É uma competição nacional para refletir sobre esse tema, com distribuição de bolsa de estudo, notebook, tablet e certificado
Vem aí a 5ª Olimpíada do Bem Público (OBP), com inscrições abertas até 30 de setembro agora. É para todo aluno do ensino médio do país. O objetivo e promessa é de mobilizar estudantes de todo o Brasil em uma reflexão essencial sobre como a cooperação pode inspirar e transformar a sociedade. A promoção é da FGV EPPG – Escola de Políticas Públicas e Governo. É uma competição nacional de redação, gratuita e que busca estimular jovens a perceber que, independentemente da carreira escolhida, sempre é possível trabalhar em prol do bem público.
Com o tema “Cooperação em prol do Bem Público: Caminho e inspiração para transformações na sociedade”, a edição de 2025 está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Assembleia Geral da ONU sob o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
Podem participar da OBP estudantes matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, incluindo alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Cada participante deve indicar um professor orientador, que acompanhará sua preparação.
A OBP foi criada para incentivar a pesquisa e o aprendizado sobre o tema. No site, os estudantes encontram o Termo de Referência, com materiais de apoio, cursos e vídeos que aprofundam a compreensão da proposta.
A olimpíada será realizada em duas etapas. Na primeira, os participantes deverão enviar uma redação entre 300 e 600 palavras. Na segunda, os classificados apresentarão o Pitch do Bem Público: uma exposição oral de até quatro minutos para defender suas ideias, seguida de perguntas e respostas, totalizando 12 minutos por participante. Essa fase é a oportunidade para expor, de forma clara e objetiva, propostas de soluções voltadas ao bem público.
Além de medalhas e certificados, os vencedores receberão um notebook (ouro) e participarão de sorteios de tablets (prata e bronze). Os medalhistas do 3º ano poderão receber vaga e bolsa de estudos para os cursos de graduação na FGV em Brasília. Os professores orientadores dos medalhistas receberão um curso exclusivo da FGV.
As inscrições poderão ser feitas até 30 de setembro de 2025 pelo site oficial da OBP.
eppg.fgv.br/olimpiada-do-bem-publico