Mesmo com Ancelotti, a desconfiança dos brasileiros pela conquista segue em alta
Nesta segunda-feira (13), a Quaest divulgou uma pesquisa que demonstra que, mesmo com o Brasil sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, ainda não houve grande efeito na esperança de conquista da Copa do Mundo de 2026. Segundo o levantamento, somente 28% dos brasileiros acreditam que a Seleção vencerá a próxima edição do torneio, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México.
O índice, no entanto, é ligeiramente superior ao da pesquisa realizada em abril deste ano, quando 26% acreditavam no título. Assim, os números mais recentes permanecem na margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ancelotti assumiu o comando da Seleção em junho, substituindo Dorival Júnior, demitido após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, nas Eliminatórias. A contratação do treinador italiano era um sonho antigo da CBF, ainda na gestão de Ednaldo Rodrigues; atualmente, a presidência está sob responsabilidade de Samir Xaud.
A Quaest ouviu aproximadamente 2.004 pessoas entre os dias 2 e 5 de outubro. A pergunta feita foi: “Você acha que o Brasil vai ganhar o hexa?”. As respostas possíveis eram apenas “sim” ou “não”, com a opção de não opinar.
Não: 61%
Sim: 28%
Não souberam ou não responderam: 11%
Não: 68%
Sim: 26%
Não souberam ou não responderam: 6%
O levantamento foi realizado antes da goleada do Brasil sobre a Coreia do Sul, em amistoso disputado na última sexta-feira (10). Até aqui, Ancelotti comandou a Seleção em cinco partidas: venceu três, empatou uma e perdeu apenas uma, na altitude contra a Bolívia, pelas Eliminatórias. Nesta terça-feira (14), a equipe enfrentará o Japão, em Tóquio, em novo amistoso.
Os dados apontam ainda uma redução na quantidade de brasileiros que acreditam que a Seleção não tem chance de conquistar o título: o percentual caiu de 68% para 61%. Já na faixa etária entre 16 e 34 anos, o otimismo é maior: 34% acreditam no hexa, enquanto 60% não confiam na conquista.
A Copa do Mundo de 2026 terá início no dia 11 de junho, e a final está marcada para 19 de julho. O sorteio dos grupos será realizado em 5 de dezembro de 2025. O último título mundial do Brasil aconteceu em 2002, no torneio disputado na Coreia do Sul e no Japão.