Campanha de PT a favor de Janja não decola; entenda por que Primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante a abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil #ESTOUCOMJANJA

Campanha de PT a favor de Janja não decola; entenda por que

Objetivo era defender a imagem da primeira-dama após críticas a seu comportamento, mas levantamento identificou baixa adesão dos internautas

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, na quinta-feira (22), a campanha #EstouComJanja para defender a imagem da primeira-dama, Janja da Silva, após críticas sobre seu comportamento durante jantar oficial com o presidente chinês, Xi Jinping. No entanto, segundo levantamento do pesquisador e publicitário Alek Maracajá, diretor executivo do Ativaweb Group, a mobilização “fracassou nas redes”.

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De acordo com a pesquisa, “a performance digital da campanha foi extremamente baixa”. Com menos de 43 mil menções nos últimos três dias, a hashtag sequer atingiu os Trending Topics do X (antigo Twitter), ou seja não foi ranqueada como assunto de relevância pelo algoritmo da plataforma.

“Mais do que falta de volume, houve erro estratégico. A campanha ignorou fatores fundamentais para viralização: envolvimento emocional, linguagem acessível, validação por influenciadores nativos e timing. Em vez de adotar um discurso empático e contar uma história que conectasse com seu público, a narrativa partiu do aparato institucional tentando se impor por autoridade, exatamente o oposto do que o ambiente digital exige”, explicou Maracajá.

Dados do levantamento

Segundo a pesquisa, a hashtag, até o momento do levantamento, foi mencionada 42.760 vezes, número muito inferior às 100 mil menções que campanhas políticas reativas costumam alcançar nas primeiras 24h. Ou seja, não repercutiu “entre públicos fora da bolha militante”.

Desde o início da campanha, Maracajá também identificou queda de 0,63% no número de seguidores de Janja, indicativo de que “houve perda de adesão, possivelmente por percepção de exposição negativa ou desconforto com a pauta”.

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O perfil oficial do PT no Instagram, por outro lado, embora tenha ganhado seguidores, registrou queda de 17,76% em seu engajamento médio. Para o levantamento, a queda é u alerta, pois demonstra “desgaste da audiência e saturação de conteúdo político institucional”.

“A hashtag #EstouComJanja se tornou um símbolo de uma estratégia mal calibrada, que não levou em conta o que realmente move o público online: causas reais, linguagem nativa e conexão emocional. No final, tentou-se criar uma onda sem maré. E o resultado foi o silêncio”, concluiu Maracajá.

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Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (23):

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