Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

BRASIL

Afinal, o que é ABIN? Saiba aqui o que é e como funciona!

Com o escândalo de espionagem exposto pela Polícia Fedaral durante o governo Bolsonaro, João Bosco Rabello para conta, no MyNews Explica, a origem e a missão da Abin

por Canal MyNews em 23/10/23 00:34

Nesta sexta-feira (20), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal como parte de operação para apurar o uso ilegal de um sistema secreto israelense de monitoramento de geolocalização de celulares (FirstMile) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

No MyNews Explica, João Bosco Rabello conta a origem e a missão da Abin – Agência Brasileira de Inteligência-, que sucedeu ao extinto SNI – Serviço Nacional de Informações -, braço da ditadura militar que espionou, investigou, julgou e condenou adversários do regime de exceção. Extinto por Fernando Collor, primeiro presidente civil eleito após a ditadura, o SNI foi sucedido pela Abin, para resgatar o conceito democrático de uma estrutura de inteligência de Estado: o de fornecer informação estratégica para dar ao presidente da República capacidade de antecipação e ação preventiva.

Ao reeditar o governo militar instalado em 64, nos seus métodos e fins, Bolsonaro transformou a Abin no seu SNI pessoal, espionando políticos, jornalistas, advogados e juízes, conforme prenunciara na célebre reunião ministerial de 2020, em que selou a demissão de Sérgio Moro para ter o controle da PF e da própria Abin. Deu no que deu.

Assista:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR