Ronaldo teve 91% de menções positivas, ligadas a confiança, esperança e respeito à sua trajetória; mas, se de fato concorrer, o páreo será bem difícil
Se depender da mobilização das redes sociais, a ruidosa CBF já tem novo presidente, um craque dos gramados: Ronaldo Fenômeno. É o que aponta levantamento da Ativaweb, referência nacional em inteligência de dados e análise de comportamento digital. A empresa monitorou as redes sociais por 18 horas seguidas, entre os dias 16 e até a manhã deste 17 de março, logo após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade. E identificou um movimento espontâneo, massivo e direto: a internet quer Ronaldo Nazário como o novo presidente da CBF.
Foram analisadas 828 publicações de alto alcance nas redes, que geraram 255.291 comentários espontâneos defendendo Ronaldo. As frases mais comuns mostram o tom da mobilização: “Ronaldo Fenômeno, agora é sua hora”, “#RonaldoPresidente”, “Chegou sua hora, Ronaldo”, “Vai, Ronaldo!”. Em apenas seis horas, as menções positivas a Ronaldo dobraram o volume das menções ao nome de Ednaldo Rodrigues, que teve 100.004 menções no mesmo período.
O dirigente da Ativaweb, Alek Maracajá, explica que a diferença entre os dois é ainda mais evidente quando olhamos para o sentimento das mensagens.
“Enquanto Ronaldo teve 91% de menções positivas, ligadas a confiança, esperança e respeito à sua trajetória, Ednaldo teve 94% de menções negativas, relacionadas à sua gestão, falta de transparência e desgaste público. A rejeição é praticamente total, enquanto o apoio a Ronaldo é quase unânime entre os usuários que comentaram”.
Mas não será fácil e nem se sabe se Ronaldo será mesmo candidato. Como se trata de uma eleição indireta, já apareceu o favorito entre as federações, o nome de Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), que teria o apoio de 22 das 27 federações. A assembleia na CBF está marcada para o próximo dia 25.