Veja quem é Cilia Flores, esposa de Maduro, capturada pelos Estados Unidos Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja quem é Cilia Flores, esposa de Maduro, capturada pelos Estados Unidos

Tamanho do texto:

Conhecida como primeira dama, ela está na política da Venezuela desde os anos 90

A esposa de Nicolás Maduro foi capturada em uma ação realizada pelos Estados Unidos na manhã deste sábado (03), em locais considerados estratégicos da capital venezuelana, Caracas. Cilia Flores é conhecida como “primeira-combatente” e tem uma personalidade forte. Além disso, exerce ampla influência nas decisões do país, com poder para tirar e colocar nomes no comando do governo.

Cilia Adela Gavidia Flores de Maduro tem 66 anos e, há oito anos, atua como deputada da Assembleia Nacional da Venezuela pelo estado natal de Cojedes. O relacionamento com Maduro começou na década de 1990, mas o casal oficializou o casamento apenas em 2013. Advogada de Hugo Chávez, Cilia teve papel importante na libertação do ex-presidente em 1994, após o golpe de Estado frustrado de 1992, organizado por ele. Quase oito anos depois, Chávez enfrentou uma tentativa de golpe, e novamente a então primeira-dama teve atuação decisiva ao preservar sua imagem entre políticos e eleitores chavistas.

+ Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e afirma que ação é inaceitável

Além da atuação como advogada, Cilia Flores ocupou cargos de destaque no governo, como o de Procuradora-Geral da República, e tornou-se a primeira mulher a presidir o Legislativo venezuelano. Ela permaneceu no cargo por cinco anos e ganhou notoriedade pelo rigor na condução dos trabalhos, além de intervir para evitar conflitos internos no Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) em momentos de crise.

Cilia é formada pela Universidade Santa María, em Caracas. Ao longo da carreira, enfrentou acusações de nepotismo, especialmente após a prisão de seus sobrinhos, Efraín Antonio Campo Flores e Francisco Flores de Freitas, em novembro de 2015, por tráfico de drogas. Eles foram acusados de tentar transportar cocaína para os Estados Unidos e acabaram libertados em outubro de 2025, após uma troca de prisioneiros com o governo norte-americano.

Agora, Cilia Flores foi detida em uma ação conjunta com o marido, Nicolás Maduro, e, até o momento, as autoridades a levaram para os Estados Unidos, onde deve permanecer em Nova York.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados