Barricada Zero: Governo do estado do Rio e Prefeituras vão fiscalizar barreiras do tráfico Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Barricada Zero: Governo do estado do Rio e Prefeituras vão fiscalizar barreiras do tráfico

Tamanho do texto:

Ao todo, 11 prefeitos estiveram com o Governador Castro, no lançamento do plano para todo o Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (17), o governador Cláudio Castro (PL) se reuniu com prefeitos de diversas regiões do Rio de Janeiro para discutir o projeto Barricada Zero, que busca retirar obstáculos que impedem a circulação de moradores, serviços e ações estatais em áreas dominadas por criminosos.

A proposta ganhou força após a operação nos Complexos da Penha e do Alemão, que terminou com 121 mortos. Na maioria das ações realizadas no estado, agentes precisam atravessar barricadas erguidas pelo tráfico, dificultando o avanço das equipes e, principalmente, de veículos e blindados. Em Belford Roxo, por exemplo, o prefeito Márcio Canella adotou a remoção dessas estruturas como uma das prioridades de gestão.

Ele participou da reunião, que também contou com Eduardo Paes (Rio), Capitão Nelson (São Gonçalo), Marcelo Delaroli (Itaboraí, PL), Dudu Reina (Nova Iguaçu), Marotto Miranda (Mesquita), Glauco Kaiser (Queimados), Léo Vieira (São João de Meriti) e Fernanda Ontiveros (Japeri). Representantes de Nilópolis, Duque de Caxias e Maricá também estiveram presentes. O encontro ocorreu no Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio.

 + Chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais

O governo estadual, aliás, pretende montar um plano integrado com apoio de órgãos como GSI, PM, Polícia Civil, ISP, Seap e secretarias municipais. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública, baseado em denúncias, imagens de drones e registros policiais, foram identificados 13.604 pontos de barricadas no estado.

Tipos de barricadas encontradas recentemente:

Valas abertas por criminosos (que serão aterradas imediatamente)

Entulhos e restos de construção

Barracas improvisadas e estruturas de engenharia

Concreto com ferros chumbados e carros abandonados

Cidades incluídas na primeira fase da operação Barricada Zero:

Rio de Janeiro
Belford Roxo
Japeri
Nova Iguaçu
São Gonçalo
Itaboraí
Duque de Caxias
Queimados
São João de Meriti
Nilópolis
Mesquita
Maricá

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados