colunista Natália Fernandes
Especialista em mídia digital e diretora de operações da MightyHive Brasil

O futuro dos esportes no mundo digital

As transmissões do futuro devem ser algo bem diferente das câmeras planas e tradicionais dos estádios esportivos que temos hoje
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Talvez você nunca tenha notado, mas analise como você assiste pela televisão hoje uma partida esportiva: pelo recorte de uma câmera que determina onde e como você deve olhar.

E se você quiser olhar para outro lugar? Interagir? Rever um movimento por um ângulo único? Não é possível na grande maioria dos casos. Quando falamos dos esportes tradicionais a experiência ainda é passiva e pré-determinada.

O segmento esportivo tradicional há muito busca maneiras de tornar a experiência do espectador mais envolvente para o público em casa. Com isso, diversas empresas se voltaram ainda mais para tecnologias que transformam estas experiências. Já pensou ver de perto um lance imperdível em uma perspectiva única? 

Os estádios virtuais do futuro

Experiências de visualização imersivas e interativas, seja para esportes eletrônicos ou esportes tradicionais, são realidade nos estádios virtuais, que deixam de lado o olhar fixo de uma câmera tradicional.

Por meio deles, torcedores podem assistir, rever e examinar os movimentos dos atletas de qualquer ângulo em 3D, usando tecnologias avançadas, como por exemplo, as desenvolvidas pela MediaMonks, uma das maiores empresas de produção criativa do mundo.

Essas tendências apresentam uma nova oportunidade para os esportes à medida que trazem inovação e atendem às novas necessidades e hábitos digitais dos torcedores.

Os famosos patrocínios esportivos

Voltamos à sua lembrança assistindo uma partida esportiva: as marcas exibidas ali fazem sentido para você? Nem sempre. Hoje os patrocinadores utilizam uma mensagem padrão para qualquer espectador da partida, o que pode ser um baita desperdício de dinheiro. 

Já o ambiente virtual abre oportunidades de patrocínio exclusivas para marcas, seja uma segmentação de anúncios mais mensurável e personalizada ou estádios de marca, que trazem resultados positivos para toda a cadeia esportiva.

O futuro dos esportes tradicionais no mundo digital

Com a pandemia nos acostumamos a desfrutar de experiências de maneiras altamente mediadas: por meio da tela. Embora o computador ou a tela da TV tenham sido uma tábua de salvação para os consumidores, eles não entregaram com precisão a amplitude de experiências criativas que os consumidores exigem hoje.

O que veremos no futuro é que os parceiros de produção digital se tornarão mais parecidos com as emissoras, e as emissoras tradicionais buscarão requalificar suas equipes para oferecer experiências de digital de alto calibre, criando uma nova oferta híbrida e de cada vez mais valor para suas audiências.

Para que as marcas construam valor com seus públicos, os ambientes virtualizados e as plataformas que aumentam o nível da experiência de visualização oferecem uma oportunidade para ressignificar esta vertical.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Como a internet que conhecemos hoje está sendo repensada nesta disputa
Fragmentação da audiência com as plataformas de streaming redireciona investimentos dos anunciantes
Inteligência Artificial
Com milhares de fãs e contratos milionários, representações virtuais de seres humanos já fazem parte do seu dia a dia
Tecnologia sonora
Tecnologia revisita recursos sonoros que, na verdade, nunca saíram de cena
Tecnologia
Veja os benefícios que o casamento entre redes sociais e o mundo financeiro traz para você
E-commerce deve superar as transações presenciais no varejo da China neste ano

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.