Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

ALÉM DAS MANCHETES

‘Mercado deveria estar mais preocupado’, diz economista sobre troca do presidente do BC

Atualmente, a escolha do presidente da instituição, bem como dos diretores da autarquia, acontece por indicação do Presidente da República

por Sofia Pilagallo em 12/07/24 19:25

Economista Luís Eduardo Assis participa do Além das Manchetes desta sexta-feira (12) | Foto: Reprodução/MyNews

O mercado financeiro deveria estar mais preocupado com a troca do presidente do Banco Central (BC), que ocorrerá em 31 de dezembro deste ano, quando Roberto Campos Neto deixar o cargo. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (12) o economista Luís Eduardo Assis, ex-diretor de Política Monetária da instituição, ao Além das Manchetes, programa do Canal MyNews. Atualmente, a escolha do presidente do BC, bem como dos diretores da autarquia, acontece por indicação do Presidente da República.

Leia mais: Lula é populista e ‘faz discurso de rico contra pobre’, diz empresário ao MyNews

“Acho que o mercado deveria estar mais preocupado do que está hoje”, avaliou Assis, acrescentando não saber dizer quem assumirá o cargo a partir do próximo ano. Questionado pela jornalista Mara Luquet se o economista Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do BC, é dado como certo para assumir a vaga, titubeou: “Acredito que não.”

Leia mais: ‘Governo e Faria Lima não se entendem’, diz Mendonça de Barros, ex-BNDES, ao MyNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não indicou o nome do novo presidente do BC, e não se sabe ao certo quando deve fazê-lo. Segundo o colunista Lauro Jardim, d’O Globo, Campos Neto sugeriu que o anúncio do sucessor ao cargo aconteça em agosto, meses antes do fim de seu mandato, para facilitar a transição de poder. Mas, de acordo com apuração do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, a designação deve acontecer apenas depois das eleições municipais deste ano, apesar do apelo de aliados para que seja feita já em agosto, para “esvaziar” o poder do atual presidente da instituição.

Lula vem fazendo recorrentes críticas a Campos Neto, o que vem gerando rumores, nos bastidores da política e do mercado financeiro, de que ele estaria cotado para ser o candidato da direita em 2026. No início do mês, em entrevista à Rádio Sociedade, o presidente afirmou que o economista tem “viés político” e que uma pessoa com esse perfil não deveria dirigir a autarquia. Conforme afirmou a jornalista Mara Luquet, durante participação no Segunda Chamada de 3 de julho, é difícil saber se esses boatos são verdadeiros, mas é fato que a atitude de Lula vem dando munição a especuladores.

“O presidente não deveria atacar tanto o presidente do Banco Central porque só o que ele faz é dar munição a especulador. Especulador adora esse tipo de coisa porque é com isso que ele opera. Esses ataques não me parecem muito sensatos”, disse.

Assista à entrevista do economista Luís Eduardo Assis ao MyNews:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR