Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

Conteúdo patrocinado

Pix: mais facilidade e menos custos

Instantâneo e sem custos para pessoas físicas, novo método de pagamento pode mudar nossa relação com o dinheiro

por Thales Schmidt em 31/03/21 12:09

Instantâneo e sem custos para pessoas físicas, o Pix é um método de pagamento digital que para ficar. Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix facilitou e barateou a transferência eletrônica de recursos. Outros métodos digitais de movimentar recursos, como DOC e TED, costumam ser cobrados pelos bancos.

Em entrevista ao MyNews, o superintendente de Desenvolvimento de Mercados e Canais do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Ângelo Curbani, ressalta que o Pix é gratuito para pessoas físicas e pode ser cobrado de pessoas jurídicas caso elas façam mais de 30 transações por mês.

Há, ainda, quem tenha medo de pagar ou receber pelo Pix. Curbani afirma que os cuidados de segurança na hora de usar o novo método de pagamento são os mesmos de sempre, como sempre verificar os dados de quem vai pagar ou receber, verificar se o site em questão é confiável, entre outras medidas.

“É claro que os fraudadores estão olhando as novidades e tentando de alguma forma se aproveitar disso. Mas eu digo que o risco que a gente corre no uso de um cartão, uso de uma TED, ou fazer um PIX, eles são os mesmos. Não é menos ou mais seguro”, diz o membro do Sicoob.

Curbani também destaca que a agilidade de pagar e receber com o Pix é uma grande vantagem. Se alguém disser para você que já fez o pagamento por Pix, mas o valor ainda não foi creditado em sua conta, desconfie porque o reconhecimento é instantâneo.

“Isso dá muito mais segurança para a gente fazer as transações de venda ou de algo que a gente precisa da confirmação para efetivamente entregar algum bem”.

No primeiro mês de funcionamento do Pix, entre novembro e dezembro de 2020, R$ 83,4 bilhões foram movimentados por meio do novo método de pagamento, segundo o Banco Central.

Íntegra do programa Guia do Cooperativismo Financeiro do canal MyNews.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR