Planalto quer 5 mil pessoas no “aniversário” do 8 de janeiro Planalto quer repetir festa da posse, em 2023, e lotar a Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro deste 2026 | Foto: Evandro Éboli/MyNews ATO PELA DEMOCRACIA

Planalto quer 5 mil pessoas no “aniversário” do 8 de janeiro

Tamanho do texto:

Ato pela Democracia terá público na frente do Palácio, e Lula deve vetar projeto que reduz pena para condenados pelo golpe

O primeiro grande ato de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva neste 2026 será neste 8 de janeiro de 2026, qu ando será lembrado os ataques e tentativa de golpe no país. Neste “Ato a favor da democracia”,  a Presidência da República prepara um evento grandioso, na expectativa de levar 5 mil pessoas para a frente do Palácio do Planalto.

Será o último 8 de janeiro antes das eleições e Lula quer relembrar o que ocorreu, mas celebrando a democracia. Na cerimônia, é aguardado que o presidente assine o veto ao projeto de lei da dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional, e que reduz as penas dos condenados pela tentativa de golpe de estado no país, que condenou pela primeira vez um ex-presidente e vários generais.

A lembrança do 8 de janeiro se dará em dois momentos: no interior do Planalto haverá um ato com autoridades, no Salão Nobre, e depois outro, na área externa, no qual Lula descerá a rampa e se encontrará com os manifestantes. São aguardados pelo menos 20 ônibus com integrantes de movimentos sociais, como MST, MTST e de partidos de esquerda. O ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, está à frente dessa mobilização.