Campanha da Havaianas com Fernanda Torres vira alvo de críticas e acirra a polarização nas redes Foto: reprodução, divulgação

Campanha da Havaianas com Fernanda Torres vira alvo de críticas e acirra a polarização nas redes

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Polêmica envolvendo empresa gera mais de 31 milhões de menções nas redes em 48 horas, aponta estudo da Ativaweb

A marca Havaianas provocou um novo embate nas redes sociais. A polêmica começou após a veiculação de sua propaganda mais recente, na qual a atriz Fernanda Torres faz uma alusão a não começar o ano de 2026 com o pé direito, mas com os dois pés. Para setores da direita, especialmente no campo da política, a mensagem soou como um ataque direto, o que gerou manifestações contrárias ao comercial.

Um dos nomes que se posicionaram contra a campanha foi o deputado Eduardo Bolsonaro. Na avaliação do filho do ex-presidente, a peça publicitária faz uma crítica e busca desvalorizar a direita e suas lideranças. Diante da repercussão, um levantamento da Ativaweb aponta que a polêmica envolvendo a Havaianas gerou 31.456.989 menções nas redes sociais em somente 48 horas, considerando publicações no Facebook, Instagram, TikTok, X (Twitter) e YouTube.

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O episódio também transformou o debate em um embate entre direita e esquerda. Enquanto setores da direita reagiram de forma mais dura à propaganda e afirmaram que deixarão de comprar produtos da marca, apoiadores da esquerda ironizaram a situação com piadas e memes. Entre eles, o humorista e apresentador Fábio Porchat sugeriu, em tom de brincadeira, um comercial estrelado por Fernanda Torres ao lado do empresário e apoiador da direita Luciano Hang, dono da Havan.

Crescimento nas redes e engajamento elevado

Durante o período analisado, o perfil da Havaianas registrou crescimento superior a 300 mil novos seguidores. A taxa de engajamento atingiu 9,6%, índice considerado alto para marcas de grande porte. Apesar do avanço nos números, a Ativaweb ressalta que esse tipo de engajamento está ligado à hiperexposição gerada por conflito, e não necessariamente a uma percepção positiva da marca.

A análise de sentimento revelou um cenário equilibrado:

41,9% das menções foram positivas

43,6% críticas

14,5% neutras

Com base nesses dados, Alek Maracajá comentou sobre a nova polarização entre direita e esquerda a partir de um comercial de uma marca de chinelos e sandálias: “A polarização está viva no Brasil e atravessa tudo: política, cultura e até consumo. O caso Havaianas é um exemplo claro de como qualquer símbolo pode ser rapidamente transformado em campo de disputa ideológica nas redes.”, afirma Alek.

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