Herdeiro político de Washington Reis fala sobre sua gestão na prefeitura de Duque de Caxias Foto: divulgação Prefeitura de Caxias

Herdeiro político de Washington Reis fala sobre sua gestão na prefeitura de Duque de Caxias

Eleito em 2024, o político do MDB afirma foco na saúde, educação e também na segurança pública

O município de Duque de Caxias é um dos maiores e mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Localizado na Baixada Fluminense, enfrenta diversos problemas que uma metrópole costuma ter, entre eles, na educação, segurança e principalmente na mobilidade urbana, mas também guarda suas riquezas e expressões culturais. Com isso, o MyNews conversou de forma exclusiva com o prefeito Netinho Reis, do MDB.

Netinho Reis, aliás, vem de uma família com forte tradição eleitoral em Caxias. Ele é sobrinho de Washington Reis, também ex-prefeito da cidade e nome provável para disputar o Governo do Estado em 2026. Aqui, o prefeito detalha como encontrou a cidade após ser eleito pelo MDB no primeiro turno das eleições do ano passado.

Netinho Reis: Ao assumir no dia 1º de janeiro, encontrei a Prefeitura com as contas saneadas, salários de servidores, aposentados e pensionistas em dia e recursos em caixa. Isso nos deu condições de dar continuidade às obras em andamento e iniciar novos projetos e programas da nossa gestão.

Quais os principais desafios e entregas até aqui em 10 meses?

Netinho Reis: Desde o início, buscamos atender uma reivindicação antiga: a previsibilidade no pagamento. Implantamos o calendário oficial para servidores, aposentados e pensionistas, garantindo os vencimentos até o quinto dia útil de cada mês. Temos cumprido as datas rigorosamente e, em alguns casos, antecipamos os pagamentos, como em fevereiro.
Os principais desafios da gestão estão em três áreas essenciais: saúde, educação e segurança pública.

Segurança e mobilidade urbana estão entre as principais preocupações da população. O que está sendo feito nesta área?

Netinho Reis: Em segurança começamos o esforço enviando à Câmara de Vereadores e conseguimos aprovar o projeto para armar a Guarda Civil Municipal e o plano de cargos e salários. Lançamos o concurso público da Guarda para preencher 500 vagas, estou aumentando o número de câmeras de monitoramento e, em parceria com o Governo do Estado, o maior parceiro da prefeitura de Duque de Caxias, através de acordos entre a Secretaria de Segurança Pública do Município e a Polícia Militar, através do 15º Batalhão de Duque de Caxias, implantamos dois programas importantes:

Patrulha da Madrugada, que reforça a segurança das ruas entre 3h30 e 12h.

Caxias Livre, que remove barricadas instaladas por criminosos em ruas, devolvendo a mobilidade a moradores e prestadores de serviço.

Centro da cidade de Caxias — Foto: divulgação

Mantém diálogo com o atual governador Cláudio Castro?

Netinho Reis: Sim. Temos parcerias importantes com o Governo do Estado, principalmente na área de segurança. Mas não só. Estamos recebendo investimentos em infraestrutura que estão sendo usados para limpar e canalizar rios e canais, pavimentar ruas e substituir a iluminação por LED, sendo mais eficiente e econômica, além de reformar e construir espaços de lazer, praças inclusivas. Na educação, estamos construindo novas creches e escolas — muitas em tempo integral —, além de reformar e climatizar unidades já existentes. A previsão é de que todas as unidades tenham ar-condicionado até o fim de outubro.

VEJA: Tarifas, trens e integração: os planos de Priscila Sakalem para o transporte no Rio de Janeiro

Na saúde, concluímos a reforma do Hospital Adão Pereira Nunes sem interromper o atendimento. Também seguimos com melhorias no Hospital Moacyr do Carmo e no Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito, onde realizamos mutirões de cirurgias de catarata para zerar a fila de espera. Além disso, ampliamos o atendimento a deficientes auditivos, com a doação de aparelhos.

Hospital Adão Pereira Nunes — Foto: divulgação Caxias

Emprego também é um dos problemas na cidade. Como observa o cenário atual?

Netinho Reis: Estamos criando um ambiente seguro e atrativo para investidores. Durante a Super Rio Expofood (SER), em março, conseguimos garantir R$ 4 bilhões em investimentos privados, que vão gerar cerca de 3 mil novos empregos. A empresa de e-commerce Shopee está ampliando o centro de distribuição instalado em Duque de Caxias, que deve gerar aproximadamente mais 2 mil vagas de empregos. Esse resultado é fruto de medidas como o reforço da segurança, incentivos fiscais e o trabalho do Sistema Nacional de Empregos, SINE Caxias, que já encaminhou candidatos para empresas instaladas no município. No caso da Shopee, por exemplo, 79 pessoas foram aprovadas e já estão contratadas ou em fase de contratação.

A Prefeitura lançou recentemente o Programa Tarifa Zero. Como ele funciona?

Netinho Reis: O Tarifa Zero nasceu para atender moradores de regiões sem cobertura de linhas comerciais e, ao mesmo tempo, aliviar o orçamento das famílias. Atualmente, são 20 linhas em operação, cobrindo os quatro distritos da cidade, das 5h às 22h, todos os dias da semana.

Sobre 2026 e o cenário na direita

Netinho Reis: Atualmente, minha prioridade absoluta é Duque de Caxias. Estou somente no primeiro ano de governo e ainda há muito a realizar. Meu foco é atender às demandas da população da cidade.

Para encerrar: onde você levaria o MyNews e que locais indicaria em Caxias?

Netinho Reis: Nossa cidade tem muitas riquezas culturais e naturais. Convido todos a conhecer os Parques Municipais da Taquara, em Imbariê, e da Caixa D’Água, no Jardim Gramacho, que estão sendo revitalizados. Temos também o Museu ao ar livre, a Igreja do Pilar, o Museu de São Bento e a Igreja de Santa Rita, em Xerém. Duque de Caxias é uma cidade em transformação, pronta para receber bem quem chega.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados