Simone Biles desiste de final individual geral nas Olimpíadas de Tóquio SAÚDE
  • du
  • 28 de julho de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Simone Biles desiste de final individual geral nas Olimpíadas de Tóquio


A ginasta americana Simone Biles anunciou que desistiu de competir na final do individual geral nas Olimpíadas de Tóquio.

Ela já havia anunciado que não disputaria a final por equipes, depois de um salto ruim. Agora, ela desistiu também no individual. A decisão foi tomada para a atleta manter a saúde mental.

Simone Biles recebe apoio da equipe americana de ginástica após desistir da final por equipes. Foto: Reprodução Redes Sociais.

Nas redes sociais, ela disse que pesa a pressão de ser apontada como a maior estrela dos Jogos Olímpicos.

“Eu realmente sinto que às vezes tenho o peso do mundo sobre meus ombros. Eu sei que eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil”, escreveu Simone.

A equipe de ginástica dos Estados Unidos confirmou a decisão pelas redes sociais e apoiou Simone Biles.

“Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, diz a nota.

Com as aposentadorias de Usain Bolt e Michael Phelps, Simone Biles é hoje a maior atleta olímpica do mundo.

Phelps, que é o maior nadador da história e maior recordista de medalhas olímpicas, virou comentarista de TV nos Etados Unidos e relatou ter sofrido problemas como depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas ao longo da carreira e precisou de ajuda profissional.

A psicanalista Vera Iaconelli comentou essa pressão sofrida pelos atletas de altíssimo rendimento.

“Tem que diferenciar muito a nossa expectativa do prazer que a gente tem de ver a pessoa ganhar a medalha e o prazer que essa pessoa tem. Ela que está se sujeitando a uma série de privações, esforços e dores crônicas para chegar nessa medalha. Às vezes, esse cálculo interno, subjetivo e afetivo não fecha”, afirmou.

Simone ainda conseguiu se classificar para as finais de todos os aparelhos. As finais começam neste domingo (1º) e ela ainda não confirmou se vai participar.


Relacionados