Degas Filgueiras Foto: ACSP - Associação Comercial de São Paulo

Degas Filgueiras

Cofundador e investidor da Bewater

Degas Filgueiras, cofundador e investidor da Bewater, apresentou no seminário o trabalho de seu fundo de venture capital, voltado para empresas de tecnologia em estágio de crescimento. O foco é apoiar companhias que já faturam mais de R$ 100 milhões e precisam de capital e suporte estratégico para se expandirem, tornando-se líderes nacionais, regionais ou até globais. Segundo ele, o ecossistema de venture capital no Brasil amadureceu muito nos últimos anos, passando por ajustes após a pandemia e pela revisão de práticas que misturavam indisciplina e excesso de otimismo. Hoje, afirmou, o ambiente volta a ser forte e a inteligência artificial está transformando completamente as perspectivas dessas empresas, permitindo avanços inimagináveis há cinco anos.

O fundo é agnóstico em relação aos setores, investindo em companhias diversas, desde financiamento agrícola e infraestrutura de IA para pequenas e médias empresas até soluções para incorporadoras imobiliárias e crédito. Em comum, todas utilizam a tecnologia para resolver problemas já conhecidos, mas de forma radicalmente mais eficiente. Para Filgueiras, a IA tem permitido que públicos antes negligenciados pelos grandes operadores tenham acesso a serviços e atendimento que antes não existiam.

Do ponto de vista do investidor, ele destacou que o fundo representa uma oportunidade única de participar da maior transformação industrial da história da humanidade: a revolução da inteligência artificial. Além de buscar retornos expressivos — na ordem de 25% a 30% ao ano em dólar —, o principal atrativo é estar inserido em um movimento de impacto regional. “Temos um papel superimportante nesse momento”, afirmou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados