Livro mostra décadas de escolhas que empurraram o país para uma estagnação que faz economia patinar num crescimento médio de 2% ao ano de 1980 a 2020. "É um filme de terror", diz o autor Luis Eduardo Assis
por da Redação em 17/07/22 01:15
Se o Brasil acabasse agora não teria um final feliz. A PEC Kamikaze, ou PEC da Esculhambação Fiscal, como batizou o economista Luis Eduardo Assis, é o prenúncio de que dias melhores não virão. Este pacote eleitoreiro coloca uma cena de horror extremo a um filme que há quatro décadas nos deixa temerosos.
“O que o leitor desocupado tem diante de si é uma sequência de fotogramas”, diz Assis logo no prefácio do livro. “Mas quando lidos em sequência, se transformam em um pequeno filme sobre a nossa história recente”. O livro sai pela editora Almedina em parceria com o Canal MyNews.
“Durante algumas décadas parecia que o Brasil iria dar certo”, escreve Assis. De 1940 a 1980 o PIB brasileiro cresceu a uma taxa média de 7% ao ano. O Brasil já foi uma China. Mas isso ficou num passado distante. De 1980 a 2020, o crescimento médio caiu para 2% anuais. Estimativas do Ibre/FGV mostram que a renda per capita de 2013 só será alcançada novamente em 2028.
Esses e outros dados estão no livro. A obra reúne artigos publicados por ele em grande parte no jornal O Estado de São Paulo. “O poder das ideias erradas – a saga da estagnação brasileira” traz um bom apanhado das escolhas de política econômica nos últimos 15 anos.
A leitura é agradável, divertida até. Mas principalmente é uma maneira de entender porque é difícil um país dar certo e porque o Brasil deu errado.
Nesse contexto, a PEC é mais uma ideia errada com poder de atrasar o crescimento.
“Pela riqueza de dados e pela clareza da análise eles podem ser lidos de diversas maneiras”, diz José Paulo Kupfer, um dos mais reconhecidos jornalistas econômicos do País. É ele quem assina o texto de apresentação do livro.
O livro pode ser lido:
Primeiro como memória do tempo em que os fatos se desenrolam,
Depois como retratos detalhados de cada momento em que os dramas, tragédias e comédias da economia tiveram lugar,
E por fim, como método de análise da conjuntura econômica.
“Luis Eduardo domina como pucos os instrumental analítico para enfrentar a desafiadora empreitada a que se propõe”, diz Kupfer. “Com o luxuoso adicional de uma escrita clara e elegante”.
O livro já está a venda e membros do canal MyNews podem pegar seu código na comunidade para comprar com desconto e ser avisado da live com o autor.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR