Petista aproveitou para alfinetar ex-presidente em Brasília.
O presidente Lula (PT) celebrou neste domingo (28) os 95 anos do MEC (Ministério da Educação). Durante uma caminhada, aproveitou para alfinetar Jair Messias Bolsonaro e disse que prefere caminhar com educadores em vez de fazer motociatas, prática comum do ex-presidente militar entre 2019 e 2022. Ao lado de Lula estava o ministro da Educação, Camilo Santana, responsável pela pasta.
“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada com educadores”, afirmou Lula, após subir ao palco e receber de Camilo Santana uma medalha comemorativa. “Essa medalha que nós recebemos aqui, na verdade, é uma medalha para todos os professores de todos os graus de ensino desta República Federativa do Brasil”, completou.
O petista também homenageou os profissionais da educação, destacando a rotina intensa de trabalho e a luta para combater o analfabetismo no país. Ele elogiou Camilo Santana e Fernando Haddad, que comandou o ministério em seus primeiros governos.
VEJA: Em semana favorável, Lula se destaca nas redes e anima Planalto
Além dos dois, participaram do evento a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Segundo o governo, cerca de 6,3 mil pessoas acompanharam a caminhada, que arrecadou 3,6 mil materiais escolares. O evento contou com três percursos: 3 km, 5 km e 10 km. Lula participou da largada, protegido por agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que circularam à paisana.