Nova pesquisa QUAEST mostra cenários para eleições de Governadores no Brasil em 2026
A nova pesquisa da QUAEST divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que a população brasileira prefere governadores independentes, livres para fazer suas escolhas políticas e implementar melhorias em seus estados. A maioria rejeita alianças diretas tanto com Lula quanto com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Diante disso, alguns nomes surgem como favoritos em seus estados, casos de Paes, no Rio de Janeiro e Sérgio Moro, no Paraná.
Os números confirmam essa tendência: Ronaldo Caiado (88%) e Ratinho Júnior (84%) lideram o ranking dos governadores mais bem avaliados do país. Caiado já se coloca como provável candidato à Presidência em 2026.
Outros nomes também aparecem no cenário eleitoral: Tarcísio de Freitas tem 43% das intenções de voto em São Paulo; ACM Neto (41%) lidera na Bahia; Sergio Moro (38%) no Paraná; Eduardo Paes (35%) no Rio de Janeiro; e Cleitinho (28%) em Minas Gerais.
VEJA: O Rio em debate: MyNews entrevista nomes da política, educação e segurança
Entre eles, o governador de São Paulo mantém forte aliança com a família Bolsonaro e surge como opção para disputar a Presidência em 2026, já que Bolsonaro, além de responder por tentativa de golpe, está inelegível até 2030. Sergio Moro, hoje distante do bolsonarismo, aparece como favorito para governar o Paraná.
No Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aliado de Bolsonaro, não pode concorrer a uma nova reeleição. Outros nomes entram na disputa, como Rodrigo Bacellar, mas ele enfrenta resistência dentro do PL, que busca candidatura própria e não conta com o apoio de Flávio Bolsonaro. Por outro lado, Eduardo Paes (PSD), atual prefeito da capital, surge como favorito para conquistar o governo do estado e soma nas intenções de votos a maioria da preferência dos cariocas.