Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

Mundo corporativo

Sim, é possível encontrar felicidade no trabalho. Primeiro passo é autoconhecimento

Quais são meus talentos? Quais são minhas paixões? Não é ambiente colorido e festa que vai trazer deixar colaboradores felizes, diz Renata Rivetti, fundadora da Reconnect

por da Redação em 03/08/22 16:06

Como ser feliz no trabalho? É possível? A boa notícia é que sim, você pode ser muito feliz no trabalho. Mas não é tão simples porque começa com o autoconhecimento.

Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa, fundadora da Reconnect, conversou sobre o tema com a jornalista Myriam Clark no Almoço do MyNews e disse que a maioria das pessoas não tem predisposição genética para ser feliz. “A maioria de nós não tem, a gente tem mais um viés negativo”, disse ela.

Mas o estudo da felicidade mostra que sim, podemos mudar esse viés. “A gente pode mudar a nossa vida e podemos realmente colocar hábitos e atitudes melhores na nossa rotina”, diz ela. “O mais importante é desmistificar a felicidade no trabalho”, acrescenta. É normal se criar uma simplificação de que ambientes coloridos, piscina de bolinhas e festas bastam para os colaboradores serem felizes, ela diz. “Mas a gente sabe que não”.

Felicidade no trabalho tem uma forte relação com o gostar mesmo do que se faz. “A gente precisa gostar do que a gente faz e o segundo pilar está ligado também às relações”, acrescenta. Ou seja, relações mais empáticas e mais humanas de reconhecimento e valorização.

Isso é possível? Sim, é possível e, segundo Renata, o primeiro passo é o autoconhecimento. “As pessoas precisam entender o que elas gostam de fazer”, diz. O que me motiva? Quais são meus dons? Quais são meus talentos? Quais são minhas paixões? A partir dessas respostas é possível redesenhar suas atividades. “Olhar para a nossa rotina e pensar: será que dá para mudar alguma coisa que eu faço hoje para que eu realmente utilize meu potencial?”.

E se seu chefe não é empático? O melhor é tentar buscar outros espaços na mesma empresa. “Mas se não for possível, se o ambientes realmente é tóxico, a pergunta é como mudar isso”. Renata mostra então os caminhos para buscar novas oportunidades.

A íntegra da entrevista está no vídeo abaixo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR