As candidaturas a emprego sempre exigiram um currículo em papel, porém, com o passar do tempo, surgiram alternativas, o vídeo currículo é uma delas.
por da Redação em 26/06/22 12:55
Há alguns anos, todas as candidaturas a emprego exigiam um currículo em papel — aquele a que chamamos agora de currículo tradicional. Porém, com o passar do tempo, foram surgindo alternativas como o currículo online, o perfil do LinkedIn ou até o vídeo currículo. Se você precisa criar um curriculum vitae em vídeo, está no lugar certo: vamos ajudá-lo a criar o vídeo perfeito para promover sua candidatura.
Um vídeo currículo é um vídeo que transmite a experiência e qualificações profissionais de uma pessoa. Tal como em um currículo convencional, é necessário referir seu objetivo, experiência laboral, percurso educativo, habilidades, etc. No entanto, um currículo em vídeo não se deve limitar a transformar seu documento convencional em um vídeo, pois também é uma maneira de mostrar sua personalidade, criar uma ótima primeira impressão e enfatizar seu talento de uma maneira única.
Geralmente, esse tipo de currículo é criado quando o empregador o pede explicitamente no texto da vaga. Se o texto não pedir, é melhor optar por um currículo normal.
O primeiro passo para criar um bom currículo em vídeo é escrever um breve roteiro daquilo que dirá. Você não deve ler o roteiro durante o vídeo, pois isso transmitirá falta de profissionalismo. O ideal é decorá-lo e tê-lo por perto durante a gravação do vídeo para poder dar uma olhada sempre que necessário.
Outro aspecto relevante é escolher uma roupa adequada e certificar-se de que o vídeo tem um fundo neutro, para que o recrutador possa se focar completamente em você. Também deve assegurar que a imagem tem qualidade, mas não precisa recorrer a equipamento profissional, já que a maioria dos smartphones atuais oferece uma boa qualidade de imagem.
Em termos de duração, não se esqueça que seu vídeo deve ser pequeno: nunca ultrapasse os três minutos!
Durante a gravação do vídeo, deve ter em atenção alguns aspectos como, por exemplo, o sorriso. Sorrir é bastante importante, pois cria uma sensação de simpatia e cordialidade. Porém, nunca force o sorriso, pois o recrutador perceberá isso facilmente.
Também deve manter uma boa postura, tomar cuidado para não gesticular demasiado e evitar acelerar o seu discurso ou falar muito alto. Quando estamos nervosos, tendemos a falar mais rápido ou mais alto para tentar disfarçar o nervosismo. Para evitar isso, antes de começar a gravar o vídeo respire lenta e profundamente durante dois ou três minutos. Fazê-lo acalmará seu sistema nervoso e irá prepará-lo para arrasar no vídeo.
Assim que gravar o vídeo, é muito importante pedir uma opinião genuína a pessoas de confiança e/ou que tenham conhecimentos na área. O vídeo pode não ter ficado bom e, nesse caso, o melhor será gravar outro. Se decidir que a gravação tem qualidade, deverá editá-la usando um software de edição de vídeo, onde poderá fazer cortes, adicionar imagens ou animações, efeitos de som, uma música de fundo, etc. Assim que estiver pronto, exporte o vídeo e envie-o. Não se esqueça de escolher um formato de arquivo que seja suportado pela maioria dos dispositivos, como o MP4.
LEIA TAMBÉM: Seguro-desemprego: quem tem direito a esse benefício trabalhista?
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR