Governo Lula acelera agenda social para turbinar popularidade Júlio de Souza / Capta Imagens Congresso

Governo Lula acelera agenda social para turbinar popularidade

Tamanho do texto:

m um ano encurtado pelas urnas, o governo corre contra o relógio para converter benefícios financeiros em votos, driblando o ‘abafa’ parlamentar e as polêmicas do Banco Master.

O Palácio do Planalto decidiu pisar no acelerador para garantir que a popularidade do presidente Lula suba antes das eleições. Com o objetivo de aliviar o bolso do trabalhador, o governo aposta em medidas de impacto imediato, como o novo teto de isenção do Imposto de Renda. A partir deste mês, quem ganha até R$ 5 mil já deve sentir o alívio no contracheque. Além disso, o aumento do salário mínimo e o programa “Gás para Todos” reforçam essa ofensiva social estratégica. Em suna, Lula acelera agenda social.

No entanto, o cenário político em Brasília não é apenas de comemorações econômicas, pois a temperatura no Congresso Nacional está fervendo. Três CPIs importantes, INSS, Crime Organizado e o escândalo do Banco Master, ameaçam o ritmo das votações. Por isso, os próximos meses serão uma verdadeira corrida contra o relógio antes do recesso eleitoral.

Um dos pontos mais sensíveis da pauta legislativa é a discussão sobre a jornada de trabalho 6×1, que mobiliza diversos setores da sociedade. O governo apoia a transição para o modelo 5×2, visando atrair o voto da classe trabalhadora. Essa mistura de pauta social e escândalos e CPIs deve dominar o debate público nas próximas semanas.

Por fim, a Justiça Eleitoral já manifestou preocupação com o uso de Inteligência Artificial para a criação de narrativas falsas. A ministra Cármen Lúcia foi enfática ao dizer que a desinformação é incompatível com a democracia e a República. Portanto, o eleitor precisará de atenção redobrada para não cair em “bolhas” de mentiras produzidas artificialmente. Estes foram os principais temas do Café do MyNews desta terça-feira, 3 de fevereiro com a jornalista Mara Luquet e o ex-deputado Maurício Rands.

Relacionados