Presidente do Senado anunciou que realizará, no próximo dia 17 de junho, uma sessão para o requerimento de instalação da CPMI
Nesta quinta-feira (22), o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, anunciou que realizará, no próximo dia 17 de junho, uma sessão para o requerimento de instalação da CPMI do INSS. Na ocasião, também serão votados os vetos do governo a projetos de lei aprovados na Câmara e no Senado.
Até o momento, o requerimento para a comissão conta com 41 assinaturas de senadores e 236 de deputados. A menos de um mês da data prevista por Alcolumbre, ainda é preciso definir quem ficará responsável pelas tarefas da CPMI.
“Há o número mínimo de assinaturas, mas houve muitas insinuações sobre a instalação. Quero deixar claro que não há como o presidente do Congresso, tendo respaldo regimental, descumprir o regimento. Ontem consultei as lideranças políticas e fui surpreendido com a falta de acordo sobre quais vetos serão mantidos ou derrubados. Não vou convocar uma sessão do Congresso apenas para tratar da CPMI. Os líderes precisam se reunir o quanto antes, já que teremos uma sessão para deliberar sobre tudo: vetos, CPMI… Vou publicar os itens amanhã (sexta-feira), e a sessão será no dia 17 de junho, antes das festividades de São João”, afirmou Davi Alcolumbre, em Brasília.
VEJA: SC: entenda o final do histórico partido PSDB e o rumo em sua fusão com o Podemos
Nos últimos meses, o escândalo do INSS revisitou por meio de investigações da Polícia Federal. Pelo menos 4,2 milhões de aposentados e pensionistas foram vítimas de cobranças ilegais feitas por entidades associativas conveniadas ao INSS. A operação resultou na saída de Alessandro Stefanutto e na prisão de operadores do esquema, entre eles o lobista conhecido como “Careca do INSS”.
Leia mais: Fim da reeleição no Executivo é aprovado na CCJ do Senado
Criticado pela condução da pasta, Carlos Lupi (PDT) foi demitido por Lula do comando do Ministério da Previdência Social.