020
Termo de Acordo para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco
Por meio deste acordo, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) foi criado, em 2019, para garantir que as pessoas possam ser indenizadas no menor tempo possível.
Assinado entre a Braskem, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE).

FEV 2020
Termo de Acordo para adoção de medidas socioeconômicas
A Braskem destinou R$ 40 milhões para diversas ações nos bairros, incluindo verba para construção de escolas e a realização de programas de qualificação, requalificação e capacitação para moradores, microempreendedores e profissionais da indústria e do comércio, dos bairros do Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.
Assinado entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Braskem, Município, Sebrae, Senai e Senac.

DEZ 2020
Termo de Acordo Socioambiental
Estabelece a adoção de medidas para mitigar, compensar ou reparar impactos causados pela desocupação dos bairros. As ações se dividem em três frentes de atuação – sociourbanística, ambiental e de estabilização e monitoramento.
Firmado entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF), com participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) e adesão integral do Município.

OUT 2022
Termo de Acordo para implementação de medidas socioeconômicas nos Flexais
Ao todo são 23 medidas definidas com o objetivo restabelecer a dinâmica socioeconômica da região que não está no mapa de desocupação e monitoramento, mas onde estudos apontaram a situação de “ilhamento socioeconômico”. As ações já estão sendo implementadas.
Assinado com o Município de Maceió, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública da União (DPU).

JUL 2023
Termo de Acordo com o Município de Maceió
Prevê o pagamento de R$ 1,7 bilhão de indenização, compensação e ressarcimento integral do Município de Maceió em relação a dano patrimonial e extrapatrimonial provocado pela subsidência e pelo processo de desocupação dos bairros. A gestão dos recursos é de reponsabilidade do Município, e a assinatura desse acordo não interfere nas demais frentes de atuação da Braskem nem nos acordos firmados com moradores.


 

Matéria feita pela redação MyNews com informações da Agência Senado

O post CPI da Braskem é instalada e já tem presidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Não vim aqui fazer debate político”, diz Flávio Dino em sabatina no Senado https://canalmynews.com.br/politica/nao-vim-aqui-fazer-debate-politico-diz-flavio-dino-em-sabatina-no-senado/ Wed, 13 Dec 2023 16:46:01 +0000 https://localhost:8000/?p=41775 Indicados por Lula ao STF e à PGR, Dino e Gonet passam por sabatina no Senado - assista trecho!

O post “Não vim aqui fazer debate político”, diz Flávio Dino em sabatina no Senado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A sabatina dos indicados de Lula pelos senadores acontece nesta quarta-feira (13) é simultânea e com dinâmica de perguntas e respostas.

Após o rito da sabatina, haverá votação secreta no colegiado. Se aprovados na CCJ — precisam de no mínimo 14 votos cada um –, os nomes podem seguir para o plenário ainda hoje, também em votação secreta.

As aprovações de Dino e Gonet no plenário do Senado dependem de no mínimo 41 votos favoráveis.

Dino foi indicado para ocupar vaga da ministra aposentada do STF Rosa Weber, enquanto Paulo Gonet, substitui o ex-PGR Augusto Aras.

Confira trecho do Almoço do MyNews que acompanha ao vivo:

O post “Não vim aqui fazer debate político”, diz Flávio Dino em sabatina no Senado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Sabatina conjunta de Dino e Gonet será nesta quarta, veja como vai ser https://canalmynews.com.br/politica/sabatina-conjunta-de-dino-e-gonet-sera-nesta-quarta-veja-como-vai-ser/ Tue, 12 Dec 2023 22:45:09 +0000 https://localhost:8000/?p=41751 A sabatina dos dois indicados será realizada de forma conjunta. Na pauta, a indicação do senador licenciado e atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do STF e a do subprocurador Paulo Gonet para chefiar a PGR

O post Sabatina conjunta de Dino e Gonet será nesta quarta, veja como vai ser apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem reunião marcada para quarta-feira (13), às 9h. Na pauta, a indicação do senador licenciado e atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a do subprocurador Paulo Gonet para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR). A sabatina dos dois indicados será realizada de forma conjunta.

O relatório da indicação de Gonet (MSF 89/2023), a cargo do senador Jaques Wagner (PT-BA), foi lido na CCJ na última quarta-feira (6). Na mesma data, o senador Weverton (PDT-MA) leu seu relatório da indicação de Flávio Dino (MSF 88/2023). O presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre (União-AP), concedeu vista coletiva dos dois textos.

A sabatina simultânea, inédita, foi um modo encontrado por Davi Alcolumbre (União-AP), para agilizar o processo das indicações considerando a proximidade do recesso parlamentar. Esses cargos estão em aberto desde setembro – o que torna este o maior tempo de espera em um governo Lula.

A dinâmica de funcionamento da sabatina será com perguntas feitas em bloco, com a previsão de três a cinco senadores que perguntam por bloco. Ao fim da sabatina, há uma votação entre membros da CCJ e independente do que a CCJ definir, Dino e Gonet vão a votação em plenário, onde ambos precisam de pelo menos 41 votos dos senadores para assumirem os cargos.

Confira vídeo sobre o tema:

 

 


Saiba mais sobre os sabatinados

Dino
Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís (MA), em 1968. É advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Tem mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), de 2002 a 2006. Foi juiz federal por 12 anos, e exerceu os cargos de secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da presidência do Supremo.

De 2007 a 2011, foi deputado federal. Em seguida, presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de 2011 até 2014, quando se elegeu governador do Maranhão pela primeira vez. Governou o estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022 e licenciou-se do cargo de governador em abril de 2022 para concorrer pela primeira vez ao Senado. Assumiu o mandato em 2023, mas logo se licenciou para chefiar o Ministério da Justiça.

Gonet
Paulo Gustavo Gonet Branco, 62 anos, é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o doutorado, e tem mestrado em direito pela Universidade de Essex (Reino Unido). O indicado passou em primeiro lugar nos concursos para promotor de Justiça do Distrito Federal, em 1986, e procurador da República, em 1987, tendo optado pela carreira do Ministério Público Federal.

Em 2012, foi promovido por merecimento para o cargo de subprocurador-geral da República e, desde setembro deste ano, atua como procurador-geral eleitoral interino. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gonet é professor universitário. É coautor, junto com o ministro do STF Gilmar Mendes, do livro Curso de Direito Constitucional, obra vencedora do Prêmio Jabuti em 2008.

Com informações da Agência Senado

 

O post Sabatina conjunta de Dino e Gonet será nesta quarta, veja como vai ser apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Javier Milei é o novo presidente eleito da Argentina https://canalmynews.com.br/internacional/javier-milei-e-o-novo-presidente-eleito-da-argentina/ Sun, 19 Nov 2023 23:56:24 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=41294 Com vitória reconhecida pelo adversário, Massa, antes dos números oficiais

O post Javier Milei é o novo presidente eleito da Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Javier Milei foi eleito neste domingo (19) presidente da Argentina, com reconhecimento da vitória por Massa antes dos números oficiais.

No dia 10 de dezembro de 2023, Milei toma posse.

Confira cobertura ao vivo do Canal MyNews:

O post Javier Milei é o novo presidente eleito da Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Maior produção de biodiesel não gera concorrência com Petrobras, diz Ubrabio https://canalmynews.com.br/brasil/maior-producao-de-biodiesel-nao-gera-concorrencia-com-petrobras-diz-ubrabio/ Fri, 17 Nov 2023 17:47:29 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=41283 A União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio) divulgou nesta sexta-feira (17), nota em que esclarece

O post Maior produção de biodiesel não gera concorrência com Petrobras, diz Ubrabio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio) divulgou nesta sexta-feira (17), nota em que esclarece que o aumento da produção nacional de biodiesel não estabelece concorrência com a Petrobras no mercado interno de diesel fóssil.

A nota é divulgada em meio às discussões em torno do aumento da produção nacional de biodiesel, que ocorrem entre o governo federal e o Congresso Nacional.

 

A íntegra da nota

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), diante das manifestações veiculadas na imprensa em favor do aumento da mistura do biodiesel no diesel fóssil, reforça que a consolidação deste plano não afetará o comportamento da produção interna de diesel fóssil.

A ampliação da mistura do biodiesel para 15% a partir de 2024 (B15), ou mesmo para o percentual de 20% (B20), em nada impactaria a produção nacional de diesel fóssil (Diesel A) uma vez que a necessidade de importação do diesel de petróleo deve crescer além da capacidade interna de produção.

Segundo dados da Empresa Nacional de Pesquisa Energética (EPE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da produção interna de diesel fóssil será da ordem de 5 bilhões de litros por ano e a necessidade de importação será crescente, atingindo cerca de 19 bilhões de litros em 2032.

Manifestações do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP)/Leggio e do Tribunal de Contas da União (TCU), publicadas em 2022, também apontam o contínuo cenário de ampliação da dependência externa de diesel fóssil.

A Petrobras alcançou neste ano 97,3% de utilização recorde de sua capacidade de refino. Mesmo com os investimentos programados em ampliação pela petroleira, o país continuará dependente de combustível importado.

A ampliação da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco – RneST, juntamente com o incremento do Biodiesel até B20, tornaria o Brasil mais próximo da autossuficiência de combustíveis do Ciclo Diesel. Esse é o esforço que todos devemos buscar para promover mais segurança energética no país. Portanto, não concordamos que sejam projetos excludentes ou antagônicos.

Em resumo, o progressivo aumento da produção do biodiesel mitigará a dependência por diesel importado, não concorrendo com a produção nacional.

Assim, não há competição do setor de biodiesel com a Petrobras no mercado doméstico. A própria estatal, por meio da subsidiária Petrobras Biocombustível – Pbio, é uma grande produtora de biodiesel.

 

Descarbonização

A Ubrabio acredita que é fundamental aperfeiçoar, cada vez mais, os combustíveis.

No Ciclo Diesel, por exemplo, o Brasil ainda utiliza significativa parcela do Diesel S500 (500 partes por milhão de enxofre). Trata-se de um combustível banido em praticamente todo hemisfério norte por ser prejudicial à saúde humana, inclusive sendo considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e também conforme publicado em nota técnica da ANP em 2022.

A melhoria do combustível fóssil, sobretudo o S500, é desejável e pode ser alcançada por meio da produção do diesel co-processado (Diesel RX), conforme amplamente divulgado pela Petrobras.

Em consonância com a Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), a Ubrabio entende que é preciso avançar, como o próprio governo tem defendido, nos combustíveis do futuro – projeto de lei que trata do bioquerosene, diesel verde, etanol e biodiesel, que já se encontra sob análise do Congresso Nacional.

O post Maior produção de biodiesel não gera concorrência com Petrobras, diz Ubrabio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Afinal, o que é ABIN? Saiba aqui o que é e como funciona! https://canalmynews.com.br/politica/afinal-o-que-e-abin-saiba-aqui-o-que-e-e-como-funciona/ Mon, 23 Oct 2023 03:02:34 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=40770 Com o escândalo de espionagem exposto pela Polícia Fedaral durante o governo Bolsonaro, João Bosco Rabello para conta, no MyNews Explica, a origem e a missão da Abin

O post Afinal, o que é ABIN? Saiba aqui o que é e como funciona! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nesta sexta-feira (20), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal como parte de operação para apurar o uso ilegal de um sistema secreto israelense de monitoramento de geolocalização de celulares (FirstMile) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

No MyNews Explica, João Bosco Rabello conta a origem e a missão da Abin – Agência Brasileira de Inteligência-, que sucedeu ao extinto SNI – Serviço Nacional de Informações -, braço da ditadura militar que espionou, investigou, julgou e condenou adversários do regime de exceção. Extinto por Fernando Collor, primeiro presidente civil eleito após a ditadura, o SNI foi sucedido pela Abin, para resgatar o conceito democrático de uma estrutura de inteligência de Estado: o de fornecer informação estratégica para dar ao presidente da República capacidade de antecipação e ação preventiva.

Ao reeditar o governo militar instalado em 64, nos seus métodos e fins, Bolsonaro transformou a Abin no seu SNI pessoal, espionando políticos, jornalistas, advogados e juízes, conforme prenunciara na célebre reunião ministerial de 2020, em que selou a demissão de Sérgio Moro para ter o controle da PF e da própria Abin. Deu no que deu.

Assista:

O post Afinal, o que é ABIN? Saiba aqui o que é e como funciona! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Surpresa: Sergio Massa larga na frente de Milei na Argentina com mais de 36% e confirma 2° turno! https://canalmynews.com.br/politica/surpresa-sergio-massa-larga-na-frente-de-milei-na-argentina-com-mais-de-36-e-confirma-2-turno/ Mon, 23 Oct 2023 02:11:07 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=40765 Em cobertura inédita do Canal MyNews, Afonso Marangoni, Mara Luquet e Sylvia Colombo acompanham todo o processo das Eleições Argentinas com convidados, análises e o exato momento da apuração que firmou a disputa para o segundo turno entre Sergio Massa e Javier Milei. Confira!

O post Surpresa: Sergio Massa larga na frente de Milei na Argentina com mais de 36% e confirma 2° turno! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma cobertura mais do que especial das eleições da Argentina deste domingo, 22 de outubro de 2023: com 5 horas de convidados, análises e resultados – tudo AO VIVO!

Mara Luquet, Afonso Marangoni e Sylvia Colombo receberam jornalistas, analistas e professores: logo no início, Luis Fernando Vitalhano. Seguido de Luiz Carlos Azedo, Rodrigo de Almeida, Alexandre Borges, Thiago Rodrigues e Fábio Zambeli. Imperdível!

Para lembrar, em agosto houve as primárias, que são obrigatórias para todas as coligações. Um dos objetivos dessa votação é tirar do pleito os candidatos nanicos e manter só os que realmente têm chances. Além disso, as primárias são consideradas uma espécie de ensaio para o que deve acontecer no primeiro turno. O resultado deste ano foi quase um empate triplo:

  • Javier Milei em primeiro, com 29,86%
  • A coligação de Patricia Bullrich em segundo, com 28%
  • A frente política de Sergio Massa em terceiro, com 27,27%

A transmissão terminou com o surpreendente resultado de Sergio Massa com 36,43% dos votos válidos, contra o candidato Javier Milei, que tinha 30,12% – largando, assim, à frente de Milei.

Confira:

O post Surpresa: Sergio Massa larga na frente de Milei na Argentina com mais de 36% e confirma 2° turno! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Paulinho da Viola faz cirurgia e passa bem https://canalmynews.com.br/mais/paulinho-da-viola-faz-cirurgia-e-passa-bem/ Mon, 31 Jul 2023 17:59:33 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38674 Depois de um mal estar antes de uma apresentação em Três Rios, no domingo, Paulinho da VIola foi internado

O post Paulinho da Viola faz cirurgia e passa bem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Depois de um mal estar antes de uma apresentação em Três Rios, no domingo, o cantor e compositor carioca foi internado na Casa de Saúde São Vicente , no Rio, onde detectou-se um pequeno sangramento que impôs a cirurgia.

Após avaliações médicas serão avaliadas as apresentações já agendadas pelo artista em diversos estados dentro da turnê comemorativa de seus 80 anos.

 

Abaixo, o boletim médico enviado pela assessoria:

O paciente Paulo Cesar Baptista de Faria (Paulinho da Viola) foi internado ontem na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, devido a um sangramento digestivo cujos exames revelaram como etiologia um GIST de intestino delgado. Com esse diagnóstico, foi submetido a uma enterectomia para tratamento dessa lesão. A operação transcorreu normalmente e o paciente passa bem.

Dr. Octávio Vaz – Cirurgião
Dr. Antônio José Carneiro – Gastroenterologista

O post Paulinho da Viola faz cirurgia e passa bem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Caso Marielle: delação premiada leva a prisão e abre a porteira da investigação https://canalmynews.com.br/politica/caso-marielle-delacao-premiada-leva-a-prisao-e-abre-a-porteira-da-investigacao/ Sat, 29 Jul 2023 01:28:24 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38667 Confira programa do Canal sobre o tema

O post Caso Marielle: delação premiada leva a prisão e abre a porteira da investigação apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-sargento do Corpo de Bombeiros, Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, foi transferido da sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro para unidade do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília. Suel foi transportado na tarde desta terça-feira (25) em um avião da PF, acompanhado de agentes da corporação.

Maxwell Simões Corrêa foi preso nesta segunda-feira (24), no âmbito da Operação Élpis, deflagrada pela Polícia Federal e pela Força Tarefa Marielle e Anderson (FT-MA), junto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Questionado pela Agência Brasil sobre os detalhes da transferência, o Ministério da Justiça e Segurança Pública diz que, por segurança, ” não fornece informações sobre transferência de presos”.

A justiça considera que as provas apresentadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apontam a ligação do ex-bombeiro com o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela Anderson Gomes, antes, durante e depois do crime.

A prisão foi baseada em informações da delação premiada do ex-policial militar Élcio Queiroz, preso desde 2019, que declarou ter sido o motorista do veículo usado no crime. Segundo a delação, o ex-policial Ronnie Lessa foi o autor dos disparos que provocaram as mortes de Marielle, de Anderson e ainda feriram a assessora Fernanda Chaves.

Segundo o MPRJ, antes do crime, Maxwell Simões Corrêa participou da vigilância da vereadora, e depois, trocou as placas do veículo usado nos assassinatos, jogou fora as cápsulas e munições usadas e providenciou o desmanche do carro. O ex-bombeiro também seria responsável por manter financeiramente a família de Élcio Queiroz, assim como por arcar com as despesas de sua defesa.

Defesa

A defesa de Maxwell Simões Corrêa informou que ainda não tem condição de se manifestar sobre a prisão do cliente. “A defesa teve acesso ontem aos autos, porém ainda não terminou o estudo do caso para se manifestar no momento”, disse a advogada Fabíola Garcia à Agência Brasil.

Ainda segundo a advogada, o cliente passou por uma audiência de custódia ontem na Superintendência da PF, onde permaneceu desde que foi preso pela manhã. “[A audiência foi] apenas para constar para o cumprimento do mandado de prisão”.

A defesa de Ronnie Lessa alega que o cliente é inocente.

Avanço

O promotor do MPRJ, Eduardo Martins, disse que após cinco anos do crime, enquanto muitos achavam que não seria possível avançar nas investigações sobre os assassinatos, a delação vai permitir chegar a outros eventuais participantes do crime e possivelmente chegar aos mandantes. “Com isso, esclarecemos muitos detalhes que estavam obscuros, detalhes ainda sobre a execução que permaneciam obscuros e a partir daqui a Polícia Federal e o Ministério Público vão prosseguir na tentativa de identificar os demais partícipes do crime”, apontou em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Para o coordenador do Gaeco, promotor Fábio Corrêa de Mattos Souza, o trabalho realizado pela PF e pela MP, que resultou na delação, foi de muita paciência e perseverança e “abre uma perspectiva de revisitar todas as provas que foram amealhadas anteriormente, no sentido de ratificar e ampliar os aspectos dessa investigação”.

O coordenador afirmou também que as instituições estão buscando e oferecendo respostas ao longo do período de investigação.

“Cada vez mais, mais detalhes do que aconteceu efetivamente naquela noite estão sendo descortinado e a ideia é que se apresente no momento do júri tudo que efetivamente aconteceu. Todas as questões já postas, foram ratificadas e cada vez mais ampliadas”.

Reunião

Nesta segunda-feira (24), representantes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e familiares de Marielle Franco e Anderson Gomes se reuniram com integrantes do MPRJ e da Polícia Federal. De acordo com a DPRJ, o encontro serviu para atualizar as informações sobre as investigações do crime, principalmente depois da prisão de Maxwell Simões Corrêa.

“Os desdobramentos do caso também abrem a possibilidade para que outras linhas de investigação permitam aprofundar a apuração dos mandantes desse crime”, diz a defensoria em nota.

O defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ, Fábio Amado, que está à frente do caso, disse que “a reunião também foi crucial para reforçar a importância de garantir o acesso dos familiares à investigação, algo já autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em abril deste ano”.

Na reunião, Marinete da Silva, a mãe de Marielle, agradeceu aos investigadores pelo avanço nos trabalhos e revelou que a família ficou mais esperançosa com os últimos acontecimentos, mas aguarda pela definição de quem foi o mandante do crime.

“Vamos continuar lutando e agradecendo toda a equipe que tem se empenhado ao máximo para condenar e chegar aos culpados pelo assassinato de Marielle e Anderson. Estamos nas vésperas do aniversário dela, dia 27 de julho, e a gente vai continuar na luta!”

O crime ocorreu no dia 14 de março de 2018, por volta das 21h30, na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na região central da capital. Os dois foram mortos a tiros dentro de um carro. A assessora também estava no veículo, mas sobreviveu aos ferimentos.

 


 

Mara Luquet e João Bosco Rabello falam dos desdobramentos. Confira:

O post Caso Marielle: delação premiada leva a prisão e abre a porteira da investigação apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
EXCLUSIVO: Sylvia Colombo entrevista o presidente Santiago Peña https://canalmynews.com.br/politica/exclusivo-sylvia-colombo-entrevista-o-presidente-santiago-pena/ Sat, 29 Jul 2023 01:02:52 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38659 Saiba o que pensa o presidente Santiago Peña sobre Mercosul, moeda única, integraçao e Lula

O post EXCLUSIVO: Sylvia Colombo entrevista o presidente Santiago Peña apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Sylvia Colombo entrevista um dos mais jovens mandatários da região, o recém-eleito Santiago Peña, 44, conversou com exclusividade com o MyNews a poucos dias de tomar posse como presidente do Paraguai, no dia 15 de agosto.

Em sua passagem por São Paulo, Peña nos contou que pretende aproximar-se do presidente Lula, apesar das diferenças ideológicas, e avançar em pautas comuns, como o acordo do Mercosul com a União Europeia, a integração regional e obras de engenharia que conectem os países. O paraguaio, porém, não está de acordo com a implementação de uma moeda comum no bloco, ideia debatida entre Brasil e Argentina.

 

Confira aqui a entrevista completa: 


Vem para o Time de Membros do MyNews!
https://bit.ly/3J3BWpY

Para acessar o conteúdo exclusivo no YouTube, primeiro clique em Playlist e depois em Membros.

Receba conteúdos exclusivos:
– Bate-papo e entrevistas exclusivas;
– Espaço Você Colunista;
– Promoções;
– Clube do Livro do MyNews: https://bit.ly/3sHBeH6
Além disso, tenha seus comentários destacados no chat ao vivo e nos vídeos.

 

O post EXCLUSIVO: Sylvia Colombo entrevista o presidente Santiago Peña apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Marcio Pochmann é confirmado novo presidente do IBGE https://canalmynews.com.br/brasil/marcio-pochmann-e-confirmado-novo-presidente-do-ibge/ Thu, 27 Jul 2023 10:01:51 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38609 Economista presidiu Ipea e concorreu à prefeitura de Campinas

O post Marcio Pochmann é confirmado novo presidente do IBGE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O economista Marcio Pochmann teve o nome confirmado para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disse nesta quarta-feira (26) o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Ele substituirá Cimar Azeredo, funcionário de carreira e ex-diretor de Pesquisas do Instituto, que presidia o órgão de forma interina desde 3 de janeiro.

“O Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do IBGE e não tem nenhum ruído quanto a isso”, declarou Paulo Pimenta ao deixar o Palácio da Alvorada. O secretário de Comunicação Social reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma infiltração no quadril feita nesta quarta.

Figura histórica ligada ao PT, Pochmann presidiu o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo (fundação do PT voltada a elaboração de estudos, debates e pesquisas). De 2007 a 2012, comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 2012 e 2016, Pochmann disputou a prefeitura de Campinas (SP), mas perdeu as duas eleições. Em 2018, coordenou o programa econômico do então candidato à presidência da República pelo PT Fernando Haddad. No fim do ano passado, após a eleição de Lula, o economista fez parte da equipe de transição do governo, participando do grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Membro da corrente de economistas ligada à Universidade de Campinas (Unicamp), caracterizada pela defesa do desenvolvimentismo econômico e da indústria nacional, Pochmann acumula pesquisas nas áreas de desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.

Interino

Nos quase sete meses em que ficou à frente do IBGE, o atual presidente, Cimar Azeredo, enfrentou desafios como a conclusão do Censo de 2022, prejudicado após sucessivos adiamentos. Com o apoio da ministra do Planejamento, Simone Tebet, Azeredo coordenou um mutirão que incluiu quase 16 milhões de brasileiros na contagem populacional.


 

Confira vídeo do Canal sobre o tema:

 

 

 

Vem para o Time de Membros do MyNews!
https://bit.ly/3J3BWpY

Para acessar o conteúdo exclusivo no YouTube, primeiro clique em Playlist e depois em Membros.

Receba conteúdos exclusivos:
– Bate-papo e entrevistas exclusivas;
– Espaço Você Colunista;
– Promoções;
– Clube do Livro do MyNews: https://bit.ly/3sHBeH6
Além disso, tenha seus comentários destacados no chat ao vivo e nos vídeos.

O post Marcio Pochmann é confirmado novo presidente do IBGE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Chegou o dia do Clube do Livro de julho! https://canalmynews.com.br/clube-do-livro/chegou-o-dia-do-clube-do-livro-de-julho/ Tue, 25 Jul 2023 19:52:25 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38595 Hoje, 24/07, às 17h, a jornalista Myrian Clark e o jornalista, roteirista, autor de 8 livros André Barcinski, estarão esperando você para uma conversa imperdível!

O post Chegou o dia do Clube do Livro de julho! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Hoje, 24/07, às 17h, a jornalista Myrian Clark e o jornalista, roteirista, autor de 8 livros André Barcinski, estarão esperando você para uma conversa imperdível!

No centro desse papo o livro do mês do MyNews : “O álbum branco”, obra de autoria da escritora Joan Didion.

Mais tarde, às 20h, os leitores participam do encontro literário via Google Meet: https://meet.google.com/bqh-qujf-mjp

VENHA:

O post Chegou o dia do Clube do Livro de julho! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Planos de Previdência devem assumir mais riscos em suas carteiras https://canalmynews.com.br/mynews-previdencia/planos-de-previdencia-devem-assumir-mais-riscos-em-suas-carteiras/ Tue, 11 Jul 2023 16:25:40 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38449 Quem contribui ao INSS, agora, pode ingressar em um plano de previdência em um fundo de pensão

O post Planos de Previdência devem assumir mais riscos em suas carteiras apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O público que compra previdência privada aberta pode, agora, poupar para aposentadoria em um fundo de previdência privada fechada, ou seja, um fundo de pensão que costuma ter taxa de administração mais baixa e gestão qualificada.

Há 3 anos, a participação em fundos de pensão era limitada aos funcionários públicos ou empregados de empresas privadas com fundo de pensão.

“Houve uma mudança e a pessoa que contribuiu ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a ter acesso a alguns fundos de pensão”, explicou o diretor da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), João Carlos Ferreira, também diretor financeiro da Value Prev, durante entrevista ao Canal My News Vida & Previdência.

Recentes mudanças no estatuto da Abrapp permitiram, primeiro, o ingresso de familiares dos participantes. Depois, de pessoas contribuintes do INSS. Não precisa ser empregado da entidade. Segundo João Carlos Ferreira, a Value Prev já assinou o termo de acordo para ampliar seu público, com a adesão de novas pessoas, sem vínculo com a entidade.

O Value Prev tem como patrocinadoras, a Hewlett Packard Enterprise (HPE)., HP Financial Services Brasil, Enterprise Services Brasil Serviços de Tecnologia Ltda., MICRO FOCUS Brasil Serviço de Tecnologia. Hoje, a entidade tem 600 aposentados e 3,5 mil participantes com contribuição definida – formato que se tornou uma tendência global, com menos riscos para a entidades que patrocinam os fundos fechados.

João Carlos Ferreira dá 3 dicas para quem pensa em acumular para a aposentadoria: começar cedo, olhar o custo da instituição e se informar sobre o perfil do plano.

“A vantagem de quem começa a poupança previdenciária com 25 anos de idade, é poder assumir mais risco. As pessoas com mais de 50 anos também conseguem acumular recursos por uns 20 anos para formar poupança para a aposentadoria, só que a subida será mais inclinada e difícil”, explica o diretor da Abrapp.

Assista à entrevista completa aqui:

O post Planos de Previdência devem assumir mais riscos em suas carteiras apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como obrigar o cérebro a poupar para a aposentadoria https://canalmynews.com.br/mynews-previdencia/como-obrigar-o-cerebro-a-poupar-para-a-aposentadoria/ Thu, 06 Jul 2023 15:57:46 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38375 Vera Rita Ferreira, psicanalista, doutora em psicologia econômica e presidente da IAREP

O post Como obrigar o cérebro a poupar para a aposentadoria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“É muito difícil guardar dinheiro para a aposentadoria porque as pessoas gostam mesmo é de gastar o dinheiro com as necessidades imediatas: um presente, um passeio, um bom restaurante”, diz Vera Rita Ferreira em entrevista ao My News Vida & Previdência. Vera Rita é especialista em psicologia econômica e psicanalista, além de presidente da IAREP (International Association for Research in Economic Psychology.

“É muito difícil abrir mão de uma parte da renda mensal para algo que será recebido só lá na frente, principalmente, porque não ganhamos o suficiente para fazer tudo o que desejamos no presente, explica Vera Rita Ferreira para a jornalista Mara Luquet.

Para a especialista, quando a pessoa tem dinheiro na mão, ela quer satisfazer as necessidades e desejos do momento.

De acordo com a expert em economia e mente humana, ao longo da evolução humana, o cérebro não acompanhou o desenvolvimento tecnológico na área de saúde e longevidade. Hoje, muitas pessoas superam os 100 anos.

Além da extensa longevidade, há outro agravante: o cérebro não reconhece quando nós guardamos dinheiro para nós mesmos. “O cérebro decodifica o ato de poupar para o futuro como dar dinheiro a um estranho no meio da rua”, diz a especialista em psicologia econômica.

Segundo Vera Rita, uma arma secreta para quem não consegue guardar dinheiro para o futuro é programar aplicações de forma automática. Ou seja, uma parte migra para algum fundo de investimento antes de ficar disponível na conta corrente da pessoa.

Assista a entrevista da Vera Rita, com outras dicas de poupança para a aposentadoria, aqui no Canal My News:


 

Vem para o Time de Membros do MyNews!

Se inscreva no Canal MyNews Vida & Previdência do YouTube!

O post Como obrigar o cérebro a poupar para a aposentadoria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como o FGC funciona e como isso afeta você https://canalmynews.com.br/economia/como-o-fgc-funciona-e-como-isso-afeta-voce/ Sat, 24 Jun 2023 17:03:24 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38252 Mara Luquet entrevista Daniel Lima, diretor executivo do FGC

O post Como o FGC funciona e como isso afeta você apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como o FGC funciona e como pode ajudar o investidor?

Apesar de o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada, proteger correntistas, poupadores e investidores em caso de problemas com as instituições financeiras, o diretor executivo do FGC, Daniel Lima, explica que o investidor, com recursos superiores aos R$ 250 mil, aplicados em bancos, deve prestar atenção nas demonstrações financeiras da instituição, pesquisar dados no Banco Central e acompanhar notícias do banco em sites e redes sociais.

“É importante não deixar de fazer a análise de risco da instituição financeira”, explica o diretor do FGC, Daniel de Lima. Segundo ele, o FGC monitora muito de perto a saúde dos bancos e das financeiras. “São 220 financeiras que a gente tem aqui no país. O sistema financeiro no Brasil é muito sólido. Vez ou outra acontece um evento de quebra, dentro de um padrão considerado normal, porque nem todos os negócios vão prosperar”, afirma.

De acordo com Lima, o FGC é suficiente para enfrentar possíveis quebras no mercado brasileiro, com conforto, com recursos bem dimensionados para períodos de incerteza no mercado.

Quando há decretada liquidação extrajudicial do banco, por exemplo, o FGC faz o pagamento do limite de até R$ 250 mil por CPF.

O diretor executivo do FGC conta que, em 2018, foi criado mais um limite, que é de R$ 1 milhão no horizonte de 4 anos. “Trata-se de um mecanismo de proteção que, se abusar do seu uso, cria problemas para este mecanismo”, diz.

O FGC, além de pagar a garantia, procura recuperar o máximo o dinheiro no processo de liberação. Para isso, há uma demanda por documentos. “Isso deixa algumas pessoas impacientes, mas esse é o custo da segurança”, afirma.

Até o momento, o FGC  já pagou mais de R$ 10 bilhões em garantias. Dentro dos bilhões, há dezenas de milhões esquecidos por pessoas que, na avaliação de Daniel, representa um número ínfimo.

Veja a entrevista completa aqui:

O post Como o FGC funciona e como isso afeta você apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moraes retira sigilo das mensagens do celular de Mauro Cid https://canalmynews.com.br/politica/moraes-retira-sigilo-das-mensagens-do-celular-de-mauro-cid/ Fri, 16 Jun 2023 21:04:26 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38102 As conversas que constam de um relatório da Polícia Federal, agora revelado, trazem à tona um roteiro para um golpe de Estado

O post Moraes retira sigilo das mensagens do celular de Mauro Cid apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu tornar público nesta sexta-feira, 16, o conteúdo das conversas obtidas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. As conversas que constam de um relatório da Polícia Federal, agora revelado, trazem à tona um roteiro para um golpe de Estado.

O ministro justificou sua decisão em decorrência da divulgação, pela imprensa, de trechos do documento que descreve os diálogos encontrados no celular de Mauro Cid. As mensagens, agora acessíveis a todos, estão AQUI.

No mesmo despacho em que derrubou o sigilo do relatório, o ministro determinou que o diretor-geral da Polícia Federal instaure, “de forma imediata”, procedimento para apurar o vazamento de documentos sigilosos, o que pode configurar crime.

Despacho Alexandre De Moraes

O post Moraes retira sigilo das mensagens do celular de Mauro Cid apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lei Athis no MyNews Entrevista: Nadia Somekh https://canalmynews.com.br/politica/lei-athis-mynews-entrevista-nadia-somekh/ Wed, 14 Jun 2023 17:52:49 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38066 Nadia é a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

O post Lei Athis no MyNews Entrevista: Nadia Somekh apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nem todas as pessoas tem acesso à moradia digna. Muitas das vezes não possuem o básico, que é um banheiro em casa. Neste episódio do MyNews Entrevista, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, Nadia Somekh, comenta sobre o problema das moradias precárias no país. E o que é a Lei Athis.

Está imperdível! Confira aqui:

O post Lei Athis no MyNews Entrevista: Nadia Somekh apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Encontro da Diretoria e Membros Parceiros https://canalmynews.com.br/membros/encontro-da-diretoria-e-membros-parceiros/ Tue, 13 Jun 2023 13:40:07 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38052 O encontro será recheado de descontração, trocas, sugestões e conversas de bastidores

O post Encontro da Diretoria e Membros Parceiros apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
CHEGOU O DIA DO ENCONTRO!  #MyNews 🎉

Hoje, dia 13/06,  a diretoria se reúne com os membros parceiros e apoiadores para aquela reunião virtual que só a gente sabe fazer. 

O encontro, às 20h, será recheado de descontração, trocas, sugestões e conversas de bastidores 👀

📝 Já ativa aí o sininho, coloca o lembrete no celular e vem que estamos esperando vocês!

O link para os membros parceiros está disponível no youtube e o link da live para os apoiadores está logo abaixo:

 

O post Encontro da Diretoria e Membros Parceiros apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Refugiados da Guerra | Expedição VV + MyNews https://canalmynews.com.br/expedicao-mynews/refugiados-da-guerra-expedicao-vv-mynews/ Wed, 31 May 2023 17:09:07 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=37891 Nesta Expedição Voluntária VV + MyNews, sob o comando de Mariana Serra, CEO da VV e com a participação da jornalista Mara Luquet, nossa equipe vai atuar em abrigos na região que mais recebe refugiados da Guerra na Ucrânia: Radymno, na Polônia!

O post Refugiados da Guerra | Expedição VV + MyNews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

O que faremos

Nossa equipe de voluntários vai atuar na região de Radymno, na Polônia, cidade próxima à fornteira com a Ucrânia que mais recebeu refugiados durante a guerra. 

Os abrigos parceiros da VV no local seguem recebendo refugiados, principalmente mulheres e crianças, que deixaram seus lares e vidas para trás e vivem agora uma realidade incerta e sem perspectiva de voltar à normalidade.

Nosso trabalho será auxiliar os abrigos em sua organização, administração e estrutura, além de oferecer suporte aos refugiados com apoio psicológico, logístico e o que mais se apresentar de acordo com as demandas locais.

Estará conosco nessa ação, Mariana Serra, co-fundadora e CEO da VV, com experiência liderando dezenas de expedições voluntárias no Brasil e no mundo e que já comandou outras quatro outras ações anteriores com os refugiados ucranianos. Com ela, teremos a presença da nossa jornalista e fundadora Mara Luquet – que irá registrar toda a ação e compartilhar com o grupo valiosos contextos geopolíticos para entendermos ainda mais a importância de nosso trabalho voluntário.

 

 

Sobre o destino

A guerra da Ucrânia está em seu segundo ano e é considerada como o pior conflito militar na Europa desde a 2a Guerra Mundial. E para dificultar: não há qualquer perspectiva de um fim até o momento.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou os ataques ao território ucraniano que incluíram até mesmo bombardeios à capital Kiev. Uma proporção de ataque que nem os maiores especialistas poderiam prever.

Além de baixas de ambos os lados, destruição de cidades inteiras, medo e todo o terror que envolve uma guerra, as maiores vítimas, os cidadãos ucranianos que tiveram que abandonar suas vidas e familiares em função da guerra seguem precisando de ajuda cada vez mais.

Foto: VVolunteer

 

Quando

26 de novembro a 01 dezembro
A chegada deve ser no dia 25/11/23 no aeroporto de Cracóvia até às 17hrs
e a volta no dia 02/12/23 após às 15hrs.

Atuação: 26/11/23 a 01/12/23 (sujeito à alteração)

O que está incluído

– Acomodação (quarto compartilhado)
– Braçadeira: Voluntário VV
– Pick up ida e volta do aeroporto
– Assinatura Comunidade VV (Plano Básico-1 ano)
– Transporte terrestre
– Coordenador VV em campo
– Doação para o abrigo
– Capacitação VV
– Certificado de voluntariado
– E-book: Guia do Voluntário
– Taxas administrativas, governamentais e impostos

INSCREVA-SE OU AUXILIE DE OUTRA FORMA CLICANDO AQUI

O post Refugiados da Guerra | Expedição VV + MyNews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
João Bosco Rabello estreia hoje sua coluna no Mynews https://canalmynews.com.br/politica/joao-bosco-rabello-estreia-hoje-sua-coluna-no-mynews/ Tue, 09 May 2023 01:01:16 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=37519 Coluna traz insights valiosos e análises aprofundadas para os leitores do nosso site

O post João Bosco Rabello estreia hoje sua coluna no Mynews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Estamos muito animados em anunciar que João Bosco Rabello, um dos mais influentes colunistas de política do país, acaba de se juntar ao time do MyNews. Bosco traz uma bagagem acumulada em mais de 45 anos de profissão, em grandes veículos nacionais como O Globo e O Estado de S.Paulo.

Sua chegada é uma grande conquista para nós e estamos empolgados em poder contar com a sua memória e expertise na tradução da política pelo fio da história.

Como testemunha do fim do regime militar e da transição para a democracia até os dias de hoje, sempre presente nos acontecimentos políticos mais importantes e decisivos, Bosco é capaz de trazer insights valiosos e análises aprofundadas para os nossos leitores.

Estamos muito felizes em tê-lo como parte do time MyNews, e com a perspectiva de compartilhar com vocês sua coluna semanal, que estreou hoje, dia 08 de maio. Fiquem ligados no nosso site para não perder nada!

Confira aqui o primeiro texto da Coluna do Bosco no nosso canal.

O post João Bosco Rabello estreia hoje sua coluna no Mynews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Morre Palmirinha Onofre aos 91 anos https://canalmynews.com.br/brasil/morre-palmirinha-onofre-aos-91-anos/ Sun, 07 May 2023 17:05:13 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=37479 Morreu neste domingo, 7 de maio, aos 91 anos, a apresentadora e cozinheira Palmirinha Onofre. Com sua simplicidade e alegria, Palmirinha conquistou um espaço próprio e muito especial na história da TV.

O post Morre Palmirinha Onofre aos 91 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Morreu neste domingo, 7 de maio, aos 91 anos, a apresentadora e cozinheira Palmirinha Onofre, em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril.

“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, escreve a família, em nota.

A apresentadora estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria na TV Bandeirantes, o que possibilitou a descoberta de seu talento por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu lá por cinco anos. Palmirinha passou por emissoras como Band, Record e TV Gazeta. Nos últimos anos, dedicou-se às redes sociais.

Palmirinha, uma instituição brasileira

Com sua simplicidade e alegria, Palmirinha Onofre conquistou um espaço próprio e muito especial na história da TV brasileira e no coração das pessoas. Iniciou sua trajetória na televisão aos 63 anos, e se tornou um símbolo dos que têm disposição em se reinventar e fazem com amor seu trabalho. A equipe do MyNews lamenta a morte de Palmirinha e presta condolências aos familiares e amigos.

O post Morre Palmirinha Onofre aos 91 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>