Cooperação em Prol do Bem Público: Participe da Olimpíada e transforme a sociedade Fotos: arquivos pessoais

Cooperação em Prol do Bem Público: Participe da Olimpíada e transforme a sociedade

Educação é o foco

O tempo para participar de uma oportunidade singular e moldar o seu futuro está a poucos dias de acabar. A Olimpíada do Bem Público (OBP) é uma olimpíada similar a outras olimpíadas do conhecimento, mas com foco particular no seu “propósito de vida”. Afinal, você nasceu para impactar o mundo, para ser uma pessoa única nas suas diferenças e talentos, para fazer o bem e contribuir para construir um mundo melhor para todos e todas. Isso é a OBP e sabemos que você, jovem estudante do ensino médio, está pronto para brilhar!

Mas, afinal, o que é o “Bem Público” e por que sua contribuição é tão vital? O Material de Apoio à OBP, disponível no site da iniciativa, explica que o Bem Público vai muito além de serviços governamentais. O Bem Público inclui desde o ar que respiramos e a água limpa que consumimos, até sistemas de educação, saúde, justiça, equidade, direitos humanos e a sustentabilidade ambiental. É o grande elemento equalizador da sociedade, beneficiando a todos, independentemente de sua condição social, e servindo como base para enfrentar os desafios mais complexos do nosso tempo como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. Nesse sentido, compreender e proteger o Bem Público é trabalhar pela dignidade e bem-estar, especialmente daqueles que têm menor acesso aos bens privados.

VEJA: Para estudantes: a quinta Olimpíada do Bem Público

No entanto, o Bem Público enfrenta ameaças persistentes como o problema do seu acesso livre e, portanto, do seu uso excessivo e potencial comprometimento da sua disponibilidade. É nesse contexto que a cooperação emerge como a força motriz para a transformação. A cooperação não é apenas um comportamento, mas uma capacidade fundamental que moldou a história, permitindo a construção de sociedades complexas, instituições e culturas. Cooperação representa a união de esforços, recursos e conhecimentos para um objetivo comum que supera interesses individuais, construindo confiança e prosperidade compartilhada.

A OBP é a sua plataforma para explorar e propor soluções para esses desafios complexos, engajando-se ativamente na construção de um futuro mais justo e sustentável. Imagine o impacto de suas ideias ao abordar questões que se alinham diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como erradicação da pobreza, trabalho decente, saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, cidades sustentáveis e ação climática – áreas onde o cooperativismo e outras formas de colaboração já demonstram resultados tangíveis.

Para a sua carreira e futuro, participar da Olimpíada do Bem Público significa:

Desenvolvimento de Pensamento Crítico e Inovador: Você será desafiado a analisar problemas complexos e a conceber soluções criativas, habilidades altamente valorizadas em qualquer campo profissional, da academia ao mercado financeiro, e essenciais para a transformação educacional e inovação tecnológica.

Aprimoramento da Capacidade de Argumentação e Comunicação: Articular suas ideias de forma clara e persuasiva é uma competência fundamental. A elaboração de um artigo para a OBP lapidará sua escrita e sua capacidade de influenciar.

Posicionamento como Agente de Transformação: Ao se engajar em temas de Bem Público e Sustentabilidade, você se destaca como um profissional consciente e comprometido, um diferencial competitivo muito valorizado em todos os setores da sociedade. O conhecimento aprofundado em ASG (Ambiental, Social e Governança), por exemplo, é cada vez mais procurado e necessário em todas as indústrias.

Networking e Reconhecimento: A OBP é uma vitrine para o seu talento, conectando você a uma rede de pensadores, educadores e inovadores. O reconhecimento em um concurso como este pode abrir portas para oportunidades acadêmicas, bolsas de estudo e até mesmo colaborações profissionais.

Impacto Real: Suas ideias podem inspirar pequenas e grandes mudanças, fortalecendo vínculos e incentivando atitudes positivas que beneficiem muitas pessoas.

Premiação Generosa: Além de todos os ganhos listados acima, a FGV EPPG oferece bolsas integrais de quatro anos, acrescido de viagens, laptops e tablets doados pelos parceiros e apoiadores da OBP.

A cooperação em prol do Bem Público é um compromisso coletivo com o presente e o futuro. O Bem Público envolve tudo aquilo que promove o bem-estar coletivo, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano em suas várias dimensões. Proteger o meio ambiente, garantir acesso à cultura ou estimular a participação política são formas de zelar por este Bem.

Não perca a chance de ter sua voz ouvida e de ser parte ativa desta construção. A ação coletiva pode superar grandes desafios e garantir a sustentabilidade dos recursos comuns. Suas ideias são o ponto de partida para essa mudança.

O prazo final para inscrição se encerra em alguns dias, dia 30 de setembro. Este é o seu momento de agir. Use sua criatividade, seu propósito de vida e sua paixão para apresentar propostas reais de cooperação que promovam o Bem Público. Cada contribuição conta para um futuro mais justo, acolhedor e desenvolvido.

Participe da Olimpíada do Bem Público.

Sua visão pode ser a inspiração que o mundo precisa!

Site da OBP: https://eppg.fgv.br/olimpiada-do-bem-publico

Sobre os autores

Edson Kenji Kondo – Coordenador-Geral da Olimpíada do Bem Público (OBP), Diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EPPG). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, extensão em economia pela Universidade de Colorado em Boulder, e mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Elvira Cruvinel Ferreira – Coordenadora executiva da OBP, doutora e professora na FGV; chefe da Universidade Banco Central, servidora do BC há 30 anos, liderou e participou de projetos sobre Inovação em gestão de pessoas, finanças sustentáveis, cidadania financeira, inclusão financeira e educação financeira; conselheira no Instituto Cooperforte.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados