A Previdência Social brasileira é um investimento de alto retorno: nenhum produto financeiro no mercado entrega tantos benefícios pelo mesmo valor
A Previdência Social brasileira é um ótimo investimento. Nenhum produto financeiro no mercado entrega tantos benefícios essenciais e segurança pelo valor que você paga. Ela te protege contra os maiores riscos da vida, de doenças graves à longevidade, com um custo baixíssimo. Aqui estão cinco coisas que não te contaram sobre o INSS e vão ajudar bastante no planejamento da sua aposentadoria.
Todo trabalhador do setor privado é obrigado a contribuir para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o popular INSS. A boa notícia é que este será um dos melhores investimentos da sua vida. A contribuição terá que ser proporcional a sua renda. Não esqueça que hoje Receita Federal e INSS trabalham juntos e se você trabalha e tem gastos acima do que declara terá problemas com a Receita.
O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) não cobre só a previdência por tempo de contribuição. Ele oferece uma proteção ampla contra diversos riscos sociais. Os principais “seguros” embutidos na sua contribuição incluem:
Muitas pessoas acreditam que, se ganham um salário muito alto, contribuem muito e se aposentam por um valor bem menor, o que seria um mau negócio. Isso é uma falácia, por dois motivos:
O Brasil tem acordos internacionais de previdência social com diversos países. Isso significa que, se você trabalhou e contribuiu no Brasil e depois resolveu morar em um país com o qual o Brasil tem acordo (como Portugal, Japão, Chile, e muitos outros), o tempo de contribuição em um país pode ser usado no outro para fins de aposentadoria. É uma grande vantagem para quem planeja viver ou trabalhar no exterior.
A Previdência Social é o principal instrumento de distribuição de renda do país e atinge milhões de pessoas. Se o sistema previdenciário entrasse em colapso, o efeito cascata seria devastador. Por isso, todo o mercado e o governo acompanha com lupa as contas da previdência, o principal gasto do governo, e reformas são feitas para garantir a sustentabilidade.