CPI das Câmeras da Alerj realiza oitiva com principais ladrões de carros do RJ Foto: Celso Lima

CPI das Câmeras da Alerj realiza oitiva com principais ladrões de carros do RJ

Parlamentares visitam presídios no estado do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (15), deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) visitaram unidades prisionais do Complexo de Gericinó para interrogar criminosos presos por roubos de carros no estado. A ação faz parte da CPI que investiga empresas de videomonitoramento, seguradoras e associações de proteção veicular.

De acordo com investigações da Alerj, seguradoras podem lucrar com o aumento de roubos de veículos no Rio de Janeiro. Participaram da oitiva nos presídios os parlamentares Alexandre Knoploch (PL), presidente da CPI, Filippe Poubel (PL), Alan Lopes (PL), Rodrigo Amorim (PTB) e Marcelo Dino (União), todos da base do governador Cláudio Castro (PL). Os criminosos ouvidos foram Vinicius Sebastian dos Santos Catrinck, o Capetão; Thiago Fernandes Virtuoso, o Tio Comel; Gildásio Esteves Lima; Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha da CDD; e Jefferson Dias Lino, o Rouba Cena.

VEJA: Eduardo Paes defende Malafaia: ‘Mexeu com Silas, mexeu comigo’

O objetivo da CPI é mapear o fluxo de dinheiro que sai do crime e, muitas vezes, retorna a empresas que prometem proteção ou recuperação de automóveis roubados. Todas as entrevistas foram gravadas, e o material será submetido ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) no âmbito da CPI. Os parlamentares acreditam que as gravações em vídeo podem ajudar promotores e investigadores a analisar as declarações dos detentos e verificar se há ligação entre quadrilhas especializadas em roubo e clonagem de veículos e empresas de proteção veicular ou seguradoras.

A CPI foi aberta em 16 de junho deste ano e investiga empresas privadas responsáveis pela instalação de câmeras em locais públicos, sob a presidência de Alexandre Knoploch. Em fevereiro, o MyNews revelou detalhes sobre essa nova modalidade de crime em entrevista com o secretário Victor Santos.

NOTA – CPI DAS CÂMERAS

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para apurar possíveis práticas criminosas, realizou, na manhã desta segunda-feira (15), oitiva com os principais criminosos de roubos de veículos que estão presos em Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Após a saída, o presidente da Comissão, Alexandre Knoploch (PL), declarou que os deputados presentes ficaram satisfeitos com os depoimentos colhidos e que serão colocados junto ao processo. E que, após a apuração, tem certeza de que a CPI está no caminho certo.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados