Grupo terrorista começa liberação de presos nesta segunda-feira (13)
Nesta segunda-feira (13), o Hamas libertou cerca de 20 reféns que estavam mantidos em cativeiro pelo grupo terrorista na Faixa de Gaza há mais de dois anos, durante os confrontos e ataques de Israel. Os Estados Unidos atuam como mediadores no cessar-fogo. Dos 48 reféns sequestrados, somente esses 20 foram libertados com vida.
Israel afirma que os outros 28 reféns morreram, mas ainda investiga o paradeiro de dois deles, cuja situação permanece indefinida. O Hamas pediu mais tempo para devolver os corpos das vítimas. Parte dos reféns continua com paradeiro desconhecido. No total, o grupo terrorista sequestrou cerca de 251 pessoas durante o ataque de 7 de outubro de 2023.
Do lado israelense, foram libertados mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados à prisão perpétua por crimes contra Israel e sua população. Eles embarcaram em ônibus da Cruz Vermelha rumo a Gaza, à Cisjordânia e a outros países.
O cessar-fogo começou ao meio-dia em Gaza (6h em Brasília), poucas horas depois de Israel ratificar o acordo de paz proposto pelos Estados Unidos. Em clima de alívio, familiares e amigos de reféns israelenses se reuniram para um jantar especial na Praça dos Reféns, em Tel Aviv.
Na Faixa de Gaza, milhares de palestinos começaram a retornar ao norte do território. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, disse Ali Rihan.