Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.
Na pauta, o PL 4.635/2024, que prorroga até dezembro de 2030 os benefícios tributários relativos às taxas de fiscalização de instalação e de funcionamento incidentes sobre estações de telecomunicações, são incentivos para tecnologia conhecida como “internet das coisas”.
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP) conduz sessão.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Em nota, o presidente do Senado Federal fala em omissão do petista
Nesta terça-feira (2), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), adiou a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF). A audiência estava marcada para o dia 10, mas foi cancelada porque o Palácio do Planalto ainda não concluiu o rito necessário para a realização.
Davi Alcolumbre afirmou que o Governo Federal o surpreendeu com o que considerou uma “interferência no cronograma”. Para que o indicado ao STF participe da sabatina, o Planalto precisa enviar uma mensagem presidencial com o nome do advogado-geral da União. Sem apoio suficiente para confirmar Jorge Messias no Supremo, o governo decidiu adiar o envio da documentação.
“Comunico às senadoras e aos senadores que esta Presidência, em conjunto com a Presidência da CCJ, havia estipulado os dias 3 e 10 de dezembro para a leitura do parecer, concessão de vistas coletivas, realização da sabatina e apreciação, em Plenário, da indicação feita pelo Presidente da República ao Supremo Tribunal Federal”, diz um trecho da nota.
“Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo. Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação, diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determinam o cancelamento do calendário apresentado”, disse o presidente do Senado, que não anunciou uma nova data.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!