Lorenzo Pazolini. Foto: Divulgação
Ex-prefeito de Vitória (Republicanos) supera o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e assegura o comando do Palácio Anchieta
Lorenzo Pazolini (Republicanos) venceu a disputa em segundo turno e foi eleito governador do Espírito Santo nas Eleições 2026. O ex-prefeito de Vitória superou o atual vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) na votação deste domingo, garantindo a liderança do Executivo estadual pelos próximos quatro anos.
A definição do pleito capixaba manteve o cenário observado na primeira etapa da votação, quando Pazolini avançou com vantagem sobre Ferraço. Ao longo de todo o segundo turno, o candidato do Republicanos sustentou a liderança nas pesquisas de intenção de voto, impulsionado pelo desempenho na Região Metropolitana da Grande Vitória e nas bases do interior do estado.
Com a confirmação da vitória pela Justiça Eleitoral, Pazolini se prepara para assumir o Palácio Anchieta a partir de 2027. Em seus primeiros pronunciamentos pós-apuração, o governador eleito destacou como prioridades de gestão o reforço das políticas de segurança pública, investimentos na infraestrutura de transportes e ações de incentivo ao desenvolvimento econômico regional.