Foto: reprodução, divulgação
Polêmica envolvendo empresa gera mais de 31 milhões de menções nas redes em 48 horas, aponta estudo da Ativaweb
A marca Havaianas provocou um novo embate nas redes sociais. A polêmica começou após a veiculação de sua propaganda mais recente, na qual a atriz Fernanda Torres faz uma alusão a não começar o ano de 2026 com o pé direito, mas com os dois pés. Para setores da direita, especialmente no campo da política, a mensagem soou como um ataque direto, o que gerou manifestações contrárias ao comercial.
Um dos nomes que se posicionaram contra a campanha foi o deputado Eduardo Bolsonaro. Na avaliação do filho do ex-presidente, a peça publicitária faz uma crítica e busca desvalorizar a direita e suas lideranças. Diante da repercussão, um levantamento da Ativaweb aponta que a polêmica envolvendo a Havaianas gerou 31.456.989 menções nas redes sociais em somente 48 horas, considerando publicações no Facebook, Instagram, TikTok, X (Twitter) e YouTube.
+ Michelle ganha força nas redes enquanto Flávio não empolga bolsonaristas
O episódio também transformou o debate em um embate entre direita e esquerda. Enquanto setores da direita reagiram de forma mais dura à propaganda e afirmaram que deixarão de comprar produtos da marca, apoiadores da esquerda ironizaram a situação com piadas e memes. Entre eles, o humorista e apresentador Fábio Porchat sugeriu, em tom de brincadeira, um comercial estrelado por Fernanda Torres ao lado do empresário e apoiador da direita Luciano Hang, dono da Havan.
Durante o período analisado, o perfil da Havaianas registrou crescimento superior a 300 mil novos seguidores. A taxa de engajamento atingiu 9,6%, índice considerado alto para marcas de grande porte. Apesar do avanço nos números, a Ativaweb ressalta que esse tipo de engajamento está ligado à hiperexposição gerada por conflito, e não necessariamente a uma percepção positiva da marca.
41,9% das menções foram positivas
43,6% críticas
14,5% neutras
Com base nesses dados, Alek Maracajá comentou sobre a nova polarização entre direita e esquerda a partir de um comercial de uma marca de chinelos e sandálias: “A polarização está viva no Brasil e atravessa tudo: política, cultura e até consumo. O caso Havaianas é um exemplo claro de como qualquer símbolo pode ser rapidamente transformado em campo de disputa ideológica nas redes.”, afirma Alek.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!