Cultura

Morreu nesta quinta

Danuza Leão

Os meios de comunicação ao anunciar sua morte se apressaram a constatar que foi “a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior” o que é, rigorosamente verdadeiro. Entretanto, ao destacar esta questão, reduzem sua importância.

por em 23/06/22 14:14

Morreu Danuza Lofego Leão (1933-2022), ou simplesmente Danuza Leão! As novas gerações pouco conhecimento terão dela que foi, por diversas razões, um ícone de seu tempo. Os meios de comunicação ao anunciar sua morte se apressaram a constatar que foi “a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior” o que é, rigorosamente verdadeiro. Entretanto, ao destacar esta questão, reduzem sua importância. Além de modelo, escreveu diversos livros e foi colunista de jornais importantes como JORNAL DO BRASIL, O GLOBO e FOLHA DE S. PAULO (onde atuou como cronista entre 2001 e 2013).

Sou de uma geração que só pode observar a figura de Danuza já na sua maturidade, mais recentemente. Imaginávamos: por que aquela mulher fez tanto furor em meados do século XX? E fez!

Foi casada com Samuel Wainer, jornalista idealizador e proprietário do revolucionário ÚLTIMA HORA. Com ele teve três filhos: Samuel Wainer Jr., Pinky Wainer e Bruno Wainer. Trocou Wainer pelo seu funcionário no ÚLTIMA HORA, Antônio Maria, importante cronista, compositor e escritor. Finalmente, foi casada com o jornalista da TV Globo, Renato Machado. Também, era constantemente lembrada por sua, não menos famosa, irmã, Nara Leão que participou ativamente do cenário artístico e político do Brasil dos anos ditatoriais.

Meu Doutorado, defendido em 1994, dentre outros elementos, acompanhava a trajetória, durante parte da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), de dois jornais com perfis antagônicos: O ESTADO DE S. PAULO e ÚLTIMA HORA. Busquei analisar, através de seus editoriais, a evolução, entre 1964 e 1979 – no caso de ÚLTIMA HORA, prolonguei a análise até 1980 para chegar até a morte de Samuel Wainer, escrevendo para a FOLHA DE S. PAULO – do pensamento dos dois periódicos em relação ao regime ditatorial que vivenciávamos.

Além dos editoriais citados, outra fonte de pesquisa do trabalho foi a realização de entrevistas com pessoas ou jornalistas relacionados com os periódicos citados. Pinky Wainer, artista plástica, filha de Danuza e Samuel, gentilmente me cedeu uma entrevista em sua casa. Eu, que, ao longo do trabalho me “apaixonara pela paixão” de Wainer pela imprensa e pelo seu jornal, descrito em sua autobiografia como Minha razão de viver 3 , através dessa entrevista, me senti mais próxima de Wainer que só conheci pelas crônicas assinadas na FOLHA, como SW, entre 1977 e 1980. Convidei-a para minha defesa e, posteriormente, fui levar, em sua residência, uma cópia do trabalho.

Com a notícia da morte de Danuza soube que ela estava com 88 (oitenta e oito) anos. Foi outro choque. Em nossa cabeça, os ícones não envelhecem e se mantém sempre jovens. O anúncio de seu falecimento me fez refletir sobre seu significado simbólico. Apesar de ter expressão intelectual notória, como destacado acima, Danuza Leão será sempre lembrada como a musa do Brasil, dos anos de 1950 e 1960.

Que Brasil era esse? Um país otimista em relação ao futuro que parecia nos conduzir ao desenvolvimento sócio, político e econômico aliado ao artístico-cultural. Se formos apenas acompanhar alguns dos avanços, é o Brasil dos “50 anos em 5” de JK e da proposta das “Reformas de Base” de Jango 4 . No campo artístico-cultural, só para ficarmos na memória musical, é o momento do florescimento da Bossa Nova, destacando-se João Gilberto e da MPB, com o lançamento de figuras notáveis, até hoje, no cenário cultural: Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, situando alguns exemplos.

Danuza Leão era um pouco o símbolo deste Brasil que com ela se foi. Não é pouco! Viva Danuza Leão!

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR